[color=“darkblue”]Eu posso chamar um JOptionPane.showInputDialog atribuindo seu valor a uma variável do tipo int em vez de String?[/color] :?:
Eae blza?
Rapaz, o q vc pode fazer eh atribuir a 1 string 1 valor inteiro. Faca assim:
Exemplo:
public classe() {
public static void main(String Args[])
{
String numero;
int number;
numero = JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero");
number = Integer.parseInt(numero);
}
}
pronto ta ai…o valor q vc digitar no JOptionPane.showInputDialog vai ser passado pra a variavel Int number!
flw…
Be, infelizmente em Java todos os valores q s digitados pelo usuario sao entradas em String, somente depois disso vc ira analizar essa string e adequala a o seu caso.
No meu ponto de vista ajuda no tratamento de erro c o usuario digitar alguma coisa erra, ai ele ao inves de abortar a aplicacao como na maioria dos softwares vc o trataria com uma mensagem de erro!
BLZ? Qualquer duvida e so postar q nos tentamos te explicar da melhor maneira!!
Espero q tenha ajudado…
Abracao e te +
[quote=“Ratinho”]No meu ponto de vista ajuda no tratamento de erro c o usuario digitar alguma coisa erra, ai ele ao inves de abortar a aplicacao como na maioria dos softwares vc o trataria com uma mensagem de erro!
quote]
Realmente, é bem melhor mesmo pro usuário que “não saberia” porque o programa abortou, mas assim, se ele infor mar um caracter “A” em uma string que viraria um número, qual a melhor maneira para quando o usuário clicar “OK” aparecer um diálogo dizendo que ele deve informar apenas números? Precisa de estrutura de repetição ou só de if?
Slask. pra vc atribuir o valor da string digitada para um inteiro vc tem q usar o metodo parse.int de uma olhada no codigo simplezinho q fiz :
import javax.swing.JOptionPane;
public class Converte {
public static void main( String[] args ) {
String entrada;
int num;
entrada = JOptionPane.showInputDialog( " Digite um numero inteiro " );
num = Integer.parseInt( entrada ); // aqui ele converte a String
num = num * 5;
JOptionPane.showMessageDialog( null,
" Numero multiplicado por 5 e = " + num,
" Resultado da operacao ",
JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );
System.exit( 0 )
}
}
O método parse.int não precisa ser importado de nenhuma classe pois ja esta na classe java.lang, esta ja vem importada altomaticamente.
Espero q tenha tirado a sua duvida.
Abracao e te +
Be, depende do caso q vc vai precisar, mas o q nos programador mais usamos e um while mesmo, por veja so, se eu tiver fazendo um cadastro e precisar q o usuario digite a informacao correta? Pois vc sabe ne, usuario e usuario!! rsrsrs
Mas alem do while tem um tratamento de erro bem melhor o chamado try/catch. Este com certeza e mais usado em aplicacoes comerciais, pois testa condicao por condicao e depois da o resultado conforme os valores logicos das condicoes…
Tipo agora to na facul, mas depois da meia noite eu to td dia no MSN, me adiciona la e ai nos trocamos umas ideias, ai da pra eu te explicar melhor!
Abracao e te +
cara, to na facul tbm… vou adicionar mas não to podendo entrar depois da meia noite, talvez a gente se esbarre… flow e vlew