Estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso e o tema do mesmo é “A Utilização da Plataforma Java Para o Desenvolvimento de Jogos 2D”. Para a aplicação de conceitos do trabalho, estou implementando um jogo baseado no Super Mario World do Super Nintendo, sendo que a “engine” do jogo é baseada nas classes implementadas no livro “Developing Games In Java - 2003” do David Breckeen.
Em anexo, estou postando a versão atual do jogo. Faltam muitas coisas para melhorar - interface gráfica, animações, sons, melhorar os mapas, quando pegar o cogumelo vermelho fazer com que o Mário “cresça” -, mas espero que esteja tudo pronto até no próximo final de semana. Dêem uma olhada e digam o que acharam. Compilei o projeto para o Java 5 para que mais pessoas possam executá-lo.
A música ainda está muito rudimentar e a animação do Mário tbm (ele não “anda” ainda).
Controles:
Barra de espaço - pular
Tecla CTRL - se segurada, faz o Mário andar mais rápido
Setas - deslocamento
Abraços!
Editado: Pessoal, tirei o download direto aqui do guj para que vcs possam fazer o download da última versão lá no sourceforge. Segue o link: http://www.sourceforge.net/projects/jmario
Quanto as imagens, provavelmente não irei mudar, pois quero deixar o mais parecido possível com o Super Mario World. Talvez um antialias, mas ainda não estou convencido que dê tempo.
QUanto aos fontes, eu entrei com um pedido para criação de projeto no sourceforge, se for aprovado, irei postar os fontes lá. Assim que der certo eu comunico aqui no GUJ.
Como falei ainda tem bastante coisa para acertar, mas até no final da semana espero ter terminado tudo.
Então, quando o projeto estiver pronto, eu vou postar um link onde irei hospedar meu trabalho para que todos possam fazer download para lê-lo e ter tbm uma fundamentação teórica sobre jogos, etc. Os fontes estão bem comentados, mas ainda precisam de refatoração. Como falei, o projeto já foi aprovado no sourceforge, logo irei publicar os fontes lá de última versão.
David, se me permitir para enriquecer ainda mais o tópico, eis aqui para alguns que querem começar desenvolvimento de jogos em Java uma ótima lib que permite com facilidades manipular, rodar e executar sprites 2D em diversos layers.
[quote=Grinvon]David, se me permitir para enriquecer ainda mais o tópico, eis aqui para alguns que querem começar desenvolvimento de jogos em Java uma ótima lib que permite com facilidades manipular, rodar e executar sprites 2D em diversos layers.
Senti falta de matar as tartarugas e elas quando morrem deixam o casco caido, que serve para matar outros bichos pulando em cima dos mesmo ou pegando eles.
Mas muito bom cara, parabens!!
Sabe o Vinicius Godoy? O ViniGodoy aqui do GUJ.
Ele manda muito bem em jogos também!
Conversa com ele, segue o blog do Vinicius :