JMonkeyEngine - Erro ao iniciar

9 respostas
Valder_Olmo_Correa

Pessoal, após muito apanhar de códigos e mais códigos, me rendi às engines para jogos, pois facilitam muito o trabalho, ficar digitando código para tudo é muito cansativo e dá muito trabalho.
Olhando alguns tópicos aqui no fórum decidi aprender a Unity e a JMonkeyEngine. Estou tendo muitos problemas com a nomenclatura, então decidi fazer um curso de Unity e após isso transferir o que aprendi para a JMonkey, acho que não é complicado.
Bem, baixei a JMonkeyEngine e ao iniciar o aplicativo aparece uma caixinha com uma mensagem de erro que é a seguinte:

Error inscene!
(Java.lang.IllegalStateException:Framebuffer doesn't have any renderbuffers attached.)

Bem, pensei que fosse incompatibilidade com o NetBeans, pois o tenho instalado e a JMonkey parece que usa a plataforma, será que devo desinstatlar o NetBeans? Acho que não!

Pesquisei o erro no google e apareceram dois resultados no próprio fórum da JMonkey, mas parece não ser algo grave, não entendi o que a pessoa que respondeu o erro disse ao certo, mas deve ser alguma coisa relacionada à placa de vídeo ou algo assim.
Fiz alguns testes acompanhando os turoriais do próprio site da JMonkey e ok, deu certo, mas minha máquina fica deverasmente lenta quando estou com a JMonkey aberta. Bem, a máquina é um pouquinho velhinha, um dual core com 500 GB de HD e apenas 2 GB de RAM. Será que o problema da lentidão é esse?

Alguém poderia dar uma ajuda, por favor?

9 Respostas

ViniGodoy

Pelo que diz no fórum, são problemas da engine mesmo.

Por que não tenta usar uma Engine realmente profissional para jogos? Eis algumas sugestões:

http://udk.com/

O java não dá muito suporte para jogos.

thiagoelmiro

Como o amigo acima disse talvez seja problema na engine mesmo , verificou se o FW necessita de algum processamento de video ?

Valder_Olmo_Correa

ViniGodoy:

Por que não tenta usar uma Engine realmente profissional para jogos? Eis algumas sugestões:

Olá, Vini, obrigado pela resposta!
Então, como disse, estou fazendo um curso de Unity3D, parece ser um bom curso para iniciantes e que não entendem nada de desenvolvimentos de jogos e com a própria nomenclatura, os termos técnicos para jogos.
As sugestões são muito boas, a UDK pelo que andei lendo é a melhor engine para jogos, mas é muito pesada, cerca de 1,6 GB, fico com medo de minha máquina não aguentar. Mas estou providenciando uma nova máquina, com um i5, talvez um MacBook air.
E a JMonkey é bem apropriada para o que quero, desejo desenvolver simulações para colocar na net para meus alunos, então posso salvar o jogo como uma applet. Sem contar que a licença da Unity pro é um pouco salgada, US$ 1.500, se quiser salvar para android são mais US$ 1.500 e para IPhone são mais US$ 1.500, muito caro, e a JMonkey é gratuita.
Mas obrigado mesmo pela dica, vou aprender a Unity e depois transfiro o conhecimento para a JMonkey, que é totalmente gratuita.

Valder_Olmo_Correa

Oi, Thiago, obrigado pela dica também, mas sua pergunta responde o por que estou fazendo um curso ao invés de aprender sozinho. O que é FW?
Percebeu que não tenho muita afinidade com a nomenclatura?

Valder_Olmo_Correa

Olá, pessoal.
Bem, após um certo tempo estou recuperando esse tópico.
Bem, estou me enroscando um pouco com a Unity, mas agora estou com mais tempo para estudar.
Vi como se faz terrenos com a Unity, muito legal aquilo, mas gostaria mjuito de fazer também com a JMonkeyEngine. Mas abrindo a JMonkey e criando um novo projeto não vejo nenhuma aba com a opção Terrain, como na Unity.
Pesqisei alguns tutoriais na internet, até achei uns legais no YouTube, mas é somente demonstração. Então gostaria de saber se algum amigo do fórum sabe fazer isso com a JMonkey, se é preciso baixar e instalar algum pluguin, etc?
alguém pode ajudar?

Agradecido desde já!

J

Valder Olmo Corrêa:
ViniGodoy:

Olá, Vini, obrigado pela resposta!
Então, como disse, estou fazendo um curso de Unity3D, parece ser um bom curso para iniciantes e que não entendem nada de desenvolvimentos de jogos e com a própria nomenclatura, os termos técnicos para jogos.
As sugestões são muito boas, a UDK pelo que andei lendo é a melhor engine para jogos, mas é muito pesada, cerca de 1,6 GB, fico com medo de minha máquina não aguentar. Mas estou providenciando uma nova máquina, com um i5, talvez um MacBook air.
E a JMonkey é bem apropriada para o que quero, desejo desenvolver simulações para colocar na net para meus alunos, então posso salvar o jogo como uma applet. Sem contar que a licença da Unity pro é um pouco salgada, US$ 1.500, se quiser salvar para android são mais US$ 1.500 e para IPhone são mais US$ 1.500, muito caro, e a JMonkey é gratuita.
Mas obrigado mesmo pela dica, vou aprender a Unity e depois transfiro o conhecimento para a JMonkey, que é totalmente gratuita.

Pode acreditar, se você rodou a jmonkey vai rodar a unity3d bem melhor que ela. Quando cogitar comprar um pc novo para estudar jogos, pense na gpu antes da cpu. Um i5 sem uma placa de aceleração não serve de muita coisa já que 80% do processamento dessas engines são aceleradas a hardware pela gpu.

Valder_Olmo_Correa

Olá, Julio, obrigado pela resposta e desculpe-me pela demora, estava sem acesso.
Mas eu gostaria de saber como se abre o editor de Terrain na JMonkey, igual se faz na Unity. A Unity roda muito bem aqui na minha máquina, mas é paga!!! a versão PRO custa U$1.500,00, muito caro!
Alguém saberia me explicar como se cria uma nova cena e se cria terrenos na JMonkey igual se faz na Unity?
Abraços!

ViniGodoy

Mas por que você quer usar a versão pro?

Você pode usar a versão grátis… de graça.
Mesmo essa versão já é bem mais completa que a JMonkey.

Valder_Olmo_Correa

ViniGodoy:
Mas por que você quer usar a versão pro?

Você pode usar a versão grátis… de graça.
Mesmo essa versão já é bem mais completa que a JMonkey.

Olá, Vinicius!
Então, com a versão FREE aparece uma marca d’água no jogo, assim não daria para comercializar o produto, se bem que estou muito longe ainda de fazer um jogo comercial. E tem o problema que a versão FREE da Unity não permite salvar o jogo para Android ou IPhone. São por essas razões que estou querendo passar o conhecimento para a JMonkey.

E por que vocês não querem me responder como se faz Terrain na JMonkey? :slight_smile: :lol:

Criado 29 de novembro de 2011
Ultima resposta 20 de jan. de 2012
Respostas 9
Participantes 4