[code] * To change this template, choose Tools | Templates
and open the template in the editor.
*/
package JogoDaVelha1;
import java.util.Scanner;
import javax.swing.JOptionPane;
/**
@author Quelvin Morgado
*/
public class Main
{
public static void main(String[] args)
{
int campo [][] = new int [3][3];
int i, j, vencedor, vez, jogada, numero_jogadas;
boolean jogada_ok;
String x;
// Inicializando o campo de jogo.
for (i=0; i<3; i++)
{
for (j=0; j<3; j++)
{
campo[i][j] = 0;
}
}
// Exibindo as instru�äes.
JOptionPane.showMessageDialog(null,"JOGO DA VELHA - v1 - Instrucoes");
JOptionPane.showMessageDialog(null,"O jogador 1 comeca. Digite o numero de 1 a 9 do teclado "
+ "numerico correspondente a cada uma das 'casas' do campo. "
+ "Ganha o jogador que completar uma linha da horizontal, "
+ "vertical ou diagonal.");
vencedor = 0;
vez = 1;
numero_jogadas = 0;
while (vencedor == 0)
do{
// Desenhando o campo de jogo
//clrscr; // Limpa a tela
System.out.println();
System.out.println(" “+campo[1][1]+” | “+campo[1][2]+” | “+campo[1][3]);
System.out.println(” -----------");
System.out.println(" “+campo[2][1]+” | “+campo[2][2]+” | “+campo[2][3]);
System.out.println(” -----------");
System.out.println(" “+campo[3][1]+” | “+campo[3][2]+” | "+campo[3][3]);
System.out.println();
//consegui identifica a parte com erro. Parte acima, 7 linhas
do {// Aqui teremos uma consistencia.
x = JOptionPane.showInputDialog(" Digite a jogada, jogador “+vez+”: ");
jogada = Integer.parseInt(x);
and open the template in the editor.
*/
package JavaApplication51;
import java.util.Scanner;
import javax.swing.JOptionPane;
/**
@author Quelvin Morgado
*/
public class Main
{
public static void main(String[] args)
{
int campo [][] = new int [3][3];
int i, j, vencedor, vez, jogada, numero_jogadas;
boolean jogada_ok;
String x;
// Inicializando o campo de jogo.
for (i=0; i<3; i++)
{
for (j=0; j<3; j++)
{
campo[i][j] = 0;
}
}
// Exibindo as instru�äes.
JOptionPane.showMessageDialog(null,"JOGO DA VELHA - v1 - Instrucoes");
JOptionPane.showMessageDialog(null,"O jogador 1 comeca. Digite o numero de 1 a 9 do teclado "
+ "numerico correspondente a cada uma das 'casas' do campo. "
+ "Ganha o jogador que completar uma linha da horizontal, "
+ "vertical ou diagonal.");
vencedor = 0;
vez = 1;
numero_jogadas = 0;
while (vencedor == 0)
do{
// Desenhando o campo de jogo
//clrscr; // Limpa a tela
System.out.println();
System.out.println(" "+campo[0][0]+" | "+campo[0][1]+" | "+campo[0][2]);
System.out.println(" -----------");
System.out.println(" "+campo[1][0]+" | "+campo[1][1]+" | "+campo[1][2]);
System.out.println(" -----------");
System.out.println(" "+campo[2][0]+" | "+campo[2][1]+" | "+campo[2][2]);
System.out.println();
//consegui identifica a parte com erro. Parte acima, 7 linhas
do {// Aqui teremos uma consistencia.
x = JOptionPane.showInputDialog(" Digite a jogada, jogador "+vez+": ");
jogada = Integer.parseInt(x);
// Verificamos se a jogada â?? v lida.
if (jogada == 1)
{
if (campo[3][1] == 0)
{
campo[3][1] = vez;
jogada_ok = true;
}
else
{
jogada_ok = false;
}
}
else
if (jogada == 2)
{
if (campo[3][2] == 0)
{
campo[3][2] = vez;
jogada_ok = true;
}
else
{
jogada_ok = false;
}
}
else
if (jogada == 3)
{
if (campo[3][3] == 0)
{
campo[3][3] = vez;
jogada_ok = true;
}
else
{
jogada_ok = false;
}
}
else
if (jogada == 4)
{
if (campo[2][1] == 0)
{
campo[2][1] = vez;
jogada_ok = true;
}
else
{
jogada_ok = false;
}
}
else
if (jogada == 5)
{
if (campo[2][2] == 0)
{
campo[2][2] = vez;
jogada_ok = true;
}
else
{
jogada_ok = false;
}
}
else
if (jogada == 6)
{
if (campo[2][3] == 0)
{
campo[2][3] = vez;
jogada_ok = true;
}
else
{
jogada_ok = false;
}
}
else
if (jogada == 7)
{
if (campo[1][1] == 0)
{
campo[1][1] = vez;
jogada_ok = true;
}
else
{
jogada_ok = false;
}
}
else
if (jogada == 8)
{
if (campo[1][2] == 0)
{
campo[1][2] = vez;
jogada_ok = true;
}
else
{
jogada_ok = false;
}
}
else
if (jogada == 9)
{
if (campo[1][3] == 0)
{
campo[1][3] = vez;
jogada_ok = true;
}
else
{
jogada_ok = false;
}
}
else
{
jogada_ok = false;
}
}while(jogada_ok = true); // Atâ?? que uma jogada v lida seja feita
numero_jogadas = numero_jogadas + 1; // Incrementa o contador de jogadas
//Verificando se temos algum ganhador.
if ((campo[1][1] == campo[1][2]) && (campo[1][2] == campo[1][3]) && (campo[1][3] != 0))
{
vencedor = vez;
}
else if ((campo[2][1] == campo[2][2]) && (campo[2][2] == campo[2][3]) && (campo[2][3] != 0))
{
vencedor = vez;
}
else if ((campo[3][1] == campo[3][2]) && (campo[3][2] == campo[3][3]) && (campo[3][3] != 0))
{
vencedor = vez;
}
else if ((campo[1][1] == campo[2][1]) && (campo[2][1] == campo[3][1]) && (campo[3][1] != 0))
{
vencedor = vez;
}
else if ((campo[1][2] == campo[2][2]) && (campo[2][2] == campo[3][2]) && (campo[3][2] != 0))
{
vencedor = vez;
}
else if ((campo[1][3] == campo[2][3]) && (campo[2][3] == campo[3][3]) && (campo[3][3] != 0))
{
vencedor = vez;
}
else if ((campo[1][1] == campo[2][2]) && (campo[2][2] == campo[3][3]) && (campo[3][3] != 0))
{
vencedor = vez;
}
else if ((campo[1][3] == campo[2][2]) && (campo[2][2] == campo[3][1]) && (campo[3][1] != 0))
{
vencedor = vez;
}
else if (numero_jogadas == 9)
{
vencedor = 3; // Se j foram 9 rodadas e ninguâ??m ganhou, o jogo acaba
}
if (vez == 2)
{
vez = 1;
}
else
{
vez = 2;
}
// Mostrando o campo de jogo final.
//clrscr;
System.out.println();
System.out.println(" "+campo[0][0]+" | "+campo[0][1]+" | "+campo[0][2]);
System.out.println(" -----------");
System.out.println(" "+campo[1][0]+" | "+campo[1][1]+" | "+campo[1][2]);
System.out.println(" -----------");
System.out.println(" "+campo[2][0]+" | "+campo[2][1]+" | "+campo[2][2]);
System.out.println();
if (vencedor == 1)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null," Parabens Jogador 1! Voce ganhou!");
}
else if(vencedor == 2)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null," Parabens Jogador 2! Voce ganhou!");
}
else
{
JOptionPane.showMessageDialog(null," Ops... Deu velha...");
}
//readkey;
} while (vencedor!=0);// alterei aqui!!