Jogos em Java

35 respostas
black_fire

E ai galera, blz?

Seguinte, resolvi colocar em prática um antigo sonho meu, e estou pensando em desenvolver um jogo 2d.

Alguém por ai tem alguma experiência no desenvolvimento de jogos com java?

Nunca programei jogos, estou algemado nos bancos de dados relacionais a anos. Sei que nos jogos, tem coisas como Sprite, a movimentação do background, som, etc, o único problema é que eu não sei onde começar… :frowning:

Vi no STD que J2ME possui algumas APIs para trabalhar com jogos. Posso encontrar as mesmas apis para J2SDK?

Um abraço galera, qualquer “luz” é bem vinda…

Fui… :wink:

35 Respostas

Bani

As APIs do J2ME (Game API) são só para J2ME mesmo. Mas tem umas frameworks não oficiais para jogos de desktop.

Minha sugestão é a seguinte: pegar um applet de algum jogo simples do mesmo estilo do que você quer desenvolver, descompilar, e dar uma olhadinha no código para ter uma idéia geral.

(obs.: torça para o desenvolvedor ter feito um jar… ficar caçando classe solta de applet sux)

louds

Minha sugestão é desenvolver 1 tamagoshi em midp 2.0
Se voce quiser até ajudo.
hehehehhe

black_fire

“louds”:
hehehehhe

Blz, louds, bora levantar um projeto de jogo. Semana que vem nós marca para tomar uma e falar sobre o jogo…

Falow… :wink:

black_fire

Só uma coisa o que exatamente é um tamagoshi? :oops:

black_fire

Achei… :oops:
Pô louds, um Bichinho Virtual!!! :oops:

Legal, nós se fala… :wink:

louds

cara
é o tipo de jogo perfeito para celulares
não exige um controle complexo
não exige um joystick
pode ser pausado sem problema algum a qualquer momento!

black_fire

É mais ou menos assim:

A criaturinha choca
Recebe um nome…
Fica doente
chora
dorme
e vai crecendo…
fica com depressão…
fica adolecente…
namora
pega dst… ops… dst não…

Se o dono não der atenção comida e outros ela morre…

É mais ou menos isso?

black_fire

:arrow: dá uma olhada…

louds

Por ai
mas lembresse que tamos falando de celulares
Então o coelhinho lilas do meu celular vai poder brincar com o ursinho laranja do celular da Bani e coisas do gênero.

E ideias de bichinhos fofinhos que todos nós amanos acho que todos aqui tem um bom know-how, afinal somos todos fans de happytreefriends.

black_fire

“louds”:
mas lembresse que tamos falando de celulares
Então o coelhinho lilas do meu celular vai poder brincar com o ursinho laranja do celular da Bani e coisas do gênero.

Cada tamagoshi vai poder ser relacionar um com o outro…
Pena que só conheço um kra que o celular tem suporte para J2ME :frowning:

Mas vem um emulador… …ufa…
Vou baixar o J2ME, já andei olhando a API.
http://wireless.java.sun.com/midp/articles/midp20/
Dá pra fazer um bocado de coisas… :slight_smile:

falow…

rigolin

hehe… Wireless Toolkit elitizado mesmo… sou fã dos emuladores…

vc leu o artigo da Bani na JavaMagazine? Mostra a estrutura de um joguinho em 2D (PacMan)…

viva o GUJ!

louds

Não tou preocupado com isso.
Com a fortuna que vamos fazer vendendo esse joguinho vamos poder comprar varios celulares com muitos G’s.

Eduardo_Bregaida

“black_fire”:
“louds”:
hehehehhe

Blz, louds, bora levantar um projeto de jogo. Semana que vem nós marca para tomar uma e falar sobre o jogo…

Falow… :wink:

Quero participar, sei q sou iniciante em java, mas creio q consigo ajudar mto, uma pq estou estudando p/ desenvolver games p/ celulares.

r_linux

Mas vai ter que ser em MIPD 2.0 mesmo ???
Quem ai tem celular com isso ???
Não dá pra começar com 1.0 não ???
hehehe… pretenções… :roll:

louds

Eu sugiro fazer com midp 2.0 pelos seguintes motivos:

-Quando terminado, celulares com midp 2.0 já estarão no mainstream.
-Mais facil fazer jogos com midp 2.0.
-O barato vai ser loco, não quero ver ele rodando em celular ralé.
-Acho eu que é mais facil fazer um backport para midp 1.0 depois.

r_linux

Vamos lá…

Vai demorar tanto assim ??? hehehe…

É… infelismente ainda não conheço a tecnologia… então não poderia dar uma opnião exata… ou pelo menos consideravel…

hehehehe… meu ralézinho aqui vai ter que rodar sim…

Pode até ser… mas teremos menos recursos… e mais recurso para menos recurso pode aver cortes…
:lol:

louds

Vamos lá…

Vai demorar tanto assim ??? hehehe…

Coloca ai uns 6 meses pelo menos.

Leia uma reportagem que saiu na javamagazine 10 sobre midp 2.0.

Veja bem, sou egoista, se não roda no meu, não roda no de ninguém. Por isso que sou a favor de usar midp 2.0 :wink:

“r_linux”:

Pode até ser… mas teremos menos recursos… e mais recurso para menos recurso pode aver cortes…

Bom, pra isso que vamos beber e discutir o assunto.

Bani

“r_linux”:

Eu até estava discutindo isso com alguém outro dia. Realmente vale mais a pena fazer em MIDP 2.0 para inicialmente poder focar na lógica da coisa e ter algo funcionando minimamente mais rápido e depois mudar para MIDP 1.0. No caso do tamagoshi as caracterísiticas exclusivas do MIDP 2.0 que seriam usadas são:
:arrow: animações da classe Sprite -> fácil de escrever em Java (poderia até dar um copy&paste do código no J2ME)
:arrow: obtenção do input do usuário -> essa é a parte mais chata. A GameCanvas faz isso nativamente de uma forma muito legal, e a gente vai ter que escrever um monte de listeners rodando meio fora do sincronismo do jogo. Mas são só uns listeners mesmo, dá para implementar tranquilamente
:arrow: pequenas alterações na forma como é feito o paint -> A classe Sprite tem seu paint (que pode ser copiado) e a GameCanvas lida com o buffer e renderiza a tela de forma sincronizada com a thread principal do jogo. Fazer um paint nosso decente é a parte que vai dar mais trabalho (e tem que ser feito direito porque costuma ser um dos gargalos da performance), mas também não é nada tão grave assim.

Acho que o maior problema para nós do fórum fazermos o jogo é a parte gráfica. Tem alguém aqui que sabe desenhar e animar bichinhos bonitinhos e fofinhos? E ainda fazer umas musiquinhas meigas também para dar mais charme ao jogo?
Talvez a gente possa começar fazendo algo não tão bonitinho e aí entrar em contato com a área de marketing do happy tree friends vendendo a idéia de mais um produto para merchandising deles… Aí vão ter até formas criativas de matar o tamagoshi… hehehehe

louds

Conheço algumas pessoas que estariam dispostas a colaborar nesta parte.

“Bani”:

Talvez a gente possa começar fazendo algo não tão bonitinho e aí entrar em contato com a área de marketing do happy tree friends vendendo a idéia de mais um produto para merchandising deles… Aí vão ter até formas criativas de matar o tamagoshi… hehehehe

Sim, poderiamos começar com uma cabeça animada do cv, o black-fire parece ter intimidade com esse assunto.

RodrigoSol

:smiley: Quero participar Também!!!

Acho que essa não é a hora de pensar em tecnologia.

O que precisamos agora é de um bom roteiro!

Depois é fazer esse roteiro virar storyboards…

cv1

Um cvgotchi? Nao sei se eh uma boa ideia, mas todo caso eu descolo o material grafico (nada como ter uma camera digital xumbrega e muito tempo sobrando :P)

Daniel_Quirino_Olive

Um cvgotchi? Nao sei se eh uma boa ideia, mas todo caso eu descolo o material grafico (nada como ter uma camera digital xumbrega e muito tempo sobrando :P)

Meu deus!! Vocês não podem estar falando sério…

louds

Qual o problema Daniel? Se quiser podemos fazer depois uma versão “esse membro não é bonito”.

Legal, vamos precisar de fotos sua fazendo altas caretas: forme, sono, triste, feliz, morto, entediado, sendo empalado, etc. Coisas que acontecem normalmente na vida de um e-mascote.

black_fire

Não seja por isso podemos fazer um danielGhoshi tbm, afinal vc já tem até o esteriótipo… :twisted:

Ou quem sabe até podemos montar uma turminha:
D.O.P.S.Gotchi

Estrelando:
PauloGotchi
BaniGotchi
DanielGotchi
RafaelGotchi
CvGotchi
AndréGotchi
GilmarGotchi
GuilhermeGotchi
e finalmente por último mas não menos importante o
JoãoGotchi…

PS: Não vale banir o meu nickname… :shock:

falow… :wink:

Daniel_Quirino_Olive

Não seja por isso podemos fazer um danielGhoshi tbm, afinal vc já tem até o esteriótipo… :twisted:

Ou quem sabe até podemos montar uma turminha:
D.O.P.S.Gotchi

Estrelando:
PauloGotchi
BaniGotchi
DanielGotchi
RafaelGotchi
CvGotchi
AndréGotchi
GilmarGotchi
GuilhermeGotchi
e finalmente por último mas não menos importante o
JoãoGotchi…

PS: Não vale banir o meu nickname… :shock:

falow… :wink:

Opa, pera lá. DanielGotchi nada. Não vai sair absolutamente nada com a minha imagem e/ou nome sem a minha permi$$ão expressa. Open-source o inferno: se forem zuar comigo, quero ganhar alguma coisa $$ :smiley:

cv1

Legal que tá todo mundo de acordo em comecar pelo Rodrigotchi, isso ae, galera unida! uhuuu! :smiley:

Mas a gente podia voltar ao assunto, por favor? :wink:

louds

Então, voltando ao assunto, agora que já decidimos que vamos ter um monte de coelhinhos rosas fofinhos na primeira leva.

Seria mais prático primeiro fazer a versão solitaria e depois pensar em como Moderadorgotchi de celulares diferentes vão interagir ou fazer do zero pensando em rede?

O primeiro nos permite obter resultado mais rápidos por que não vamos ter pensar do caos que é usar rede via celular, porêm pode acabar sendo necessario refazer coisa demais quando networking entrar.

O segundo é bem mais arriscado, vamos suportaralgo que, sabe lá deus quando, vai ser implementado, isso é prato cheio para over-enginering ou simplesmente errarmos a mira.

Existe, claro, uma última opção, que é logo apos as iterações iniciais do desenvolvimento já começarmos a incluir networking. Isso, obvio, vai aumentar o time-to-market bastante.

Mais importante que isso, vamos para o próximo assunto futil: Nomes dos bichinhos e do jogo, alêm de coisas como easter eggs, expansion packs e a versão 2.0 .

Eduardo_Bregaida

“r_linux”:
Mas vai ter que ser em MIPD 2.0 mesmo ???
Quem ai tem celular com isso ???
Não dá pra começar com 1.0 não ???
hehehe… pretenções… :roll:

1.0 é ruim e nao tem opções para som, já o 2.0 é mais facil de se trabalhar e tem melhor desempenho.

Bani

“louds”:
Então, voltando ao assunto, agora que já decidimos que vamos ter um monte de coelhinhos rosas fofinhos na primeira leva.

Seria mais prático primeiro fazer a versão solitaria e depois pensar em como Moderadorgotchi de celulares diferentes vão interagir ou fazer do zero pensando em rede?

O primeiro nos permite obter resultado mais rápidos por que não vamos ter pensar do caos que é usar rede via celular, porêm pode acabar sendo necessario refazer coisa demais quando networking entrar.

O segundo é bem mais arriscado, vamos suportaralgo que, sabe lá deus quando, vai ser implementado, isso é prato cheio para over-enginering ou simplesmente errarmos a mira.

Comunicação por http existe desde o MIDP 1.0. Outros tipos de comunicação over-the-air foram implantados logo depois, mas realmente é arriscado porque depende muito das operadoras. Seria legal usar aqueles recursos tipo detectar quando outro bichinho está perto do seu celular, mas difícil saber se isso vai funcionar na prática.

Melhor começar standalone mesmo. Acho pouco provável que tenha que mudar muita coisa para implementar networking.

louds

Voce ta falando de bluetooth ou outra coisa? Imagino a cena, você andando pela calçada quando teu celular começa a vibrar. Uma ligação? Uma mensagem MMS? Não! É o seu bichinho que achou um amigo perto e quer brincar.

“Bani”:

Melhor começar standalone mesmo. Acho pouco provável que tenha que mudar muita coisa para implementar networking.

Ok.

Bani

Eu estava pensando na API de localização. Aquela usada para saber onde está o celular de acordo com a distância das antenas e iniciar a aplicação se for o caso.
Mas bluetooth seria uma idéia ótima para essa parte de interação, afinal, não é tarifado pelas operadoras.

black_fire

:arrow: Bora marcar um dia esta semana para por as coisas no papel!

Um abraço… :wink:

cv1

Papel? Ponha no código! :smiley:

r_linux

Sabado ??? Domingo ??? Xiiii… já vou falando… sou fraco em Java :frowning:

M

eu sou um aluno de LTSI de 2 ano… e ando a estudar java… ainda nao domino mas tenho um grande interesse por java… gostaria era de criar mini jogos java… ja tentei descompilar mini jogos em jar pelo jcavaj mas nao consegui… tive a ver o midp 2.0 para tentar criar mas ta dificil porque nesta area nao tenho bases… cria era araanja um codigo java de um ou mais jogos java muito simples e apartir dai tentar entrepretar o codigo e ir criando por tentativas…algum me pode dar uma dicas ou uma lista de programas para começar a ver codigo… bgd

Criado 23 de novembro de 2003
Ultima resposta 14 de nov. de 2008
Respostas 35
Participantes 10