Galera…
O professor pediu um jogo em rede com 1 servidor e 4 clientes, onde o servidor nao joga, apenas comunica os 4 clientes…
Qual a maneira certa ou a mais certa? Fazer no servidor, 1 thread para cada cliente?
obrigado!
Galera…
O professor pediu um jogo em rede com 1 servidor e 4 clientes, onde o servidor nao joga, apenas comunica os 4 clientes…
Qual a maneira certa ou a mais certa? Fazer no servidor, 1 thread para cada cliente?
obrigado!
Isso mesmo. E se quer um conselho, faça um jogo muito simples, como jogo da velha ou outro jogo de tabuleiro que não tenha muitas regras complexas.
Não faça jogos que dependam de decisão instantânea, como Pong. Pong é um exemplo de jogo especialmente difícil de se fazer em rede, justamente pq qualquer atraso irá gerar um congelamento perceptível da bola.
acho q vou fazer batalha naval
eh facil sera?
eu fiz um de damas em rede, cara nao foi muito facil nao… e era 2 pcs em rede apenas, nao 4
abraço
fiz um trabalho na faculdade tb neste mesmo estilo.
sugestão
se não for regra, limitar o jogo a quatro participantes então não faça deixe a quantidade de participantes ilimitada.
em meu trabalho ganhei uns pontinhos extras por esta caracteristica

mas dependendo do jogo tem q ser limitado, eu tava pensando e o jogo de batalha naval q o professor pediu, nao tem fundamento fazer em 4 pessoas…
porra o eskema eh 1x1…
q nem c for fazer truco eh 1x1 ou 2x2… damas eh 1x1… etc…
q tipo de jogo da pra fazer em varias pessoas?
valew
Em 4 pessoas você pode fazer um jogo de ludo ou de war.
Faz o batalha naval mesmo. É um bom jogo.
E, seu servidor terá que suportar 2 partidas de 2 pessoas simultaneamente.
Uma dica. Para o servidor estude o padrão State. É realmente muito útil.
Galera…O professor pediu um jogo em rede com 1 servidor e 4 clientes, onde o servidor nao joga, apenas comunica os 4 clientes…
obrigado!
Pode ser, mas se é para aprender algo que saia um pouco do arroz-com-feijão, que tal usar UDP unicast para receber as mensagens e UDP multicast para enviar as atualizações ? Ah, e sem Threads (alem do principal, é claro).
UDP? mas eu preciso ter certeza q todos receberam…
Sem Threads? Cara, não consigo imaginar como posso fazer para nao ter thread, acho q seria “impossivel”. Não?
valew
Sem Threads? Cara, não consigo imaginar como posso fazer para nao ter thread, acho q seria “impossivel”. Não?valew
Nao com batalha naval que é turn-based, isto é, um joga de cada vez…
ahh ta, mas no meu caso eu tenho chat e talz… entao a tela nao pode ficar travada, logo preciso de thread…

abraço
UDP? mas eu preciso ter certeza q todos receberam…Sem Threads? Cara, não consigo imaginar como posso fazer para nao ter thread, acho q seria “impossivel”. Não?
valew
Bem, vc. não falou sobre QoS… No UDP pode haver perda, sim, logo, se é vital haver integridade, vc teria que implementar algum tipo de correção de erros no nível da aplicação. Note, no entanto, que há cenários em que a perda de pacotes é aceitável ou até mesmo preferível em relação ao overhead e atraso potencial que o TCP implica. Ex: streaming de aúdio/vídeo e jogos de ação em tempo real (os Counter-Strike da vida)
Quanto a não utilizar Threads, é possível, sim. Mesmo com TCP, vc. pode usar NIO e ter apenas um Thread.