Estou tentando fazer um menu vertical, eu estou quase conseguindo, mas ja quebrei e quebrei a cabeça e não consigo fazer funcionar no NetBeans…
Neste link http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/components/menu.html esta o menu que eu estou tentando fazer (O MenuLayoutDemo)
Baixei o codigo no site da oracle e testei aqui, estou tentando jogar no meu projeto do netbeans mas nao funciona direito, eu consigo fazer ele ficar na vertical mas corta o jmenubar e nao aparcem os jmenus…
Tenho o menu criado, só preciso fazer ele ficar como esta na imagem…
um exemplo pratico (código) seria muito bem vindo.
desde ja agradeço
Obs.: ja tentei seguir uns exemplos que tem aqui no site, o do GridLayout quase deu certo tambem, mas os jmenus nao aparecem como no MenuLayoutDemo do site da Oracle
Bom dia amigo.
Qual Linux você está usando?
Existe um problema com menu ao maximinizar no Mint.
J
Javariano
Não uso linux, uso windows7
M
mariogpr
Aqui está um exemplo (peguei de algo que eu tinha aqui e não tive muito tempo pra modificar, mas acho que não tem problema);
Espero que entenda;
importjavax.swing.JFrame;importjavax.swing.JMenu;importjavax.swing.JMenuBar;importjavax.swing.JMenuItem;publicclassMenuextendsJFrame{privatestaticfinallongserialVersionUID=6683273238565550449L;privateJMenusubMenuCliente;privateJMenuItemitemCliente;privateJMenuItemitemProduto;privateJMenumenuPesquisa;privateJMenuItemitemPesquisaCliente;publicstaticvoidmain(String[]args){newMenu();}publicMenu(){setLayout(null);setSize(300,300);setLocationRelativeTo(null);//centraliza janelasetDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);setTitle("Janela Principal");//Barra PrincipalJMenuBarbarraPrincipal=newJMenuBar();//Menu da barra PrincipalJMenumenuCadastro=newJMenu("Cadastro");//SubMenu "Cadastro" e adiciona o item "Item do Cliente" a esse "SubMenu"subMenuCliente=newJMenu("Cliente");//Item do submenu "Cliente"itemCliente=newJMenuItem("Item Do Cliente");subMenuCliente.add(itemCliente);//Adiciona SubMenumenuCadastro.add(subMenuCliente);//Item do Menu "Cadastro" e adiciona ao menu "Cadastro"itemProduto=newJMenuItem("Produto");menuCadastro.add(itemProduto);//Adiciona Menu Cadastro a barra principalbarraPrincipal.add(menuCadastro);//Menu da barra PrincipalmenuPesquisa=newJMenu("Pesquisa");//Item do Menu "pesquisa" e adiciona ao menu "Pesquisa"itemPesquisaCliente=newJMenuItem("Cliente");menuPesquisa.add(itemPesquisaCliente);//Adiciona Menu Cadastro a barra PrincipalbarraPrincipal.add(menuPesquisa);//Adiciona a barra inteira a JanelasetJMenuBar(barraPrincipal);setVisible(true);}}
EDIT:
Não tinha visto o exemplo inteiro, achei que era a primeira janela q aparecia, então meu exemplo está errado =/
J
Javariano
mariogpr vlw pela ajuda, mas não é bem isso, se voce ver o arquivo que eu mandei vc vai ver o que estou tentando fazer, o jmenubar esta vertical, mas esta cortando os jmenus e os jmenuitens estao ficando em cima dos jmenus e eu quero que fique como no exemplo do site da ORACLE (o link do primeiro post).
J
Javariano
Eu segui um outro exemplo (nem me lembro de onde, mas eu acho que foi aqui), eu consegui colocar o jmenubar na vertical dentro de um jpanel o unico problema agora é que quando eu clico em um jmenu os jmenuitens ficam por cima das outras opcoes… e eu nao consigo alterar o posicionamento deles, alguma dica? idéia?