JPA Criteria Sucks

9 respostas
Felagund

Ia escrever aqui, acabei escrevendo no blog, e gostaria de saber a opnião de vocês sobre a API Criteria do JPA 2

http://blog.rollingwithcode.com/2011/01/jpa-20-criteria-sucks.html

9 Respostas

romarcio

Eu não uso JPA e nem JPA2, costumo usar hibernate puro mesmo.

Hj mesmo li em um post, aqui no forum, um comentário dizendo que a Criteria do JPA2 era bem complicada.
Vi no seu blog e realmente parece ser, o que me parece é que tentaram reinventar a roda e ainda deixaram ela cheia de cantos.
Ou tem um modo obscuro que torne mais fácil ;D

adriano_si

romarcio:

Hj mesmo li em um post, aqui no forum, um comentário dizendo que a Criteria do JPA2 era bem complicada.
Vi no seu blog e realmente parece ser, o que me parece é que tentaram reinventar a roda e ainda deixaram ela cheia de cantos.

Sempre imaginei que toda nova espec da JPA incorporasse o Hibernate em sua versão atual… Errei nesse ponto ???

Felagund

romarcio:

Achei que invetaram muita firula pra pouco resultado, não achei legal não.

aluisiodsv

Eu achei bem útil.
Qndo usei achei mais fácil do que fazer toda a query.

edit: Se usa hibernate, usa JPA 2. A não ser q esteja usando versões antigas.

edit: Eu usei o criteria api do hibernate. Não do JPA.

M

Se estiver enganado, me corrijam. O JPA 2 foi baseado no Eclipselink, então provavelmente a sintexe de Criteria dele é igual à do Eclipselink. Da mesma forma que a JPA 1.0 foi baseada no toplink, da Oracle.

jaboot

Eu estou fazendo uma aplicação com OpenJPA e estou bem receoso em utilizar o Criteria.

O bom, é que, por exemplo, se mudar o nome da tabela (entity), o eclipse vai avisar na hora onde tem que mudar… com jpql vou ter que ficar procurando nome de tabela em meio de string.
Acredito que em termos de performance, os dois rodem da mesma forma.

Realmente Criteria é mais vantajoso se você for fazer queries fáceis, sem muita complicação, sem muitos Joins e tudo mais… senão é dor de cabeça.

Marck

Olá

Uma vez eu tentei inventar uma api de Criteria:
http://toobject.wordpress.com/2010/03/17/list-toenumarable/

M

Poir é, isso em qualque implementação do JPA. Demorei muito pra usar Hibernate por causa disso, não gosto de soluções que resolvem só parte do problema. Tem hora que a impressão que se dá é que o JPA e Hibernate resolveram um problema mas criaram outros.

fredferrao

Santa salada de frutas BATMAN!!!

Por sera que passa ano, e mais ano e mais ano e mais anos, e mesmo assim parece que todos misturam o que é JPA x EclipseLink x Toplink x Hibernate??? :shock: :shock: :shock:

Vamos ao basico:

JPA = Uma especificação ou seja uma JSR(a 2.0 é a JSR 317)

Toplink = Implementação de referencia da JPA 1.0

EclipseLink = Implementação de referencia da JPA 2.0

Hibernate = bom todo mundo sabe.

• Hibernate tem uma implementação da JPA = Sim tem.

• Posso usar Hibernate puro sem JPA = sim

Criado 10 de janeiro de 2011
Ultima resposta 10 de jan. de 2011
Respostas 9
Participantes 8