Jogo Mastermind

Estou criando um jogo java, Mastermind - Senha.
Regras: http://www.gomes-mota.nome.pt/joao/www/jgcores/regras_jc.html
Com seis cores e quatro escolhidas pelo computador. ( Sem interface gráfica, apenas no console )

[code]import corejava.*;
class MasterMind{

public static void main (String[] args) {
    
    //apresentando instruções

System.out.println(“SENHA”);
System.out.println(“O computador irá escolher uma combinação aleatória de números de ‘0’ à ‘5’.”);
System.out.println(“Tente advinhar qual é essa combinação através de 10 tentativas, quando solicitado.”);
System.out.println(“Caso tenha acertado o número e a posição da mesma,irá aparecer a palavra preto.”);
System.out.println(" Caso você tenha acertado apenas o número e não a posição, irá aprecer a palavra branco.");

    //declarando variáveis
    int numcor;
    int variável1;
    int variável2;
    int variável3;
    int variável4;
    String cor;
    
           
      // sorteio do número
 variável1 = (int)(6*Math.random ( ));
 variável2 = (int) (6*Math.random ( ));
 do
 {
     variável2 = (int) (6*Math.random ( ));
    }while  (variável2 == variável1);
  variável3 = (int) (6*Math.random ( ));
 do 
 {
     variável3 = (int) (6*Math.random ( ));
    }while (variável3 == variável2 ||variável3 == variável1);
  variável4 = (int) (6*Math.random ( ));
 do 
 {
     variável4 = (int) (6*Math.random ( ));
    }while (variável4 == variável3 || variável4 == variável2 || variável4 == variável1);

 
 
        

        //

for (int i=0; i<10; i++){

       // jogador escolhe cores
 
 int a, b, c, d;
 
  a = Console.readInt("escolha um número de 0 a 5");
  b = Console.readInt("escolha um número de 0 a 5 diferente do anterior");
  c = Console.readInt("escolha um número de 0 a 5 diferente dos anteriores");
  d= Console.readInt("escolha um número de 0 a 5 diferente dos anteriores");
 
  // computador compara resultado com opção do jogador
  if (a == variável1) { System.out.println ("Pino Preto");}
  if (a == variável2 || a==variável3 || a==variável4) { System.out.println ("Pino Branco");}
  if (b == variável2){ System.out.println ("Pino Preto");}
  if (b == variável1 || b == variável3 || b==variável4) { System.out.println ("Pino Branco");}
  if (c == variável3){ System.out.println ("Pino Preto");}
  if (c == variável1 || c == variável2 || c == variável4){ System.out.println ("Pino Branco");}
  if (d == variável4){ System.out.println ("Pino Preto");}
  if (d == variável1 || c == variável2 || c == variável3){ System.out.println ("Pino Branco");}

//condicionando a vitória do jogo
if ((variável1 == a) && (variável2 == b) && (variável3 == c) && (variável4 == d)){
System.out.println(“P A R A B É N S! Você venceu o jogo.”);
break ;
}
}
System.out.println(“VOCÊ PERDEU!” + variável1 + variável2 +variável3 + variável4);
}
}
[/code]

Porém no código de comparação pode haver a opção de que o jogador não tenha acertado nenhum número. Como posso resolver isso ?