oi gente, eu estou começando a aprender java,
estou muito enrrolado em usar persistência, tenho uma tarefa da disciplina, alguém me diga como criar um projeto no netbeans
da maneira abaixo , que as classes eu tento fazer, realmente acho complicado !
implementar usando JPA:
1- Criar uma consulta usando NamedQuery.
2- Criar uma consulta usando Criteria do JPA.
3- Criar e configurar uma camada Dao utilizando Hibernate, com as operações CRUD.
4- Implementar as mesmas consultas (1 e 2) utilizando Hibernate.
Todos os alunos deve enviar e apresentar os seus códigos.
Digão rapaz o professor explica as coisas numa agilidade, ele não explica jpa apenas
manda a gente aprender, ele dá a grade da disciplina normal , persistência a gente deve aprender fora a parte
mas saber fazer.
Felipe_Gustavo
sim Digão e nessa tarefa a gente deve implementar um modelo qualquer de programa
Rodrigo_Sasaki
bom, se você tem o banco de dados configurado, o post do blog do jakefrog que o leonardo postou ali acima vai te dar todos os exemplos que você precisa.
Se encontrar alguma dificuldade pra implementar o DAO ou as Entidades, poste aqui.
você ja chegou a trabalhar com persistência usando JDBC?
Felipe_Gustavo
Consegui depois de muita luta, entendi !
Agora , na minha classe modelo eu tenho alguns Named Query definidos, a primeira questão é para mim criar um !
Eu acredito que eu precise utilizá-lo também.
Sugestões?
Desde já obrigado, os artigos que vocês me passaram clarearem minhas ideias.
Hebert_Coelho
Criar um oq? Não deu para entender.
Você viu no post lá em cima (muito boa a indicação do leonardoterrao :lol: :lol: :lol:) como cria e utilizar NamedQuery?
Basta declarar na classe e depois chamar via classe Query.
leonardoterrao
Felipe_Gustavo ai está um exemplo de com declarar e utilizar uma NamedQuery!
muito bom seu blog em jakefrog! ;D
Para declarar a NamedQuery
@Entity@Table(name="WEB_AMBIENTE")@NamedQueries({@NamedQuery(name="WebAmbiente.ConsultaCodigo",query="SELECT wa FROM WebAmbiente wa where wa.cdAmbiente = :cdAmbiente")})publicclassWebAmbienteimplementsSerializable{....
e para utilizar
publicList<WebAmbiente>carregarAmbiente(StringcdAmbiente){em.clear();em.getTransaction().begin();List<WebAmbienteDTO>webAmbientes=null;try{// nome da NamedQuery que foi declarado (nomeParametro, Valorparametro) webAmbientes=newArrayList<WebAmbiente>(em.createNamedQuery("WebAmbiente.ConsultaCodigo").setParameter("cdAmbiente",cdAmbiente).getResultList());em.getTransaction().commit();}catch(Exceptione){em.getTransaction().rollback();e.printStackTrace();}returnwebAmbientes;}
Felipe_Gustavo
Agora sim !!!
beleeeeeza !
Obrigado!
Felipe_Gustavo
leonardoterrao:
Felipe_Gustavo ai está um exemplo de com declarar e utilizar uma NamedQuery!
muito bom seu blog em jakefrog! ;D
Para declarar a NamedQuery
@Entity@Table(name="WEB_AMBIENTE")@NamedQueries({@NamedQuery(name="WebAmbiente.ConsultaCodigo",query="SELECT wa FROM WebAmbiente wa where wa.cdAmbiente = :cdAmbiente")})publicclassWebAmbienteimplementsSerializable{....
e para utilizar
publicList<WebAmbiente>carregarAmbiente(StringcdAmbiente){em.clear();em.getTransaction().begin();List<WebAmbienteDTO>webAmbientes=null;try{// nome da NamedQuery que foi declarado (nomeParametro, Valorparametro) webAmbientes=newArrayList<WebAmbiente>(em.createNamedQuery("WebAmbiente.ConsultaCodigo").setParameter("cdAmbiente",cdAmbiente).getResultList());em.getTransaction().commit();}catch(Exceptione){em.getTransaction().rollback();e.printStackTrace();}returnwebAmbientes;}
Leonardo no meu está dando errado, eu acredito que esse seu em = entity manager né?
porque o meu emf não está fazendo, diz que o o createNamedQuery não existe
leonardoterrao
Sim, este é meu "em" é meu EntityManager.
Eu tenho uma classe chamada AbstractDAO que cria uma unica conexão.
Para utilizar ela eu declaro o EntityManager na minha classe que vou utilizar e crio a conexão para ele.
EntityManager em = AbstractDAO.getEMF().createEntityManager();
Aqui está minha classe que fabrica as conexões se quiser utilizar é bem interessante!
Faz eles apresentar pra turma e explicar o fonte! HAHAHAHHA
thassiano
Olá Pessoal,
Creio que esse perfil seja um “fake”, pois essa tarefa passei para meus alunos semana passada! E essa pessoa da foto não conheço, e não existe esse nome de aluno matriculado na disciplina!
Que bom que meus alunos aprenderam a usar um fórum, se isso motiva-los a lerem mais! Ótimo!
E lembrando aos meus alunos, a última frase da tarefa: “Todos os alunos deve enviar e apresentar os seus códigos.”