JMario - Mário em Java - Versão Nova no SourceForge

153 respostas
davidbuzatto

Olá pessoal!

Estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso e o tema do mesmo é “A Utilização da Plataforma Java Para o Desenvolvimento de Jogos 2D”. Para a aplicação de conceitos do trabalho, estou implementando um jogo baseado no Super Mario World do Super Nintendo, sendo que a “engine” do jogo é baseada nas classes implementadas no livro “Developing Games In Java - 2003” do David Breckeen.
Em anexo, estou postando a versão atual do jogo. Faltam muitas coisas para melhorar - interface gráfica, animações, sons, melhorar os mapas, quando pegar o cogumelo vermelho fazer com que o Mário “cresça” -, mas espero que esteja tudo pronto até no próximo final de semana. Dêem uma olhada e digam o que acharam. Compilei o projeto para o Java 5 para que mais pessoas possam executá-lo.
A música ainda está muito rudimentar e a animação do Mário tbm (ele não “anda” ainda).

Controles:
Barra de espaço - pular
Tecla CTRL - se segurada, faz o Mário andar mais rápido
Setas - deslocamento

Abraços!

Editado: Pessoal, tirei o download direto aqui do guj para que vcs possam fazer o download da última versão lá no sourceforge. Segue o link: http://www.sourceforge.net/projects/jmario

153 Respostas

porfirio

Está muito bom.

A velocidade é constante e os movimentos estão iguais aos do super mario

As imagens é que ainda estão um pouo mal…

Seria possivel por aqui a source so para dar uma olhadela?

M

Opa, David!!Legal cara!!

davidbuzatto

Olá pessoal!

Obrigado! Que bom que gostaram!

Quanto as imagens, provavelmente não irei mudar, pois quero deixar o mais parecido possível com o Super Mario World. Talvez um antialias, mas ainda não estou convencido que dê tempo.
QUanto aos fontes, eu entrei com um pedido para criação de projeto no sourceforge, se for aprovado, irei postar os fontes lá. Assim que der certo eu comunico aqui no GUJ.

Como falei ainda tem bastante coisa para acertar, mas até no final da semana espero ter terminado tudo.

Abraço!

Kenobi

Cara, bacana … rolei o joguinho aqui no Mac e tudo tranquilo :slight_smile: parabéns :smiley:

ckitano

tambem baixei…ficou mto show mesmo…parabens…
:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

RenataFA

Show!!! Parabéns! :lol:

davidbuzatto

Fala pessoal!

Fico feliz em ver que o projeto está legal!

O projeto foi aprovado no SourceForge!

Amanha irei colocar os fontes!

A versão final vai ficar bem legal!

Quando tiver pronta eu posto de novo!

Abraço a todos e obrigado por testarem!

Até mais!

alineea

Moço, seu jogo está lindo :slight_smile: Parabéns!
Mais um motivo pra se gostar de Java : olha que legal que deu pra você fazer! :slight_smile:
Abraço :smiley:

licinha01

Muito show :thumbup:

Ironlynx

Rapaz, muuito bacana o seu joguinho! :wink:
Depois seria interessante vc colocar o que vc usou, como implementou,etc para estimular quem quer fazer um tb.

davidbuzatto

Olá pessoal!

Estou começando a ficar encabulado hehehehehe.

Então, quando o projeto estiver pronto, eu vou postar um link onde irei hospedar meu trabalho para que todos possam fazer download para lê-lo e ter tbm uma fundamentação teórica sobre jogos, etc. Os fontes estão bem comentados, mas ainda precisam de refatoração. Como falei, o projeto já foi aprovado no sourceforge, logo irei publicar os fontes lá de última versão.

Abração a todos!

fabiel

Parabens brother, ficou muito bom !!!

Grinvon

David, se me permitir para enriquecer ainda mais o tópico, eis aqui para alguns que querem começar desenvolvimento de jogos em Java uma ótima lib que permite com facilidades manipular, rodar e executar sprites 2D em diversos layers.

GTGE

porfirio

Grinvon:
David, se me permitir para enriquecer ainda mais o tópico, eis aqui para alguns que querem começar desenvolvimento de jogos em Java uma ótima lib que permite com facilidades manipular, rodar e executar sprites 2D em diversos layers.

GTGE

GTGE é muito bom, pena que o seu desenvolvimento esteja um pouco parado…

Ontem li no forum, pareçe que á rumores que PauPau vai abrir o codigo, talvez isso impulsione o desenvolvimento!

A

Cara está muito bom!
Absurdo de bom!!!

Senti falta de matar as tartarugas e elas quando morrem deixam o casco caido, que serve para matar outros bichos pulando em cima dos mesmo ou pegando eles.

Mas muito bom cara, parabens!!

Sabe o Vinicius Godoy? O ViniGodoy aqui do GUJ.
Ele manda muito bem em jogos também!
Conversa com ele, segue o blog do Vinicius :

rodolfogs8

baixei e tentei rodar aqui mas nao consegui o que sera que acontece?? sera a resolucao do monitor? a minha e 1280X1024 sera isso???

RenatoSouza

bacana, gostei
Serve de incentivo para quem esta aprendendo java

SadNess

haha
caraca
ficou MUITO show
divertido pra kct
parabéns ae

renomoto

Muito bom!
Parabens!

[]'s

davidbuzatto

Legal o GTGE, eu tinha dado uma olhada antes de começar a implementar meu projeto, mas como no livro que eu segui já tinha um “framework” implementado, eu achei melhor usar o mesmo para aprender como as coisas funcionam. Para uma versão após a apresentação do trabalho talvez seja interessante.

Sobre o Vinícius, eu sempre estou conversando com ele no messenger, ele está me dando uma mão muito grande. Ele implementou o mesmo framework do livro, mas com várias otimizações e melhorias. Eu ia usar tbm, mas de novo achei melhor fazer tudo do zero.

Quanto a tartaruga hehehe, eu acho que não vou fazer isso por enquanto, pois preciso da funcionalidade básica do jogo. Preciso me concentrar no mais trivial primeiro, para depois, se der tempo melhorar.

Hoje posto uma nova versão aqui no post.

Até mais!

F

Cara…primeiro parabens.
E depois obrigado pro relembrar esse tempo :smiley:

]['s

danieldestro

Parabéns, David!
Seu jogo está muito bom.

pcstwo

Parabéns!

O programa está legal pacas!

Quais tecnologias você utilizou?

Quando puder, coloque o fonte para servir de consulta para o pessoal do fórum.

forte [].

ViniGodoy

Ei! Eu conheço esse cara!! hehehehehe…
Obrigado pelo elogio.

O jogo está realmente muito bom.
O David está literalmente “fazendo a lição de casa”. :slight_smile:

David, parabéns. O scrolling funciona perfeitamente, suavemente e a paralaxe encaixou certinho!
Me senti jogando o Mario original.

davidbuzatto

Fala pessoal!

Estou muito contente com o resultado!

O Vinícius tem me incentivado bastante! Valeu Vinícius!

Muito obrigado pelos elogios pessoal!

Recursos da nova versão:

Com a tecla P, pode-se pausar;

Agora o Mário anda, pula, e abaixa;

Tem splash screen tbm;

Sons funcionando (graças ao Vinícius!!! VALEU!!!), e

Transições entre as telas;

A próxima versão irei colocar umas musiquinhas decentes.

Olhem só a página no sourceforge

Abraço pessoal!

Grinvon

porfirio:
Grinvon:

GTGE

GTGE é muito bom, pena que o seu desenvolvimento esteja um pouco parado…

Ontem li no forum, pareçe que á rumores que PauPau vai abrir o codigo, talvez isso impulsione o desenvolvimento!

A muito tempo que o pessoal está reivindicando isso, ele é um ótimo programador, porém está um pouco receioso em abrir. Abrindo o código, acho que dará uma turbinada no GTGE que é para mim a melhor tool de Java para se trabalhar com jogos 2D em desktop.

Grinvon

davidbuzatto:
Legal o GTGE, eu tinha dado uma olhada antes de começar a implementar meu projeto, mas como no livro que eu segui já tinha um “framework” implementado, eu achei melhor usar o mesmo para aprender como as coisas funcionam. Para uma versão após a apresentação do trabalho talvez seja interessante.

Sobre o Vinícius, eu sempre estou conversando com ele no messenger, ele está me dando uma mão muito grande. Ele implementou o mesmo framework do livro, mas com várias otimizações e melhorias. Eu ia usar tbm, mas de novo achei melhor fazer tudo do zero.

Quanto a tartaruga hehehe, eu acho que não vou fazer isso por enquanto, pois preciso da funcionalidade básica do jogo. Preciso me concentrar no mais trivial primeiro, para depois, se der tempo melhorar.

Hoje posto uma nova versão aqui no post.

Até mais!

Nesse caso de fato é melhor continuar no framework do livro como você citou.

Assim que eu chegar em casa depois do trampo irei testar o seu Mario, começei a fazer uma versão a MUITO tempo atrás (2005) usando uma versão antiga do GTGE, depois eu posto a foto quando eu tiver acesso ao photobucket, no mais é isso, espero sucesso maior ainda em seu projeto, quem sabe portar uma versão multiplayer.

Leozin

hey como você faz um jogo sem a minha autorização?

vou querer comissão quando o jogo começar a dar lucro! hahaha

btw ficou muito legal, parabéns! :slight_smile:

eu tentei uma vez começar a desenvolver jogos com java, mas é uma loucura… pelamor de deus é muito foda rsrs

Ps.: joguei pouco porque to no trampo rsrs

davidbuzatto

Valeu Leozin!

A última versão 0.6 já está no sourceforge!

Abraço pessoal!

porfirio

Hmm temos um problema aqui…

Todas a resuluções que o jogo procura não da na minha resulução que é widescreen… 1440x900

alem disso devias ter uma opção windowed…

Uma boa ideia seria um pequeno dialogo no inicio, que permiteria selecionar a resolução e windowed ou fullscreen

Muito bom o codigo

davidbuzatto

Olá porfírio!

Então, quanto a ser windowed, eu não vou implementar pois quero usar o modo exclusivo de tela cheia que me permite ter uma maior velocidade no desenho das imagens.

Realmente o problema com resolução é algo que tenho que pensar mais, mas por enquanto preciso resolver o mais importante para eu apresentar o trabalho semana que vem.

Abraço!

Valeu!

Luca

Olá

Só para informar:

Minha resolução é 1400 x 1050 (wide screen) e tudo funcionou direitinho.

Parabéns pelo jogo.

[]s
Luca

davidbuzatto

Valeu Luca!

Então, o problema da resolução acho que é relativo a placa de vídeo (como o Java “conversa” com ela no FSEM), mas não tenho certeza, é só um palpite… Qual placa vc tem porfírio?

Até mais!

Kenobi

Aqui rolou direitinho widescreen - 1680 x 1050 … :slight_smile:

porfirio

davidbuzatto:
Valeu Luca!

Então, o problema da resolução acho que é relativo a placa de vídeo (como o Java “conversa” com ela no FSEM), mas não tenho certeza, é só um palpite… Qual placa vc tem porfírio?

Até mais!

O meu monitor queixa-se que devo mudar de resolução, só isso, de resto o jogo roda bem

A minha placa tambem é antigita

Talvez devas adicionar a lista de resoluções, umas wide screen

J

OI EU GOSTARI DE SABER QUANTO TEMPO VC LEVOU PARA DESENVOLVER ESSE JOGUINHO ?

davidbuzatto

Olá!

Gastei cerca de 2 semanas, mas trabalhando muito em cima (média de 5 horas por dia). Fiquei alguns dias implementando o framework e depois ajeitando o jogo. Originalmente era para ter sido um Sonic, mas semana passada decidi que ia ser o Mário.

Aproveitando, a nova versão está no ar lá no sourceforge!

Abraço!

albertongai

Muito Bacana o joguinho, deve ter dado um trabalho do cão! To aguardando a versão final ein! 8)

S

Rodei no Linux, mas, estranhamente, não ficou em tela cheia. E, talvez por causa disso, deu umas travadinhas.

O curioso é que, numa dessas travadas, eu atravessei um monstro e não morri :stuck_out_tongue:

Ironlynx

Eu tenho um pequeno problema no jogo:
quando eu “morro”, a tela fica sendo redesenhada(de uma forma não muito rápida), de fora para o centro da tela.
Já que vc apresenta o projeto final semana que vem, vou lhe dar umas dicas de documentação:
-Respeite as margens(aqueles famosos padrões ABNT…)
-Atente para a numeração estar de acordo com o índice.(Eu errei isso no meu…tsc,tsc…)
-Verifique a necessidade de um glossário no final do documento.
-Referências bibliográficas, não esquecendo daquele estilo(tem teacher q é chato pacas com isso) [autorano]se vc usa citações como:“Citação…”[BOOCH2004]
-Se o diagrama de classes ficar grande, use uma folha A3 adaptada.
-Alguns professores pedem dicionário de objetos(lembra do dicionário de dados?pois é…)
e boa apresentação!!!

davidbuzatto

Olá pessoal!

Quanto as travadas, isso provavelmente é o computador que é “lento” hehehe
Estou rodando em uma máquina boa, por isso não tenho problemas. É extremamente necessário ter uma placa de vídeo dedicada, principalmente para o efeito de “abrir tela” que o ironlynx falou.

Ironlynx, obrigado pelas dicas. Quanto a ABNT, eu estou usando o latex com o pacote abntex, sendo assim não preciso me preocupar com formatação nem quase com nada. A única coisa q está me dando dor de cabeça é o latex não deixar eu colocar as figuras onde eu quero :frowning:

Quanto ao diagrama de classes, eu vou fazer só as partes principais (que eu implementei ou modifiquei) do jogo e não do framework inteiro. Os fontes vão estar disponíveis no source forge, só vou listar poucas coisas no tcc.

Hoje terminei o release planning até a versão 1.0. Para a versão 0.8 estão previstos vários bugfixes que encontrei e que algumas pessoas me reportaram. Valeu pelo apoio!

Abraço pessoal!

davidbuzatto

Olá pessoal!

A versão 0.8.1 está online. Era para ser versão 0.8, mas mandei o projeto com um mapa de forma errada e quando tentei corrigir, ele não sobrescreve o arquivo novo no servidor… Ai tive que mudar o nome do arquivo.

Alguém conhece algum editor de midi decente? Estou precisando arrumar duas faixas do jogo… Arrumando essas faixas e fazendo a carga dos recursos sob demanda lançarei a versão 0.9.

Abraços!

porfirio

davidbuzatto:
Olá pessoal!

A versão 0.8.1 está online. Era para ser versão 0.8, mas mandei o projeto com um mapa de forma errada e quando tentei corrigir, ele não sobrescreve o arquivo novo no servidor… Ai tive que mudar o nome do arquivo.

Alguém conhece algum editor de midi decente? Estou precisando arrumar duas faixas do jogo… Arrumando essas faixas e fazendo a carga dos recursos sob demanda lançarei a versão 0.9.

Abraços!

Existe um bug ja a algumas verções, não sei se é so comigo ou se mais alguem notou isso…

Quando vou a andar e salto algumas vezes o buneco para e a parece cair, se tiver numa plataforma o boneco vai para a plataforma de baixo

Ja morri muita vez a conta disso…

luistiagos

Ae manda ai o codigo…

alineea

Oi david, vc tah online?
Eu queria saber quando vc termina seu trabalho, relatorio, estou muito interressado em ler o que vc documentou sobre seu jogo : )

alineea

Perdão, escrevi “interessado”… estou interssadA… hahaha

davidbuzatto

porfirio:
davidbuzatto:
Olá pessoal!

Abraços!

Existe um bug ja a algumas verções, não sei se é so comigo ou se mais alguem notou isso…

Quando vou a andar e salto algumas vezes o buneco para e a parece cair, se tiver numa plataforma o boneco vai para a plataforma de baixo

Fala porfírio.

Como já falei, vc precisa de uma máquina potente para rodar sem que esse bug ocorra. A sua máquina/placa de vídeo deve ser um pouco lenta, sendo assim a taxa de atualização da tela (no jogo é claro) não deve estar alcançando a velocidade necessária para que os cálculos dos posicionamentos sejam feitos de forma correta. Ele usa como base o tempo de uma iteração pelos cálculos do jogo. Se esse tempo estiver sendo alto, a taxa de atualização fica menor (o “for” é mais lento).

davidbuzatto

Olha no sourceforge (http://www.sourceforge.net/projects/jmario) lá tem um pacote com o binário (.jar) e um com os fontes. A versão atual é a 0.8.1.

Abraço!

davidbuzatto

alineea:
Oi david, vc tah online?
Eu queria saber quando vc termina seu trabalho, relatorio, estou muito interressado em ler o que vc documentou sobre seu jogo : )

Olá Aline!

Então, quanto ao trabalho, assim que eu entregar a primeira versão pronta semana que vem, eu irei criar um site para o projeto la no sourceforge (um site simples) que vai conter os links para os arquivos do projeto e tbm para o arquivo pdf do meu trabalho. Irei disponibilizar os fontes em Latex tbm.

Valeu pelo interesse! Se quiser entrar em contato pelo msn estou à disposição.

Abraço!

Bruno_Nascimento

Cara muito legal o Jogooo =D excelente trabalhooo =D

porfirio

davidbuzatto:
porfirio:
davidbuzatto:
Olá pessoal!

Abraços!

Fala porfírio.

Como já falei, vc precisa de uma máquina potente para rodar sem que esse bug ocorra. A sua máquina/placa de vídeo deve ser um pouco lenta, sendo assim a taxa de atualização da tela (no jogo é claro) não deve estar alcançando a velocidade necessária para que os cálculos dos posicionamentos sejam feitos de forma correta. Ele usa como base o tempo de uma iteração pelos cálculos do jogo. Se esse tempo estiver sendo alto, a taxa de atualização fica menor (o “for” é mais lento).

Desculpa mas…

Existe muito boa gente com pc tão ou menos potente que o meu…
Eu rodo Jogos bastante potentes como o quake3 etc sem problemas.

Talvez fosse possivel adaptar a eguine para evitar esse problema.

Imagina se a pessoa que for ver o seu trabalho não tem um pc potente, é lixado!

davidbuzatto

Bruno Nascimento:
Cara muito legal o Jogooo =D excelente trabalhooo =D

Obrigado!

davidbuzatto

porfirio:

Desculpa mas…

Existe muito boa gente com pc tão ou menos potente que o meu…
Eu rodo Jogos bastante potentes como o quake3 etc sem problemas.

Talvez fosse possivel adaptar a eguine para evitar esse problema.

Imagina se a pessoa que for ver o seu trabalho não tem um pc potente, é lixado!

Olá!

Realmente, eu concordo com vc que isso é um problema grave, mas não terei tempo para alterar essa situação pelo menos por enquanto, pois a entrega do trabalho (parte escrita) está marcada para quarta-feira que vem. O jogo será apresentado na sua versão 1.0, mas logo que passar a “tormenta” da apresentação do TCC eu irei me dedicar a deixar o jogo mais “portável”.

Abraço!

davidbuzatto

Bem, estou passando a configuração das máquinas que uso para desenvolver o jogo.

Na faculdade:
Processaor: Semprom 3200+
RAM: 1GB
Vídeo: GeForce 6150SE
SO: WinXP SP2

Em casa
Processador: Athlon 64 3700+
Ram: 1GB
Vídeo: GeForce FX 5500
SO: WinXP SP2

Em ambas as máquinas a execução é perfeita, sendo que a da minha casa o jogo roda ainda melhor.

Abraços!

davidbuzatto

O que? Eu trabalho com Java meu amigo. Já ajudei muita gente aqui como tbm já me ajudaram muito. Sinceramente não entendi sua crítica… E pelo amor, que forma de escrever que é essa?

RenataFA

Nao liga não David!

É só vc fazer uma busca rápida nos tópicos respondidos por esse JGame e vai ver que tipo de kra ele é…

Enfim, eu achei o máximo seu programa, seu TCC e deixo meus parabéns pra vc denovo! :lol:

Veronicaaa

David parabéns, seu joguinho ficou 10!!!

davidbuzatto

RenataFA:
Nao liga não David!

É só vc fazer uma busca rápida nos tópicos respondidos por esse JGame e vai ver que tipo de kra ele é…

Enfim, eu achei o máximo seu programa, seu TCC e deixo meus parabéns pra vc denovo! :lol:

Hehehe eu vi mesmo Renata :smiley:
Fazer o que né hehehe

Valeu pelo apoio!

Abração!

davidbuzatto

Brigadão Verônica!

Ironlynx

Não sei do que tão reclamando do joguinho.O único problema que eu tenho é na hora de renderizar a tela inicial, ou quando eu morro, que a tela é renderizada novamente para a posição inicial.Fora isso, dá para jogar tranquilo.E eu estou numa “super-máquina”: Dell Dimension 4100, Pentium 3 1GHz com 512MB de RAM e uma (terrível) Riva 32MBTNT…, uma máquina de 7 anos de idade!Daqui a pouco o pessoal vai reclamar: “No meu CP-500 não roda…”
Muita placa onboard hoje é beeem melhor do q a minha… :wink:

davidbuzatto

Hehehehe em todas as máquinas que testei tbm foi normal. Realmente o efeito de abrir a tela fica lento p/ que num tem uma placa de vídeo razoável.

Valeu Ironlynx!

Abraço!

J

DAVID TALVEZ TENHA SIDO INTERPRETADA COM ASPEREZA POR VC, MAS A INTENCAO NAO FOI DESMOTIVA-LO.

VC ESTA DE PARABÉNS SIM , PELO SEU FEITO, POIS POUCOS TEM MOTIVACAO PARA CONSEBER UM CÓDIGO DESTE NÍVEL

AGORA O QUE HAVIA SUGERIDO À VC ; É QUE PARA EVOLUIR EXISTEM MUTIOS SOFTWARES DA SILICON GRAPHICS AONDE VC PODE TURBINAR ESTE JOGO;

AGORA VOU TE DAR UM EXEMPLO UMA AMIGA MINHA FEZ O TCC DELA VOLTADO AO MESMO TEMPO PARA A AREA DE ATUACAO (ESTÁGIO / FACULDADE) ONDE ELA TEVE UM TOTAL RETORNO MUITO BEM COMPENSADO QUE ATE HOJE VEM SENDO CRIADO MELHORIAS SOB O MESMO

COMO OPINIAO PARTICULAR -NAO FOI COM INTUITO DE DESMOTIVA-LO, MAS SIM TENTAR SALINTAR
PARA PESSOAS QUE ESTAO SE FORMANDO - PROCURAR UNIR O ÚTIL AO AGRADÁVEL (ESTAGIO ÚLTIMO ANISTA/TRABALHO DE FORMATURA) SOMENTE ISSO.

TORNO À REPETIR - GOSTEI MUITO DE SEU JOGO E VC ESTA DE PARABÉNS POIS POUCOS CONSEGUEM REALIZAR O FEITO
-PRINCIPALMENTE EU

LOGICAMNETE VC PODE VER O RETONO DA SUA CRIACAO PELO NÍVEL DE ACESSOS E QUALIFICAO DOS QUE O ANALISAM - E SEI QUE DEVE ESTAR MUITO GRATIFICADO COM ISSO E POSSA ASSIM DAR CONTINUIDADE A NOVAS VERSOES.

PECO QUE ACEITE O PEDIDO DE RETRATACAO CASO TENHA SENTIDO-SE MAGOADO

gAmEs

S

Ironlynx:
Não sei do que tão reclamando do joguinho.O único problema que eu tenho é na hora de renderizar a tela inicial, ou quando eu morro, que a tela é renderizada novamente para a posição inicial.Fora isso, dá para jogar tranquilo.E eu estou numa “super-máquina”: Dell Dimension 4100, Pentium 3 1GHz com 512MB de RAM e uma (terrível) Riva 32MBTNT…, uma máquina de 7 anos de idade!Daqui a pouco o pessoal vai reclamar: “No meu CP-500 não roda…”
Muita placa onboard hoje é beeem melhor do q a minha… :wink:

No meu Pentium IV 2,26 GHz, 512 de RAM, vídeo Intel onboard (não é grande coisa, mas roda Blender, por exemplo) não ficou legal. Vai ver que é porque não ficou em tela cheia.

Mas não estou reclamando, foi só meu feedback.

davidbuzatto

JGame:

PECO QUE ACEITE O PEDIDO DE RETRATACAO CASO TENHA SENTIDO-SE MAGOADO

Pedido aceito.

Abraço!

Eduardo_Bregaida

Show de Bola :smiley:

porfirio

JGame, vc sabia que escrever num forum um texto só com letra grande, é considerado GRITAR!
Acho que ninguem aqui é surdo…

Me desculpa pelo offtopic, e tambem, vc tem razão o meu pc ja ta a presizar de upgrade

P4 2.6 GHz
512 RAM
Radeon 9200 SE 64MB

davidbuzatto

Obrigado :smiley:

J

porfirio:
JGame, vc sabia que escrever num forum um texto só com letra grande, é considerado GRITAR!
Acho que ninguem aqui é surdo…

Me desculpa pelo offtopic, e tambem, vc tem razão o meu pc ja ta a presizar de upgrade

P4 2.6 GHz
512 RAM
Radeon 9200 SE 64MB

OLHA AQUI … EU NAO ESTOU FAZENDO BARULHO FÍSICO - ENCARE ISSO

COMO FACILIDADE DE LEITURA E AUXÍLIO A PESSOAS COM

DEFICIÊNCIAS VISUAIS - VOCÊ PARECE TER LAPSOS DE UM CARA QUE

ABSTRAI SOMENTE PONTOS NEGATIVOS - MAL INTENCIONADO POIS

TEVE UMA ÓTICA NEGATIVA.

APROVEITANDO O “GAP” VOU MANDAR PARA VC VER ESSE THREAD

NAO SUPORTO GENTE ASSIM SOU JUSTICEIRO

[url]http://www.guj.com.br/posts/list/70413.java

clodoaldoaleixo

JGame:

TEVE UMA ÓTICA NEGATIVA.

[http://www.guj.com.br/posts/list/70413.java]

Mas perai, se a pessoa tiver deficiência visual, não vai ser uma letra grande ou pequena que vai fazer diferença.

Justiceiro???Meu, vai se tratar.

clodoaldoaleixo

JGame:

TEVE UMA ÓTICA NEGATIVA.

[http://www.guj.com.br/posts/list/70413.java]

Justiceiro???Meu, vai se tratar.

porfirio

Vc fala isso como se a doença dele tivesse cura, espero que algum moderador dê uma “limpeza” nesta thread, o pobre do criador do jogo não tem que aturar isto

agx

Maaaassa!! :stuck_out_tongue:
Vou acompanhar a evolução do game.

davidbuzatto

Vc fala isso como se a doença dele tivesse cura, espero que algum moderador dê uma “limpeza” nesta thread, o pobre do criador do jogo não tem que aturar isto

Concordo… se alguém pudesse dar uma limpada eu agradeceria…

Abraços!

davidbuzatto

agx:
Maaaassa!! :stuck_out_tongue:
Vou acompanhar a evolução do game.

Obrigado!

davidbuzatto

Fala galera!

Dêem uma olhada :smiley:

http://www.unifeob.edu.br/novo/noticias/interna-inc.php?id=1068

Abraços!

nadilsons

Meus parabéns!!!

O jogo está ótimo. Vou olhar os fontes.
Mais uma vez, parabéns!

Sami_Koivu

davidbuzatto:
Fala galera!

Abraços!

Parabéns, David, muito legal o jogo.

[size=9]O artigo tem um pequeno typo no segundo link (www.sourceforg.net/projects/jmario). Está faltando “e” no final do nome do domínio e deste jeito aparentemente leva pra um site de conteúdo adulto (estou chutando, porque o proxy aqui tá bloqueando esse site).[/size]

alineea

Nada melhor do que ter o trabalho reconhecido né!!! :smiley:
Mais uma vez parabéns :wink:

davidbuzatto

nadilsons:
Meus parabéns!!!

O jogo está ótimo. Vou olhar os fontes.
Mais uma vez, parabéns!

Obrigado!

davidbuzatto

Sami Koivu:
davidbuzatto:
Fala galera!

Abraços!

Parabéns, David, muito legal o jogo.

[size=9]O artigo tem um pequeno typo no segundo link (www.sourceforg.net/projects/jmario). Está faltando “e” no final do nome do domínio e deste jeito aparentemente leva pra um site de conteúdo adulto (estou chutando, porque o proxy aqui tá bloqueando esse site).[/size]

Obrigado!
Realmente está faltando um “e” no endereço. Vou pedir para consertarem hj!

Valeu!

davidbuzatto

alineea:
Nada melhor do que ter o trabalho reconhecido né!!! :smiley:
Mais uma vez parabéns ;)

Obrigado! :smiley:

marcosbrandao

E ai david,

Eu baixei o teu jogo quando este topico foi aberto, mas so agora tive tempo de ver.
Ficou muito legal.
Já faz um bom tempo que quero começar a desenvolver um jogo 2D, tipo a primeira versão de Prince of Persia para PC.
Mas tenho ficado tao ocupado no trabalho, que a ultima coisa que quero fazer em casa, e ir para frente do computador.
Agora vendo o seu jogo fiquei empolgado pra começar, so espero que essa empolgação não acabe como aconteceu a um tempo atras quando o vini postou sobre um jogo que ele tinha feito, que me animou e depois de um tempo perdi a vontede de fazer por falta de tempo.

Mas é isso aí, parabéns pelo seu jogo.

ViniGodoy

Oi Marcos,

Que bom que se animou novamente!
Se precisar de dicas, entre em contato!

lgi2020

Amigão,

Ainda não pude testar…
Mas pela idéia e pelos comentários da galera já gostei muito!

Parabéns.

Abraços a todos.

davidbuzatto

marcosbrandao:
E ai david,

Eu baixei o teu jogo quando este topico foi aberto, mas so agora tive tempo de ver.
Ficou muito legal.
Já faz um bom tempo que quero começar a desenvolver um jogo 2D, tipo a primeira versão de Prince of Persia para PC.
Mas tenho ficado tao ocupado no trabalho, que a ultima coisa que quero fazer em casa, e ir para frente do computador.
Agora vendo o seu jogo fiquei empolgado pra começar, so espero que essa empolgação não acabe como aconteceu a um tempo atras quando o vini postou sobre um jogo que ele tinha feito, que me animou e depois de um tempo perdi a vontede de fazer por falta de tempo.

Mas é isso aí, parabéns pelo seu jogo.

Que bom que o trabalho está servindo como motivação para vc! O Vinícius me deu várias dicas quando precisei. Usa o código que está pronto e começa a adaptar para o q vc precisa… Essa semana espero dar tempo para eu refatorar o código do projeto… A classe GameManager está totalmente estruturada :frowning:

Abraços!

davidbuzatto

lgi2020:
Amigão,

Ainda não pude testar…
Mas pela idéia e pelos comentários da galera já gostei muito!

Parabéns.

Abraços a todos.

Muito obrigado :smiley:

Abraço!

G

parabéns, bela cópia dos codigos do livro !

ViniGodoy

Ele poderia ter usado uma Engine no lugar. O livro mostra muitas classes de suporte, mas elas não revelam a estruturação do JMario em si.

No lugar dessas classes, ele poderia ter usado um framework completo, como o JMonkeyEngine. Mas creio que ele preferiu utiliza-las para ver um pouco como funciona a coisa por baixo dos panos.

davidbuzatto

gblanco:
parabéns, bela cópia dos codigos do livro !

Mesmo achando que eu não lhe devo explicações, vou falar o que eu fiz ok “Sr. newbie” fódão?

Sim, eu usei o livro “Developing Games In Java” e ele está devidamente citado na minha pesquisa e no primeiro post do tópico. O jogo foi sim baseado no “framework” implementado pelo David Breckeen no seu livro, mas como o Vinícius disse, para a implementação do meu jogo foi necessário um grande esforço para fazer com o que eu queria funcionasse. Muita coisa foi alterada e criada. O jogo do Breckeen era extremamente simples, o jogador era apenas uma animação que nem vida tinha. Tive que implementar formas que fizessem que o Mario andasse, se abaixasse, pulasse, trocando suas animações, mudar os inimigos, criar algumas hierarquias que não existiam, alterar o nome dos pacotes, implementar a interface de pontuação, etc, preparar TODAS as imagens, procurar as músicas, trocar as músicas dependendo das fases, animação de transição… Enfim muuuuuuuuuuuitas coisas que não foram implementadas no livro.

Agora vc vem falando que eu copiei? Copiei sim a implementação base do framework, sendo que muitas coisas foram alteradas, umas por necessidade outras por não funcionarem. Tanto é que o Vinícius me ajudou com alguns problemas. Busquei e criei todos os recursos (imagens, sons, fundos).

Eu tive o trabalho de implementar a cópia do framework para que eu pudesse saber como que as coisas funcionam. Como o Vinícius falou, eu poderia muito bem ter usado algo pronto, mas preferi “copiar” para entender como funciona. Se vc acha que isso é errado, então pq vc usa o Java ou qualquer outra API? Vc está usando algo pronto concorda? Só de eu ter tido o trabalho de copiar CADA classe, traduzir a documentação entre outras coisas eu não acho que vc pode vir falar esse tipo de coisa para mim.

Não sei o que se passa pela sua cabeça, talvez inveja, ou mesmo seja um babaca que só entra no GUJ para encher o saco. Enfim, fique ai com seus “pensamentozinhos” e estagnado no tempo, criticando os outros, enquanto as outras pessoas passam por vc, progredindo e alimentando ainda mais sua mágoa ou recalque de não conseguer fazer algo que presta.

rafaelglauber

PARABENS David!!! Mais legal que o próprio jogo em si e o conhecimento que você adquiriu, é o fato de está compartilhando ele conosco e ainda sendo um fator motivador para outras pessoas!!!

:slight_smile:

davidbuzatto

Muito obrigado rafaelglauber!

Abraço!

G

hehehe, calma companheiro … achei muito legal o q tu fez, não precisa ficar brabo desse jeito … Inveja ? inveja não meu amigo …
pelo visto tu só sabe receber elogios … recebeu um crítica e saiu da casinha … eu mesmo joguei as 3 fases e achei muito divertido …
parabéns e sucesso na tua empreitada …

W

Muito legal o jogo!
Ate me deu vontande de comecar a “brincar” um pouco com essas coisas, mas falta tempo!!! :frowning:
Anyway, parabens pelo jogo.

//Daniel

davidbuzatto

gblanco:
hehehe, calma companheiro … achei muito legal o q tu fez, não precisa ficar brabo desse jeito … Inveja ? inveja não meu amigo …
pelo visto tu só sabe receber elogios … recebeu um crítica e saiu da casinha … eu mesmo joguei as 3 fases e achei muito divertido …
parabéns e sucesso na tua empreitada …

O problema não é receber críticas. Se a crítica for constrututiva ela é válida, mas debochar eu acho palhaçada, pois dediquei muitas horas para o meu trabalho ficar legal.

Se vc gostou, que bom, obrigado!
Se quer criticar, sem problemas, mas faça críticas úteis beleza?

Até mais!

davidbuzatto

windsofhell:

Muito legal o jogo!
Ate me deu vontande de comecar a “brincar” um pouco com essas coisas, mas falta tempo!!! :frowning:
Anyway, parabens pelo jogo.

//Daniel

Hehehehehe obrigado!

Essa semana vou ver se dá tempo de eu refatorar o código da classe GameManager, pois ele está CAOTICAMENTE ESTRUTURADO! Hehehehe.

Até mais!

andreiribas

david ficou muito bom o jogo, claro que você ainda vai melhorar ele bastante.
Ainda não vi o código dele, quando tiver mais tempo com certeza vou estudar.
Acho muito legal essa área de jogos… também ja brinquei um pouco com jogos em java… fiz dois projetinhos… comcódigo fonte porco incluso hehe
mas nada muito avançado… nem tinha scrolling, só pra conhecer mesmo, quando estava comçando a aprender java. vou passar os links :

JPONG:
http://www.unidev.com.br/centroprojeto.asp?id=512

JSpaceInvaders
http://www.unidev.com.br/centroprojeto.asp?id=500

enfim… parabéns

bombbr

Não vamos exagerar…

Porém fez um ótimo trabalho…

davidbuzatto

Não vamos exagerar…

Porém fez um ótimo trabalho…

Hehehe, vc não entendeu o que o rafael disse.

"Mais legal que o próprio jogo em si É o conhecimento que você adquiriu, "

Até mais!

davidbuzatto

andreiribas:
david ficou muito bom o jogo, claro que você ainda vai melhorar ele bastante.
Ainda não vi o código dele, quando tiver mais tempo com certeza vou estudar.
Acho muito legal essa área de jogos… também ja brinquei um pouco com jogos em java… fiz dois projetinhos… comcódigo fonte porco incluso hehe
mas nada muito avançado… nem tinha scrolling, só pra conhecer mesmo, quando estava comçando a aprender java. vou passar os links :

JPONG:
http://www.unidev.com.br/centroprojeto.asp?id=512

JSpaceInvaders
http://www.unidev.com.br/centroprojeto.asp?id=500

enfim… parabéns

Olá. Com certeza precisa melhorar hehehe, mas isso vai ficar para depois, pois o objetivo principal que era desenvolver o jogo deu certo :smiley:
Que bom que gostou! Vou dar uma olhada nos seus na hora q eu tiver um tempinho. Abraço!

Até mais!

ViniGodoy

Pior que na pressa deixei uns trechos assim no Batalha Estelar também. :-o

davidbuzatto

ViniGodoy:
davidbuzatto:

Essa semana vou ver se dá tempo de eu refatorar o código da classe GameManager, pois ele está CAOTICAMENTE ESTRUTURADO! Hehehehe.

Pior que na pressa deixei uns trechos assim no Batalha Estelar também. :-o

Hehehe acontece né Vini hehehehehehe. Normal :D:D:D

Abraço!

eduardo.cg.ms

Show!
D+!
Ficou muito bom!
Sou um viciado por Super Mario hehehe!
Mas tah muito legal!

Abraços!

Continue assim!

rafaelglauber

O que eu quero é parabenizar não somente pelo jogo, mas também pelo fato de motivar as outras pessoas a estudar disponibilizando e expondo o material produzido, espero ter sido claro dessa vez e “sem exagêros”.

Eduardo_Bregaida

eu estava jogando, agora to mudando os mapas, show de bola, mas ainda nao descobri p/ colocar força da massa e os poderes do mário, vou ampliar seus mapas, tá mto show de bola, mas na primeira tela, pular na bala p/ dar a volta por cima é meio trash, pq no pc é foda trava se vc apertar 2 teclas juntas, tbm to mudando as tartarugas rssss

Parabens pelo game, ta me dando horas de diversao :smiley:

S

Eduardo Bregaida:

eu estava jogando, agora to mudando os mapas, show de bola, mas ainda nao descobri p/ colocar força da massa e os poderes do mário, vou ampliar seus mapas, tá mto show de bola, mas na primeira tela, pular na bala p/ dar a volta por cima é meio trash, pq no pc é foda trava se vc apertar 2 teclas juntas, tbm to mudando as tartarugas rssss

Segura ctrl + esquerda quando começar a fase.

Eduardo_Bregaida

Schuenemann:
Eduardo Bregaida:

Segura ctrl + esquerda quando começar a fase.

Legal eu tava pulando por cima pelas balas, rsss :smiley:

boaglio

Se eu testo esse jogo no Windows (Vista 64bits) funciona sem problemas, mas no Linux (64 bits) não, tem vários efeitos ruins:

:arrow: o começo da fase demora para abrir (uns 4 segundos)
:arrow: o som em MIDI não existe
:arrow: a resposta aos comandos de pulo e movimentação tem um delay considerável

Eduardo_Bregaida

uma coisa q notei é o atraso no som :smiley:

Sami_Koivu

boaglio:

Se eu testo esse jogo no Windows (Vista 64bits) funciona sem problemas, mas no Linux (64 bits) não, tem vários efeitos ruins:

Java :arrow: WORAsize=9[/size] :slight_smile:
[size=7]Write Once, Run Anywhere (Change Platform, Optimize, Run Again)[/size]

davidbuzatto

eduardo.cg.ms:
Show!
D+!
Ficou muito bom!
Sou um viciado por Super Mario hehehe!
Mas tah muito legal!

Abraços!

Continue assim!

Obrigado!

davidbuzatto

Olá pessoal!

Não tinha visto que o post tinha voltado a ativa, eu ia agradecer a cada um, mas eu ia encher de post :smiley:

Muito obrigado a todos que tem testado o jogo e vendo seu funcionamento. Existem sim MUITOS bugs, os quais pretendo consertar assim que possível. Quero implementar mais coisas, como objetos no cenário (plantas, etc), mas não estou tendo tempo, esse fim de ano está uma correria. Realmente o atraso do som está ocorrendo em algumas máquinas, ainda não sei o porque.

Esse problema do som ocorre na minha máquina de casa, que é bem mais rápida que a que usei para desenvolver o jogo, e nesta não dá nenhum pau. Tentem chegar perto de um obstáculo e pular quando estiverem grudados no mesmo, dá pau tbm, o mário dá um pulo muito rápido e volta para o chão… Acho que isso tem haver com o tamanho da imagem, mas ainda não tenho certeza.

Enfim, muito obrigado pelo apoio!

Abraços!

Eduardo_Bregaida

davidbuzatto:
Olá pessoal!

Não tinha visto que o post tinha voltado a ativa, eu ia agradecer a cada um, mas eu ia encher de post :smiley:

Muito obrigado a todos que tem testado o jogo e vendo seu funcionamento. Existem sim MUITOS bugs, os quais pretendo consertar assim que possível. Quero implementar mais coisas, como objetos no cenário (plantas, etc), mas não estou tendo tempo, esse fim de ano está uma correria. Realmente o atraso do som está ocorrendo em algumas máquinas, ainda não sei o porque.

Esse problema do som ocorre na minha máquina de casa, que é bem mais rápida que a que usei para desenvolver o jogo, e nesta não dá nenhum pau. Tentem chegar perto de um obstáculo e pular quando estiverem grudados no mesmo, dá pau tbm, o mário dá um pulo muito rápido e volta para o chão… Acho que isso tem haver com o tamanho da imagem, mas ainda não tenho certeza.

Enfim, muito obrigado pelo apoio!

Abraços!

Opa to mexendo no som e nos mapas, qdo achar uma boa solução posto aqui para vc atualizar =) :smiley:

ViniGodoy

Eu reduzi muito os lags de som no Vikanoid usando o ExecutorService e carregando os arquivos de com na memória.

foxpv

SENSACIONAL!!!
q isso cara… adorei… meus parabéns… e tomara q vc continue sempre melhorando…
mário detona!!

davidbuzatto

A primeira coisa que quero fazer é alterar isso Vinícius :smiley: Vc já até me recomendou, mas eu preferi usar o ThreadPool do Breackeen para ver o funcionamento hehehehe. Assim que eu desafogar vou mecher nisso.

Valeu!!!

davidbuzatto

foxpv:
SENSACIONAL!!!
q isso cara… adorei… meus parabéns… e tomara q vc continue sempre melhorando…
mário detona!!

Obrigado!

Até mais!

E

Nossa cara, ficou muito bom!

Adoro desenvolvimento de jogos e seu código-fonte será muito útil para mim =P

Já pensou em fazer uma versão para celular, com J2ME?

Aí você podia aproveitar pelo menos a base do framework, utilizar um personagem original, enviar para uma publisher (tipo MeanTime) e tirar uma grana! =D

Agora se você fizer uma versão em J2ME favor divulgar o código-fonte, pois seria um grande incentivo para todos que almejam desenvolver para celulares (como eu, por exemplo) :smiley:

Parabéns! []'s

GeL

David!

Fera em cara, muito bom mesmo, e você ainda diz que vai melhorar, parabéns!

Está a anos luz de mim, mas é muito bom ver essas coisas pra ter uma idéia de onde o Java pode chegar!

Apesar de eu não ter interesse em desenvolver jogos, mas adoro testá-los! rsrsrs

Abraço!

davidbuzatto

Obrigado GeL!

Agora com o mestrado vamos ver se vai dar tempo para melhorar…
Veja o fonte e altere para vc aprender o funcionamento.

Até mais!

P

Nossa!!!

bacana demais…

parabéns cara!!

davidbuzatto

Valeu!

R

pessoal,
indicam algum material para quem está iniciando nessa área de games?

ViniGodoy

Sim.

Dê uma lida aqui:
http://www.cokeandcode.com/tutorials

Aqui:
http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/

E aqui também:
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/guide/2d/spec/j2d-bookTOC.html

Visita esses fóruns:
http://www.programadoresdejogos.com
http://www.unidev.com.br

Também dá uma olhada no meu site, se você curtir C++.

A

raf4ever:
pessoal,

Dê uma olhada nesse tutorial:

http://www.myjavaserver.com/~alphazine/tutorials/index.html

Um abraço,

Marco.

Obs: GTGE agora é Open Source.

jingle

alphazine:
raf4ever:
pessoal,

Dê uma olhada nesse tutorial:

http://www.myjavaserver.com/~alphazine/tutorials/index.html

Um abraço,

Marco.

Obs: GTGE agora é Open Source.

Nossa não sabia que tinha virado Open Source, usei ela só pra me divertir um pouco e gostei bastante… vou ver se volto a mexer agora que é Open…

A

O código foi aberto recentemente (licença LGPL). O desenvolvedor original não estava tendo tempo pra manter a engine sozinho.

O projeto está hospedado no Google Code: http://code.google.com/p/gtge/

Um abraço,

Marco.

porfirio

Eu sou o desenvolvedor encarregado de fazer o plugin para o Netbeans!! :smiley:

É muito bom ver o GTGE Opensource :slight_smile:

A

Olá David,

Você pode me passar uma cópia do seu TCC?

Como foi a apresentação?

Um abraço,

Marco.

W

mt legal só tinha que deixar os movimentos mais smooth, logo de primeira eu pulei pra esquerda e buguei o mapa hauhua…
mas de boa gostei, tambem gostaria de ver o tcc mesmo que incompleto, pois tenho dificuldades na parte não tecnica , tou no 7° periodo de 9°periodos pretendo fazer algo nessa area pro tcc porque já brinquei varias vezes já tenho certo conhecimento, tava tentando fazer com jmonkeyengine 3d, mas sem condições de fazer sozinho tenho medo de não dar conta.

Vinicius_Sartori

Muito show 8)

Soh nao gostei que eu to morrendo na primeira tela :lol:

Metallica

Nossa senscaional!

Eu sou um grande fã do Mario, assim como de Java, e principalmente de open-source hehe. Sempre tive curiosidade de ver o fonte de um jogo.
Para um jogo relativamente simples (2D) é muito mais complexo do que se espera hein, nossa! Isso porque você é um cara muito organizado, divide tudo em pastas, usa indentação e comentários…

Você fez o jogo sozinho? Demorou quanto tempo? Porque é o seu TCC né?

Cara, meus parabéns!

marciocamurati

Muito bom, parabens pelo projeto!

eduveks

Muito bom! Parabéns!

Mas… e nova versão?! Acabou o projeto?!

davidbuzatto

Metallica:
Nossa senscaional!

Eu sou um grande fã do Mario, assim como de Java, e principalmente de open-source hehe. Sempre tive curiosidade de ver o fonte de um jogo.
Para um jogo relativamente simples (2D) é muito mais complexo do que se espera hein, nossa! Isso porque você é um cara muito organizado, divide tudo em pastas, usa indentação e comentários…

Você fez o jogo sozinho? Demorou quanto tempo? Porque é o seu TCC né?

Cara, meus parabéns!

Olá!
Obrigado!

Esses detalhes q vc perguntou estão respondidos nos posts anteriores :smiley:

Até mais!

davidbuzatto

Obrigado!

davidbuzatto

eduveks:
Muito bom! Parabéns!

Mas… e nova versão?! Acabou o projeto?!

Obrigado!

Então, eu tinha planos para continuar o desenvolvimento, mas acabei parando, mas o projeto não está morto não, eu quero sim continuar ele, mas não agora. Estou muuuito ocupado com o meu mestrado… Semana que vem terminam minhas disciplinas do primeiro semestre… Ainda estou muito atribulado com tudo isso. Como eu tenho que ficar com conceitos altos (para não perder minha bolsa) eu tenho me dedicado exclusivamente as disciplinas… Agora em julho começo a trabalhar mais com temas da minha pesquisa propriamente dita (que ainda não sei ao certo o que vai ser hehehe)… Talvez eu consiga encaixar algo sobre jogos, pois o laboratório que trabalho segue a linha de interação humano computador.

Até mais!

K

Não cheguei a olhar o código, ainda rs, mas pelo que estou vendo está muito, mas muito bom mesmo…
Parabéns.

thiago_spy

Ficou muito bem feito!! Parabéns!! :smiley:

Marky.Vasconcelos

Cade o codigo? Fui baixar hoje, dei svn clone no projeto do sourceforge e ta vazio.

A

Acho que é esse link do github na assinatura dele:

https://github.com/davidbuzatto/JMario

davidbuzatto

No sourceforge o código está disponibilizado para download como um arquivo .zip, ou seja, não está versionado. Na época que desenvolvi (5 anos atrás) o suporte ao SVN no sourceforge era muito ruim.
No github está a última versão. :slight_smile:

[]'s

Marky.Vasconcelos

Acho que é esse link do github na assinatura dele:

https://github.com/davidbuzatto/JMario

Eu achei depois valeu.

Baixei e estou lendo o codigo, gostei da solução tiled para um cenario escrolavel de plataforma.

faeldix

CARAMBA MEU VELHO… que absurdo ta esse game… perfeito!

J

Ficou bem legal!
Gostei da forma que fez a parte de infra do jogo… parece que da para reaproveitar e fazer outros jogos 2D facilmente!
Infelizmente aqui deu alguns bugs ao rodar o jogo… de vez em quando você aperta a barra de espaço e ele não pula… e as vezes ta num lugar alto e do nada o mario vai parar no chão!

Mas aperfeiçoando ficaria bem legal!

Continuou o projeto???

Agora aproveitando o assunto… me fiz algumas perguntas?

Valeria a pena escrever um jogo em Java ??? (Applet esta cada vez mais em desuso, o padrão costuma ser flash e para desktop tem varios engines bons em C)
Quais seriam as vantagens de escrever um jogo em Java ?
Existem motores prontos para criar jogos em Java ?
Existe algum tipo de gamemaker em java ?

Sharkns

Fiz um tópico parecido a um tempo atras, da uma olhada: http://www.guj.com.br/java/275243-minecraft-pesado

E ao criador do jogo meu muito obrigado, aprendi muito lendo o seu código :smiley:

ViniGodoy

jmmenezes:
Agora aproveitando o assunto… me fiz algumas perguntas?
Valeria a pena escrever um jogo em Java ??? (Applet esta cada vez mais em desuso, o padrão costuma ser flash e para desktop tem varios engines bons em C)

Depende. Para que?

• Somente para o mercado Android? Com certeza. Entretanto, provavelmente você irá preferir uma engine multiplataforma, como a Cocos-x ou a Unity.

• Para você aprender a como fazer jogos? Sim, também vale. É uma linguagem confortável, faz bons games 2D (com um bom suporte inclusive a desenhos vetoriais) e você já está acostumado com ela. Entretanto, se seu intituito é estudar, talvez você tenha uma experiência mais agradável com uma linguagem similar ao Java, o C#. O XNA tem um suporte muito melhor que o Java para jogos, além do fato de permitir que você poder seus apps para X-Box e WP7.

• Para você entrar forte no mercado de games? Definitivamente não. Pelo menos, não com a plataforma pura, pois ela não tem suporte a aceleração gráfica, joystick ou sons 3D. Nesse caso, você seria obrigado a recorrer a uma biblioteca JNI (a mais popular é a LWJGL). A linguagem Java também é inexistente no mercado de consoles. Jogos não está entre as prioridades da Oracle (e nunca esteve entre as da Sun), por isso, temos uma comunidade quase inexistente, e nenhuma previsão de atendimento de demandas para o mercado de games. Por fim, há milhares de tecnologias similares em outras linguagens, sem nenhuma dessas desvantagens.

• Ser a linguagem que você já sabe, na IDE que você já gosta.
  • Ser uma linguagem confortável (gerenciada).
  • E ter a API do Java, que é bastante completa e poderosa.

Uma desvantagem da linguagem java em sí é o fato de que jogos são aplicativos bastante matemáticos, e o Java não tem suporte a sobrecarga de operadores ou instruções de hardware para calculos (SIMD). Sem falar que no Java você não controla o garbage collector, o que pode gerar glitches em games mais hardcore.

Slick2D: http://slick.cokeandcode.com/
Parallax: http://www.einformacao.com.br/parallax/
JMonkeyEngine: http://jmonkeyengine.com/
AndEngine: http://www.andengine.org/
E o pipeline: http://www.lwjgl.org/

E existe outro número grande de APIs abandonadas: Java3D, Xith3D, JOGL (que morre e ressucita o tempo todo)…

[quoteExiste algum tipo de gamemaker em java ?[/quote]

Não conheço nenhum.

Sobre a discussão de jogos em java, ela já é longa. Pode ler aqui:

J

Obrigado Viny e Sharkns… esclareceram totalmente!

PS: Nunca gostei muito de jogos e nem gosto de jogar (embora ultimamente tenho sido obrigado a fazer isso com meus filhos), mas sempre tive curiosidade de como eles funcionavam e até desenvolvi pequenos jogos “toscos” utilizando C há muito tempo atrás na época de faculdade (estamos falando de dez anos atrás), mas não investi mais nisso e acabei focando em sistemas corporativos e gestão.
Por isso não sei se eu seria a pessoa certa para trabalhar com jogos (e acho que por isso nunca corri atrás)… Apesar que pode ser um bom engenheiro mecânico mesmo não gostando de dirigir carros.

ViniGodoy

Se tiver mais curiosidade, dê um pulo no Ponto V:
http://www.pontov.com.br/site

Tem muita coisa sobre o assunto lá. :slight_smile:

faeldix

pessoal vou comecar minha iniciacao cientifica e preciso ter uma ideia de como programar jogos… e toda vez que olho esse topico fico maravilhado uahuahua
ele vai ser feito em android…

mas antes de comecar a programar o jogo em android…
queria programar utilizando somente java… pra eu ja ir treinando… o android é bem complicado e misturar o complicado com algo que eu nao sei… complica tudo ainda mais…
alguem me da um direacao?

ViniGodoy

Leia esses artigos:
http://pontov.com.br/site/java/47-javageral/92-conhecendo-o-jframe

E esses:
http://pontov.com.br/site/java/48-java2d
http://www.pontov.com.br/site/android

Também tem esses livros:
http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/
http://www.brackeen.com/javagamebook/

F

davidbuzatto:
Olá pessoal!

Estou começando a ficar encabulado hehehehehe.

Então, quando o projeto estiver pronto, eu vou postar um link onde irei hospedar meu trabalho para que todos possam fazer download para lê-lo e ter tbm uma fundamentação teórica sobre jogos, etc. Os fontes estão bem comentados, mas ainda precisam de refatoração. Como falei, o projeto já foi aprovado no sourceforge, logo irei publicar os fontes lá de última versão.

Abração a todos!

Só uma pergunta cara, você chegou a disponibilizar os fontes lá no sourceforge? Porque não encontrei… :frowning:

Marky.Vasconcelos

Hoje em dia está no Github: https://github.com/davidbuzatto/JMario

kmunga

Po velinho, tri, espero um dia ter o conhecimento necessário pra fazer um jogo.

Criado 24 de setembro de 2007
Ultima resposta 10 de out. de 2012
Respostas 153
Participantes 63