Jogo tetris

7 respostas
D
Estou implementando o jogo tetris, porem toda sua interface deve ser realizada dentro do console. Por gentileza, como faço para

ler as teclas de movimentos, sem a necessidade de ter que ficar pressionando a tecla enter.

7 Respostas

ViniGodoy

Não use Java para jogos no console.

Motivos:

1. Você não tem como limpar a tela;
  2. Você não tem como posicionar o cursor;
  3. Você não tem como trocar as cores das letras facilmente;
  4. Você fica limitada nas formas de ler do teclado;

Uma sugestão é usar o C++.
Se quiser passo para vc uma pequena lib (Windows only) que já permite mudar cor, limpar o console e posicionar o cursor.

Ou então, use o modo gráfico no Java.

alucardeck

realmente… meio nada haver usar console do java pra criar tetris…
isso nao eh trabalho de faculdade neh?

P

Rapaz, acho que ninguém mais faria um jogo de tetris comercialmente.

E se for pra aprendizado por pessoal, acho que ele está equivocado.

Também concordo que o apropriado é C || C++.

venomtotal

Sergio Figueras:
Rapaz, acho que ninguém mais faria um jogo de tetris comercialmente.

E se for pra aprendizado por pessoal, acho que ele está equivocado.

Também concordo que o apropriado é C || C++.

Aaahahahah. Desculpa, mas ao ver este tópico me lembrei do segundo periodo no meu curso na faculdade. :lol:

A matéria introduzia java, e desde o primeiro dia o professor disse que ia passar um trabalho no final do periodo, que era Tetris em Swing.

Resultado:
De todos os alunos, uns 20, apenas cerca de 05 entregaram(eu NAO estava incluso). :?
Destes 05, 02 se ferraram, pois o professor percebeu logo de cara o plágio. :twisted:

ahaahah, acho que esta foi a primeira e ultima vez que ele fez isso, nos periodos seguintes ele pediu o basicao, como introdução ao JDBC.

Opnião pessoal, o trabalho não era impossível, mas considerando que a gente estava nos primeiros passos do java, acho que o professor precipitou-se…

M

Lembro quando comecei a estudar programacao por conta… lendo livro de Basic e em seguida descobri o santo Pascal me ajudou muito a fazer os jogos que queria… não era nada comercial e sim para aprender… :smiley:

As vezes usa umas solucoes mirabolantes tipo pintar a tela tudo com espaco em branco para limpar a tela … acho que fazer o que vc quer em java na console vai ser muito foda… mas nao diria impossivel use uma interface grafica e ai vai ficar blz!!!

Fazer esses joguinhos é uma forma divertida de aprender a programa!!!

ViniGodoy

Para uma primeira turma, o tetris é mesmo hardcore.

No máximo um jogo da velha. Dá para fazer um ano inteiro sobre o tema…

Você pode começar com o jogo em console, depois em swing, depois fazer sockets e threads e botar dois jogadores (final do curso), etc…

ViniGodoy

O C eu já não acho muito apropriado não…

Na pior das hipóteses, use o C++ de forma estruturada.

Isso já te poupa a manipulação direta de ponteiros, permite você reduzir o escopo das variáveis ao momento da criação, reservar e liberar memória através de new e delete ao invés de malloc e free, garante conversões de tipo mais forte, permite usar operadores de cast mais seguros, etc…

Criado 19 de junho de 2008
Ultima resposta 22 de jun. de 2008
Respostas 7
Participantes 6