JOptionPane dentro de um catch

3 respostas
P

Pessoal estou tentando utilizar um JOptionPane dentro de um catch porém dá um erro de “Symbol Not Found”. O JOptionPane pode ser utilizado dentro de um catch?
Olhá o código:

}catch(FileNotFoundException fnfe){
            JOptionPane.showMessageDialog(this,
                    "Selecione pelo menos um item para o seu pedido!",
                    "Erro!",
                    JOptionPane.ERROR_MESSAGE);            
        }

3 Respostas

ronnypeterson

Primeiro: possível sim colocar um JOptionPane dentro do cath.
Segundo: acho q o erro do seu código está no primeiro parâmetro, pois não seria “this” mas sim “null”.

Tenta aí!

Mantu

ronnypeterson:

Segundo: acho q o erro do seu código está no primeiro parâmetro, pois não seria “this” mas sim “null”.

Tenta aí!

Não é bem por aí…
O primeiro parametro do showMessageDialog não tem que ser null. Se assim fosse, por que então ele existiria, uma vez que naum dá pra fazer nada com um null? Seri melhor então tirar aquele parâmetro do método. Este parâmetro é um Component, que é utilizado para indicar qual o Frame que tá disparando a JOptionPane. Quando passa null, a JOptionPane é exibida, geralmente, no meio da tela, caso contrário, no meio do Frame que foi passado pro parâmetro.

Tentando responder a pergunta:
Eu não costumo compilar nada de Java sem o Eclipse, mas me lembro de uma época de trevas quando eu ainda naum conhecia essa beleza de IDE e compilava tudo com o javac. Se não me engano, “Symbol not Found” dá quando ele não reconhece alguma palavra que vc escreveu. Não reconhece como classe, como palavra reservada, como variável, nada… Seria legal vc mostrar pra gente onde ele tá apontando esse erro (Se for o javac que vc tá usando, ele costuma colocar um acento circunflexo debaixo do ponto onde tá dando erro). Mas é bem provável que seja problema de import na sua classe. Veja se vc não está por acaso tentando utilizar uma classe que vc não importou no seu código.
Qq coisa, poste mais, ok?

P

Cara valeu, agora tá funcionando.

Criado 23 de junho de 2006
Ultima resposta 23 de jun. de 2006
Respostas 3
Participantes 3