Jogos 2D na WEB

7 respostas
C

Olá pessoal

É possível de alguma forma criar um jogo em java para rodar na web, contendo os seguintes conceitos:
Bitmap Sprite
Transparência em uma determinada Cor
Animações Baseadas em escolhas armazenadas em um vetor (o jogador escolhe as ações em um listbox, e a animação será executada de acordo com as escolhas feitas)
Áreas sensíveis a Click.

O que eu deveria usar para criar um jogo assim?

7 Respostas

ViniGodoy

É sim. Você pode usar para isso o Swing (se o jogo for mais parecido com um formulário, como jogo da velha ou perguntas e respostas) ou Java 2D, que é a escolha mais comum para jogos animados.

No Ponto V! há uma série de tutoriais sobre Java 2D:
Escolhendo onde desenhar
Conhecendo o JFrame
Uma visão rápida sobre o Java 2D
Pintando no java 2D
O fantasma do Pacman (aqui tem um exemplo funcional)
Trabalhando com imagens

E como vai precisar fazer algo animado, veja também:
O loop de animação
A primeira animação
Desenho direto - Active Rendering

Outra boa fonte é o livro Killer Game Programming in Java, disponível online em:
http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/

E esse tutorial aqui sobre como fazer o Space Invaders:
http://www.cokeandcode.com/spaceinvaderstutorial

Gustavo_Marques

Uma dica: se é para rodar na web talvez o quesito portabilidade deva ser considerado. O java vai obrigar seu publico a ter o plugin do jre no navegador. Apesar do java ser minha principal plataforma de trabalho, testei o javascript para fazer alguns joguinhos. Fica MUITO leve. Deixe seu email aí para eu te mandar um joguinho que fiz, aqui o anexo tem limite de 512kb. Repare o codigo fonte (esta em game.html) como é simples e enxuto, usei jquery.
Só com javascript/css dá para fazer jogos bem legais. Basta entender bem posicionamento absoluto.

OBS:

O jogo está em fase de desenvolvimento, serve apenas para ilustrar o uso do javascript como plataforma de desenvolvimento de jogos.
Testado somente no firefox.
Para jogar: movimente a nave usando as setinhas do teclado, para atirar é a tecla ‘A’.

ViniGodoy

Gustavo, adiciona aqui no GUJ mesmo, usando a função de attachments. O botão fica logo abaixo do local onde vc escreve o tópico.

Aí eu, e outros visitantes, podem ver também. :slight_smile:

Gustavo_Marques

É que o anexo só permite 512kb, meu jogo chega aos 2megas

C

Opa, obrigado pela atenção pessoal

Vou dar uma boa lida no JAVA ai, e ver se dá pra fazer exatamente como eu preciso.
Qualquer coisa que fizer no Java2D da pra por na net pra rodar em applets, certo?

Pode mandar o jogo aqui: [E-MAIL REMOVIDO PELA MODERAÇÃO]

ViniGodoy

Sim. Todos as referências que postei explicam como.

ViniGodoy

Quem tiver interesse, por favor, envie o e-mail para ele usando o recurso de mensagens privadas (mp).

Lembre-se que o conteúdo do GUJ é público, isso significa que programas de SPAM também podem lê-lo.

Criado 4 de novembro de 2010
Ultima resposta 4 de nov. de 2010
Respostas 7
Participantes 3