Jogos em Java

Oi galera! Minha grande duvida é se java pode ser uma boa opção para ow desenvolvimento de jogos? Eu posso alcançar o desempenho e ter as facilidades de C/C++ nessa area?? Eu sei que existem as API’s java2d e java3d q possibilitam essa façanha! Existem outras? Tem alguem aew q entenda desse assunto e esteja afim de me ajudar, trocar uma ideia?? Bom eh isso, ah e eu qria saber onde encontro tutoriais paras essas API’s (seria melhor ainda se fosse direcionado pra jogos). Obrigado pela atenção. :grin:

Olá Wagner,
Seja bem vindo ao PJ!!
Bom, não é massivo o desenvolvimento de jogos Top de linha em java, mas já existe um começo, existem empresas fazendo alguma coisa já, não sei que API elas utilizaram para isso, possivelmente Java 3D.
Porem o Java 3D foi, digamos, descontinuado pela Sun virou OpenSource, mas existe um projeto que começa a ter apoio da própria Sun, que é o JOGL(Java bindings for OpenGL), que vai se utilizar de OpenGL rodando em java!! Ainda está em fase de desenvolvimento, não há nenhuma API pronta pra usar, mas tem betas. Vc pode encontrar mais informações no java.net, procura por um projeto Java binding for OpenGL.

É mais ou menos isso aí!

Até!

mesmo com esse JOGL q o CLV citou, ainda acredito q o java naum va passar a frente do C++. Digo isso em termos de performance, e pq tem muita gente com muito codigo (de bibliotecas e apis) pra C++
eu mesmo jah fiz algumas coisas em C++ e OpenGL e o desempenho realmente eh muito bom, naum creio q java consiga bater o C++

alguem sabe se tem como fazer o java “conversar” com a placa aceleradora 3d?

em delphi, tinha, usando função “asemblerizada”…

O Java 3D tem SDK tanto pra OpenGL quanto pra D3D!!

[quote=“darkseid”]mesmo com esse JOGL q o CLV citou, ainda acredito q o java naum va passar a frente do C++. Digo isso em termos de performance, e pq tem muita gente com muito codigo (de bibliotecas e apis) pra C++
eu mesmo jah fiz algumas coisas em C++ e OpenGL e o desempenho realmente eh muito bom, naum creio q java consiga bater o C++[/quote]

Isso é verdade… Pq o C/C++ tah muito difundido nessa área. Mais não significa que Java n seja uma boa linguagem para jogos. Sobre ow desempenho, em muitos aspéctos o JVM provou ser melhor q ow c++, de uma olhada neste indereço http://www.sys-con.com/story/?storyid=45250 ow unico problema é o consumo de memória.
Acho q só basta força de vontade para investir em java na programação de jogos! eu vou tentar :lol:

Ae Wagner, ja trabalhei muito com C++ e faz um bom tempo q “brinco” com JAva, ou seja, conheco um pouco de ambas…

Mesmo apos ler o benchmark ainda naum to convencido q java supera C++, a unica coisa q eu naum sabia era no fato de rodar a JVM no modo server… bom, vou rodar meus programas desse jeito agora e ver se fica mais rapido, mas por enquanto ainda juro de pé juntoq o C++ bate de longe o java hehehee

[quote=“microfilo”]alguem sabe se tem como fazer o java “conversar” com a placa aceleradora 3d?
[/quote]

alguem sabe a resposta pra minha pergunta?

A resposta pra sua pergunta microfilo:

o D3D (DirectX - Direct3D) e o OpenGL sao APIs q “conversam” com a placa 3D, ou seja as funcoes dessas APIs sao implementadas no hardware da placa.

Entao se da pro Java trocar umas ideias com D3D e OGL, indiretamente ele ta conversando com o hardware da placa