Jogo Java

22 respostas
K

Oi pessoal…

Precisava de uma ajudinha… Começei à pouco a aprender java e preciso de propor um jogo para fazer ate ao final do semetre para avaliação. Como tenho muitas dificuldades na linguagem gostava que me ajudassem a escolher o jogo, tem que ser um simples para quem está a começar. O que me aconselham ??? Brigadooooooo :oops:

22 Respostas

ViniGodoy

Em ordem de dificuldade:

1. Jogo da Velha;
  2. Tetris;
  3. Bejeweled;
  4. Arkanoid;
  5. Super Mario.

Claro, você sempre pode dificultar mais. Por exemplo, inserir multiplayer e fazer um jogo da velha para 2 pessoas, em dois computadores diferentes (ou algo como o Tetris Attack).

Alexandre_Saudate

Depende, como anda o seu estudo sobre Threads? E sobre interfaces gráficas?

ViniGodoy

Todos os jogos que passei podem rodar em uma única Thread. E podem usar de interface gráfica o Java 2D (eu sugiro que vc proponha algo em Java2D. Por mais simples que seja, o resultado sai bem melhor e dá para fazer em 6 meses).

K

Eu ainda não percebo nada :cry: Só sei criar classes… Métodos… Essas coisas básicas… Ainda vou aprender… Gostava era de saber qual é a parte mais facil. COmo temos que decidir agora o jogo. Sim eu quero algo 2D mas não sei o que é melhor. Não sei o que é o jogo da velha :oops:
E tenho 3 meses para o fazer e daqui a 15 dias já tenho que levar alguma coisa feito!!! Tou tramada!!! :shock:

Alexandre_Saudate

O uso da API depende do nível de conhecimento, tempo e disposição q ele possui, não qual é melhor …

K

O jogo da velha já pesquisei… É uma opção… Talvez não seja muito dificil…

luistiagos

putz com este tempo meu… e melhor vc propor um jogo do tipo adivinhe o numero em x tentativas e sem interface grafica… dai tu faz em 15 min… hehehehe…

agora falando serio… acho complicado vc fazer um jogo se não manja nada de java e muito menos de java2D e java3D e Threads esses elementos são basicos se vc quer fazer um jogo… pq alem dos não basicos vem fisica na parte da mecanica, computação grafica, inteligencia artificial IA entre outros diversos elementos… fazer jogo não e que nem fazer gerenciadorezinhos de relatorios os famosos CRUDs… fazer jogo e coisa do cão e foda pacaralho (desculpe o termo) é a coisa mais complicada de se fazer no mundo da programação… pois envolve muitos conceitos… para fazer algo decente o certo seria vc ter um tempo decente para estudar conceito por conceito, desde a parte mais chula e basica que seria: Threads, java2D, java3D ate as outras partes como a engenharia de games, a elaboração, construção de engines, IA e porai vai…

o que vc pode fazer ja que nao tem tempo adequado pra estudar o basico: Threads + java2D vc pode ir no sourceforge.net e buscar por jogos simples em java dai vc baixa os fontes e tenta adaptalos ao seu gosto…
a tbm boas engines para criação de games em java… como jmonkey engine (engine pra criação de jogos 3D muito boa…) entre outras diversas que vc pode encontrar no sourceforge. este site tbm pode te ajudar muito: http://www.java2s.com/Code/Java/Game/CatalogGame.htm mas lembre-se não tente fazer algo do 0 o tempo e curto demais… procure algo ja existente entenda como e feito e modifique a sua maneira…

K

Obrigado pelos conselhos… Vou tentar escolher a melhor solução e aprender qualquer coisa… Não vai ser um trabalho fácil… :-o

ViniGodoy

Caras… que vcs tão viajando com threads? Dá para fazer ótimos jogos single-threaded.

É só olhar qualquer um que está no meu site:
http://vinigodoy.wordpress.com/meus-jogos

Java 3D? JMonkeyEngine? Coitado do rapaz!!!

Se vc manja tão pouco, talvez o ideal seja fazer um jogo da velha, usando ou o console, ou o Swing. Já que você tem 6 meses, provavelmente vai ver como fazer usando a segunda opção.

Aí vc usa 6 botões, JOptionPanes, labels e tá sossegado.

renatoes

Boa tarde,

Alem dos conselhos acima, sugiro dar uma olhada na linguagem Processing:
http://processing.org/
Segundo o site:

Processing is an open source programming language and environment for people who want to program images, animation, and interactions. It is used by students, artists, designers, researchers, and hobbyists for learning, prototyping, and production. It is created to teach fundamentals of computer programming within a visual context and to serve as a software sketchbook and professional production tool. Processing is developed by artists and designers as an alternative to proprietary software tools in the same domain.

Meu trabalho de conclusao sera tambem um jogo (na verdade, IA aplicada a jogos de estrategia em turno). Estou definindo as ferramentas que estao a disposiçao para esta tarefa, e por enquanto ja brinquei um pouco com:
Lush (Lisp Universal Shell): http://lush.sourceforge.net/
A propria Processing
jMonkey (bem pouco, meu irmao utilizou esta ferramenta no jogo que ele fez como trabalho de conclusao): http://www.jmonkeyengine.com/

Gostei muito do Lush (a linguagem base eh Lisp; prove bindings da SDL: http://www.libsdl.org/) e Processing.

Mudei muito minha propria ideia sobre desenvolvimento de jogos neste tempo de pesquisa, estas ferramentas tornam o trabalho bem mais divertido e simplificado do que fazer um jogo em C++ por exemplo (o desempenho eh melhor, mas creio que o conhecimento na linguagem precisa ser muito bom).
Aproveite um tempo para pesquisa e de uma olhada na Processing :stuck_out_tongue:
[]'s

K

Bem me parecia que estavam a complicar demais :slight_smile: Eu vou usar o NetBeans para desenvolver o jogo… é o que o professor pede… Axo que o jogo da velha será uma boa opção para principiantes… :lol:

ivo_costa

Tu sabe lógica de programação?

Depois de fazer a cadeira de programação I (5 meses de java), nas férias eu fiz um jogo da velha em +ou- 5 dias.

Fiz o jogo em swing usando o netbeans, detalhe eu nunca tinha usado o netbeans, fiz só fuçando nas opçoes e vendo os resultados.
O jogo tinha até opçoes de dificuldade.

Um jogo da velha sem inteligência artificial quse não tem lógica e da pra fazer tranquilamente em uma semana.
Depois de fazer o joga da velha eu fiz um Xadrez, um Sudoku e um Quiz.

ViniGodoy

Em algum dos jogos você podia jogar contra o computador?
Tinha rede em algum? Ou só um jogador contra o outro mesmo?

Só curiosidade…

ivo_costa

O jogo da velha dava para jogar contra o pc.
O quiz era só indo responder as perguntas depois eu adaptei ele pra um trabalho da cadeira de Xml.
O sudoku é contra vc mesmo.
O xadrez eu não acabei,o que eu consegui fazer foi os movimentos das peças.

Pra cadeira de SO II eu fiz um ottelo que dava pra jogar 1x1 via porta serial.

Eu gosto bastante de programar jogos, pelo o que eu vi no teu site tu tem uns legais.

Flw!

peczenyj

Faça um adventure modo texto (ou com botõezinhos swing) com umas 4 salas e que seja interessante.

K

e o quiz como era?? Esse deve ser fácil de fazer não??? Eu tenho algumas noçoes de programação… mas axo que me falta jeito… :oops:

ivo_costa

O quiz tinha uma tela com uma pergunta,4 alternativas e os botões parar, pular e ok.
Ele tinha um contador de tempo e de respostas certas. As respostas tinhas níveis de dificuldade e ficavam em um xml.

O jogo da velha foi mais fácil.

K

pois :lol: Secalhar vou escolher esse… :roll:

luistiagos

ivo costa vc pretende fazer um jogo de xadres usando AI? :shock:
se pretende boa sorte nesses varios anos de implementação… vai precisar de muita…

LPJava

o livro deitel dar uma boa introção a jogos!!

aleck

luistiagos:
ivo costa vc pretende fazer um jogo de xadres usando AI? :shock:
se pretende boa sorte nesses varios anos de implementação… vai precisar de muita…

Não é bem assim, existem engines já prontas, você só precisa implementar a interface gráfica.

ivo_costa

Nas próximas férias de verão eu vou fazer denovo o jogo (pq esse que eu fiz tá uma mer… a estrutura de classes tá deprimente) e vou fazer IA nele.

Creio que não vou ter que levar anos para isso, axo que basicamente é só ir testando jogadas e ver a que rende melhores capturas.

Ou seja em + ou - 14 meses eu vou fazer um xadrez em java eu vou colocar ele no sourceforge.

Flw!

Criado 27 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 28 de fev. de 2008
Respostas 22
Participantes 9