Alguém aí possui experiência com o JMeter para fazer testes de carga em aplicações web?
Gostaria que se possível alguém poderia descrever como foi a experiência e se realmente esta é a ferramenta open source mais indicada para estes casos.
Ele também funciona para testes direto com o servidor de aplicações? E para aplicações Swing?
eu não testei o JMeter numa aplicação mais complexa, somente em “coisinha boba” de poucas entradas e saida para verificar seu funcionamento. Na minha opinião (apesar de nao ter usada a ferramenta como deveria), vi que funciona bem. Teria que testa-la em uma aplicação com bastante fluxo de acesso e trafego de informação (entrada/saida) para saber se ela atende realmetne o que vc espera.
Mas tem outras ferramentas ai no mercado, tipo: a ferramenta ANT tambem faz teste, tem o JUnit, o JCompany…
Só não vou saber te indicar qual é a melhor porque não testei todas. Então vai ficar valendo o que eu vi funcionando.
Ahhh não vou deixar de falar, que testei localmente essa ferramenta. Como aqui na empresa existe uma burocracia, para mim fazer isso direto no servidor seria problema…entao ela funcionou local.
Usamos o Jmeter para teste de carga em aplicação Web na minha empresa. Eu não conheço outros software para isto, mas na época foi feito um levantamento antes de adotarmos o Jmeter (a uns 2 anos atras).
Quando voce fala em teste direto em um servidor de aplicação, voce quer dizer testar os EJBs e ou POJOs diretamente, sem passar pela camada de apresentação e/ou servlets? Acho que é possivel fazer testes de cargas destes componentes.
Agora, quando você fala em testar Swing, qual seria a arquitetura disto? Uma aplicação desktop acessando via RMI EJBs e/ou POJOs? Testar o acesso RMI, OK, mas testar click em internace não dá para usar só o JMeter. Aqui para este tipo de teste usamos o jfcUnit e para teste de interface Web (com integração com Java Script) usamos o Selenium.
Diretamente nos EJBs?
O que eu fiz foi criar uma classe minha que faz o lookup dos EJbs e executa seus métodos.
E no JMeter eu faço as chamadas dessa classe customizada.
[quote] Diretamente nos EJBs?
O que eu fiz foi criar uma classe minha que faz o lookup dos EJbs e executa seus métodos.
E no JMeter eu faço as chamadas dessa classe customizada.[/quote]
Deixa ver se eu entendi… Eu criaria uma classe para acessar meus EJBs e pelo JMeter eu conseguiria criar um script simular a carga de chamada aos métodos desta classe. É isso?