JMeter - Assertions

3 respostas
J

Alguém pode me ajudar, em como criar assertions?
Por exemplo, a única que sei como funciona é a Response Assertion, mas no meu caso não sei se vai servir, pois pelo que eu sei é só para testar se foi renderizado algum trecho de HTML/Texto que estaria na página.

Como no meu caso as páginas são criadas dinamicamente, o conteudo varia muito de usuario para usuario que está logado, e não daria pra fazer dessa maneira.
Alguém sabe como posso criar essas regras de assertions para certificar a página?
Acredito que existam outras maneira de testar, sem ser pela response assertion…

Obrigado.

3 Respostas

Marcio_Duran

Criar regras ? Assertions !!!

J

Marcio Duran:
Criar regras ? Assertions !!!

Bom, não sei consegui explicar direito, mas o que eu gostaria de saber é, quais são as possibilidades/recursos de se testar uma página com assertions.
Por exemplo, os que eu conheço:

Response - Permite que você verifique se você recebeu um conteúdo X como parte da resposta. Você pode colocar expressões lógica: deve conter, não deve conter ou deve ser exatamente tal conteúdo.

Duration - Para afirmar que determinado Sampler tem que response em até X milisegundos.

Size - Determinada resposta deve ser menor, maior, igual, diferente que tantos bytes.

XML - Últil para testes de WebServices, você pode verificar se determinada resposta é equivalente a um documento XML especificado no plano de teste.

No meu caso, nos testes que quero fazer, acredito que a única maneira de testar seria com o Response, ou com algum outro tipo de assertion que que não conheço.
O que quero saber é se existe alguma maneira mais dinamica de se usar o Response, ou outro, por exemplo, usar com “variáveis”.

Ex.: Toda vez que fulano entra na página é atualizado o log de último acesso, então, para certificar que está salvando o log adequadamente tenho que certificar que a data retornada é a data atual, de hoje. Entendeu?

Para isso, do jeito que conheço, precisaria todo dia que for rodar os testes no JMeter atualizar essas assertions para data atual, que verifica a data do log, e isso é muito trabalhoso.

O que eu quero é rodar testes mais dinamicos, sem ficar muito preso em resultados estáticos de texto/html renderizados, pois as páginas são muito dinamicas e o conteúdo varia muito de usuário para usuário logado.

Obrigado.

Marcio_Duran

:idea: Veja essa aplicações , e tem exemplos também com outra forma de test

:idea: JMeter Response Assertion page

:arrow: http://www.informit.com/guides/content.aspx?g=java&seqNum=269

:idea: The xunit engine will recursively execute a test

:arrow: http://docs.1060.org/docs/2.0.2/book/declarative/doc_guide_xunit.html

Criado 7 de agosto de 2008
Ultima resposta 7 de ago. de 2008
Respostas 3
Participantes 2