Jogar erro na tela?

Pessoal tenho algumas classes não servlet, são chamadas por servlets, como devo fazer para mandar para a tela a mensagem de erro que retorna de um try … catch???

Pois esta gerando erro e não sei qual é a saída.

Grato,
Pablo

Voce pode olhar nos logs do Tomcat, se estiver usando System.out… ou entao voce pode usar log4j…

Mas se ainda assim quiser jogar as exceptions na tela do browser, trate elas no nivel mais alto… tipo

// inicio da tua requisicao
try {
    //  aqui voce executa todo o codigo
}
catch (Exception e) {
    // deu erro.. agora voce pode pegar a mensagem e 
    // tratar ela.

Rafael

[quote=“Rafael Steil”]Voce pode olhar nos logs do Tomcat, se estiver usando System.out… ou entao voce pode usar log4j…

Mas se ainda assim quiser jogar as exceptions na tela do browser, trate elas no nivel mais alto… tipo

// inicio da tua requisicao
try {
    //  aqui voce executa todo o codigo
}
catch (Exception e) {
    // deu erro.. agora voce pode pegar a mensagem e 
    // tratar ela.

Rafael[/quote]
Estou usando diversos System.out.println(" … '); na minha classe, porém quando entro em /usr/tomcat5/logs só aparece:
catalina.out localhost_log.2004-07-20.txt

que não consta estas saídas …

estou fazendo algo errado?

Se estiver rodando o processo do tomcat em background, acho que não imprime.

Mas o que você tem contra a API de Loggin?

Muito obrigado vou ler este documento sobre Loggin, mas por que println não funciona?

Meu problema e que estou executando um query, que acho que resulta em erro, porém não sei como mostrar o erro.

Debug? JOptionPane.showMessageDialog?

Eu acho que o problema é mais conceitual. Se você trata as exceções de um método, então não deve exibir no browser de maneira alguma, no máximo um ‘não foi possível XYZ’.

Se você declara as exceções que lança, então o servlet tem quese coçar para tratá-las, e aí sim ele pode msotrar ao usuário, SE for interessante ao usuário ver.

Se você quer só debugar seu código, tente:

1 - Usar teste de unidade para ver se sua classe tá fazendo o que você quer
2 - Usar um debugger de alguma IDE
3 - Utilizar e verificar os logs

Independente da escolha, o item 3 é super importante para quando sua aplicação entrar em produção. Nada pior que um relato de erro vago, que você não tem mais dados sobre ele do que um “cliquei ali e sumiu tudo!!”, isso dá um pobrema sem noção =/

[]s