Jogo tetris

Estou implementando o jogo tetris, porem toda sua interface deve ser realizada dentro do console. Por gentileza, como faço para

ler as teclas de movimentos, sem a necessidade de ter que ficar pressionando a tecla enter.

Não use Java para jogos no console.

Motivos:

1. Você não tem como limpar a tela;
  2. Você não tem como posicionar o cursor;
  3. Você não tem como trocar as cores das letras facilmente;
  4. Você fica limitada nas formas de ler do teclado;

Uma sugestão é usar o C++.
Se quiser passo para vc uma pequena lib (Windows only) que já permite mudar cor, limpar o console e posicionar o cursor.

Ou então, use o modo gráfico no Java.

realmente… meio nada haver usar console do java pra criar tetris…
isso nao eh trabalho de faculdade neh?

Rapaz, acho que ninguém mais faria um jogo de tetris comercialmente.

E se for pra aprendizado por pessoal, acho que ele está equivocado.

Também concordo que o apropriado é C || C++.

[quote=Sergio Figueras]Rapaz, acho que ninguém mais faria um jogo de tetris comercialmente.

E se for pra aprendizado por pessoal, acho que ele está equivocado.

Também concordo que o apropriado é C || C++.[/quote]

Aaahahahah. Desculpa, mas ao ver este tópico me lembrei do segundo periodo no meu curso na faculdade. :lol:

A matéria introduzia java, e desde o primeiro dia o professor disse que ia passar um trabalho no final do periodo, que era Tetris em Swing.

Resultado:
De todos os alunos, uns 20, apenas cerca de 05 entregaram(eu NAO estava incluso). :?
Destes 05, 02 se ferraram, pois o professor percebeu logo de cara o plágio. :twisted:

ahaahah, acho que esta foi a primeira e ultima vez que ele fez isso, nos periodos seguintes ele pediu o basicao, como introdução ao JDBC.

Opnião pessoal, o trabalho não era impossível, mas considerando que a gente estava nos primeiros passos do java, acho que o professor precipitou-se…

Lembro quando comecei a estudar programacao por conta… lendo livro de Basic e em seguida descobri o santo Pascal me ajudou muito a fazer os jogos que queria… não era nada comercial e sim para aprender… :smiley:

As vezes usa umas solucoes mirabolantes tipo pintar a tela tudo com espaco em branco para limpar a tela … acho que fazer o que vc quer em java na console vai ser muito foda… mas nao diria impossivel use uma interface grafica e ai vai ficar blz!!!

Fazer esses joguinhos é uma forma divertida de aprender a programa!!!

Para uma primeira turma, o tetris é mesmo hardcore.

No máximo um jogo da velha. Dá para fazer um ano inteiro sobre o tema…

Você pode começar com o jogo em console, depois em swing, depois fazer sockets e threads e botar dois jogadores (final do curso), etc…

O C eu já não acho muito apropriado não…

Na pior das hipóteses, use o C++ de forma estruturada.

Isso já te poupa a manipulação direta de ponteiros, permite você reduzir o escopo das variáveis ao momento da criação, reservar e liberar memória através de new e delete ao invés de malloc e free, garante conversões de tipo mais forte, permite usar operadores de cast mais seguros, etc…