JPA - Anotações ou XML para modelagem O/M

1 resposta
warley

Olá a todos,

Pessoal eu estou estudando com o livro EJB 3 em ação e terminei a parte de JPA.
Mas no capítulo 11 (Empacotando aplicações EJB 3) o autor fala o seguinte:

Eu gostaria de saber de alguêm que tabalha com o JPA em algum projeto grande usando anotações se teve algum problema ou dificuldade, porque eu particularmente não concordo com a idéia do autor.
O grande barato que eu achei no JPA foram as anotações pq quando eu trabalhei com o hibernate tinha aquele monte de aquivo hbm para configurar que era um saco.

Abraço a todos.

1 Resposta

fantomas

Esse assunto é polêmico, cada um tem uma idéia a respeito.

Já trabalhei em um projeto que utilizava xml e outro annotations, o que pude perceber foi o seguinte:

a) Com xml as classes de entidade ficam bem limpas e alterações no mapeamento não requer compilação porem é muito chato construir estes docs (xmls).

b) Com annotations algumas classes ficaram extremamente poluidas, muitas delas com código hql misturado; por outro lado éra mais fácil obter a idéia que o código da classe transmitia pelo fato do mapeamento e a estrutura da classe estarem em um mesmo fonte. E diferente do xml, quando tinha que alterar alguma coisa no mapeamento tinha que recompilar.

Ao meu ver estas idéias funcionam muito bem, principalmente a annotations se o seu banco de dados for preparado para trabalhar dessa maneira; se o seu mapeamento tiver que se submeter a uma estrutura (principalmente legada) toda diferente ou que siga a risca as regras de normalização vc vai encontrar vários PRÓS e CONTRAS.

Isso tudo só vai tomar um caminho mais sano quando estivermos trabalhando com banco de dados OO, tudo o que existe hoje em relação à isso na minha opinião é, vamos dizer assim, GAMBIARRA; alguns bem feito poderosos e flexiveis mas ainda assim gambi.

flws

Criado 4 de novembro de 2008
Ultima resposta 5 de nov. de 2008
Respostas 1
Participantes 2