Boa tarde pessoal.
Estou com algumas dúvidas de como estruturar meu projeto que usará JPA, EJB.
Criei um projeto JPA e nele criei 2 entidades de testes mapeadas a um banco de dados existente.
Como no projeto JPA não posso não consegui criar o bean (não sei se posso), criei um projeto ejb separado, estou criando um método no meu bean que retorna a lista das entidades que criei no JPA., só que não sei como importo estas entidades para o projeto ejb.
Meus planos são criar um application project usando openejb e depois usar estes 2 projetos acima para rodar os testes.
Não entendi muito bem como vou fazer para mapear e testar esses projetos, por ex não sei se faço um bean depois extraio um jar e faço o deploy no application project junto com outro jar contendo as entidades do projeto JPA.
Procurei bastante mas nao consegui nenhum tutorial que me desse uma noção de como estruturar esse projeto usando application project, EJB e entidades JPA.
Alguém pode me dar uma luz ai?
Desde já muito obrigado.
Então cara, se existisse um tutorial fácil assim não seria necessário um líder técnico.
Ao invés de criar um projeto para o JPA e um para EJB crie os dois no mesmo.
lfelipelias
aluisiodsv:
Então cara, se existisse um tutorial fácil assim não seria necessário um líder técnico.
Ao invés de criar um projeto para o JPA e um para EJB crie os dois no mesmo.
No caso criaria um application project e neles eu criaria meus ejbs e entidades JPA direto?
aluisiodsv
Então, qual IDE está usando ?
Isso aí não significa muita coisa. A não ser q estiver usando NetBeans, q controla tudo o q vc faz.
Recomendo usar o Eclipse. Qualquer projeto pode ser de qualquer coisa.
Recomendo ainda usar o Maven, ele prepara sua aplicação para o que quiser, por exemplo o EJB.
lfelipelias
To usando eclipse com open ejb e plugin eclipseLink para JPA
aluisiodsv:
Então, qual IDE está usando ?
Isso aí não significa muita coisa. A não ser q estiver usando NetBeans, q controla tudo o q vc faz.
Recomendo usar o Eclipse. Qualquer projeto pode ser de qualquer coisa.
Recomendo ainda usar o Maven, ele prepara sua aplicação para o que quiser, por exemplo o EJB.
aluisiodsv
Pode criar um Java Project normal e fazer isso então.
alanbrasil1984
cara acho que ta havendo erro de conceito da sua parte, EJB é uma coletanea de técnologias que entre elas inclui o JPA, então vc pode usar um tutorial de EJB que será muito melhor para vc iniciar a estruturar do seu projeto EJB.
lfelipelias
Estou meio perdido mesmo, mas consegui configurar aqui o facets de um projeto EJB para usar o JPA em um projeto EJB que criei, ai farei as entidades, os beans e depois via um web project vou fazer o acesso a um enterprise project no qual deixarei o jar do EJB project.
Quero usar essa estutura.
Galera obrigado pela ajuda ein
aluisiodsv
aUHuahuaUhUauhuAh … coletânea de tecnologias ?? De onde vc tirou isso ??
EJB é uma tecnologia. Pode usá-la do jeito que quiser.
Mas o legal é usar JPA, Hibernate e EJB.
aluisiodsv
Mas pode usar EclipseLink tbm, ao invés de Hibernate.
alanbrasil1984
estpu falando de um modo que o cara compreenda.
falar que vc pode usar com um Ds ou EclipseLink não o ajuda.
ve se te ajuda, e primeiro não estou aqui pra discutir conhecimento.
aluisiodsv
Como eu disse é meio complicado encontrar um turorial pro EJB. O tutorial q o alan passou é muito antigo.
Use o EJB 3 que é configurável por annotations, senão vc vai se complicar demais com XMLs (sem contar q é antigo).
alanbrasil1984
mais ja é algo, eu te indicaria usar um projeto somente com jpa, e depois partir pra ejb e primeiro saber se EJB é viavel na sua situação.
lfelipelias
Caros amigos conheço bastante a parte teórica de EJB 2.1 e 3.0 pois estou a uns meses estudando pra tirar a certificação. A dificuldade mesmo é só referente a como construir o projeto de forma a usar tudo isso de uma vez. Estou usando EJB 3.0 com annotations e td mais.
Atenciosamente
aluisiodsv
A complexidade de aprender JPA e EJB ao mesmo tempo pode te desanimar, vc tem essas certificações aí … mas vc trabalha com isso ?
Se trabalha, tranquilo … o q falta mesmo é o pé inicial. Se ainda não trabalha, assim como o alan disse é melhor pegar experiência com JPA primeiro, só depois com EJB.
aluisiodsv
Lembrando que conhecer a parte teórica, apesar de importante, não significa nada na hora de programar.
É aí q o bixo pega e é aí que os professores q só dão aula se apertam.
lfelipelias
Quanto a parte conceitual da coisa estou bem preparado pois como disse ja estou alguns meses estudando.
Estudei Head First EJB 2.1, Mastering EJB 3.0, Keith - Pro EJB 3 - Java Persistence API [JPA] , acabei de ler a documentação ejb-3_0-fr-spec-ejbcore e agora to começando a documentação, ejb-3_0-fr-spec-ejbpersistence.
Já trabalho com java mas web, banco e diversas outras coisas e agora estou iniciando com enterprise applications.
Vamos torcer pra essas dificuldades iniciais logo passarem.
Galera muito obrigado ein!
aluisiodsv:
A complexidade de aprender JPA e EJB ao mesmo tempo pode te desanimar, vc tem essas certificações aí … mas vc trabalha com isso ?
Se trabalha, tranquilo … o q falta mesmo é o pé inicial. Se ainda não trabalha, assim como o alan disse é melhor pegar experiência com JPA primeiro, só depois com EJB.
lfelipelias
Sei bem disso, mas preciso começar por algum lugar certo?
hehehe
aluisiodsv:
Lembrando que conhecer a parte teórica, apesar de importante, não significa nada na hora de programar.
É aí q o bixo pega e é aí que os professores q só dão aula se apertam.