Jogos em Java - Framework

5 respostas
leocck

Oi pessoal. Como professor de um curso específico para jogos digitais, desenvolví um framework em Java para a criação de jogos 2D.
A princípio ele tinha sido criado apenas para ensinar Orientação a Objetos, mas estamos desenvolvendo uma nova versão que talvez se torne interessante até mesmo para desenvolver jogos reais.
O framework contém uma versão em forma de plugin para o NetBeans 5.5.1, com direito a editor de mapas.
Fiquem à vontade para entrar no site, dar sugestões, etc. :wink:

JavaGame Framework Page

Abraços,
Leonardo Kasperavicius
UNICSUL / SCJP

5 Respostas

ViniGodoy

Muito bacana. Vou encaminhar o link para a lista dos alunos lá do Unicenp.

Wolf_X

poxa… a interface ficou mto legal :smiley:

ainda nao testei mas parece ter ficado bem intuitivo :smiley:

parebens!

ViniGodoy

Achei interessante que a API é em português. Isso é muito bom para quem está aprendendo. Já ouviu falar da FácilSDL? É uma API para C++ com mais ou menos a mesma premissa e também é em português.

Tenho uma pequena API para manipulação de sons. Ela já usa os recursos do Java 5, inclusive faz pooling das threads de som usando um ExecutorService. Isso evita um lag muito ruim quando vários sons são disparados ao mesmo tempo. Foi inspirada na API do Dave Brackeen, embora eu tenha alterado muita coisa (quase tudo, para ser sincero).

Se quiserem, posso passar para vocês. As classes estão em inglês e bastante comentadas. Acho que para adequar a estrutura de vocês, precisariam ser traduzidas para o português. Hoje ela já está num estágio um pouco mais avançado do que na época do Vikanoid.

Estou muito curioso para ver os trabalhos na área de inteligência artificial. Eu fiz um trabalho de IA em java que era um jogo de caça à bandeira, onde cada participante montava scripts de IA para seu time. Os scripts eram escritos em Groovy. Cada participante tinha 10 soldados, 3 médicos e 1 general (que podia ouvir mensagens do soldado em qualquer ponto que estivessem). Sempre gostei dessa área e é onde pretendo tentar um mestrado.

Senti falta de uma classe para vetores 2D. Não que seja difícil de implementar, mas já tenho algo pronto e bastante testado (usei no software que descrevi acima). Se quiserem, posso enviar os fontes. Ela foi portada do C++, pois originalmente foi escrita para o Batalha Estelar.

Abraços e parabéns!

leocck

Olá Viny.

Muito legal seu site. Procurei seu email para trocarmos figurinhas mas não encontrei. Gostaria de saber mais sobre o curso de jogos da Unicenp…

Sobre a parte de IA, vamos fazer (sobre o editor de mapas) com que o usuário possa configurar os “caminhos” do mapa, e aí ele poderá utilizar algoritmos A* prontos. Outra coisa que estamos pensando é na criação de uma Rede Neural, mas estamos na dúvida se implementamos do zero em Java (que vai dar um trabalhinho…) ou se utilizamos alguma biblioteca pronta em C com JNI (isso eu já tenho pronto…).

ViniGodoy

Particularmente, acho mais interessante uma implementação do zero. Aí vocês já aproveitam para pensar numa arquitetura orientada à objetos.

O JNI dá bastante dor de cabeça, erros difíceis de depurar e, por incrível que pareça, geralmente apresenta uma performance pior do que java puro. Fora que dá ao usuário o stress de instalar dlls (a original + a do JNI). A menos que você tenha pressa, eu não partiria para essa solução.

Fazemos bastante uso de JNI aqui no meu trabalho para integração com diferentes hardwares e uma das lições aprendidas é evita-lo na medida do possível. Já mandei um e-mail para você no gmail. Vamos manter contato!

Se quiser, pode apagar o seu aqui do GUJ… assim vc não vira alvo de spammers. :wink:

Criado 13 de novembro de 2007
Ultima resposta 13 de nov. de 2007
Respostas 5
Participantes 3