JPA, EJB, Hibernate e Spring

4 respostas
pedroabs

Caros colegas;

Estou interessado em estudar o Spring Framework

Porém a minha dúvida é em relação aos pré-requisitos do framework. Se é necessário estudar antes:
EJB
JPA / Hibernate

Ou se posso cair no estudo diretamente no framework Spring?

Muito grato de sua atenção !

4 Respostas

Alexandre_Saudate

O Spring é um framework de injeção de dependências. Ponto.

Ele é compatível com todas essas tecnologias citadas por você (inclusive EJB), mas elas não são pré-requisito para o estudo de Spring. Ele é mais indicado para o caso em que você já tenha essas tecnologias implantadas e queira integrar com outros módulos do seu sistema.

[]'s

pedroabs

Caro asaudate;

Pelo que eu andei lendo, o Spring é muito mais do que um framework de injeção de dependências.

Ele possui vários recursos voltados para o desenvolvimento enterprise.

Log
Segurança
Transação
Aspectos

Mas, a dúvida que fica em minha cabeça é:

Será que as funcionalidades que o EJB disponibiliza são redundantes no Spring Framework?
Será, então, que como EJB é a implementação padrão, vale a pena estudá-lo antes para se ter um melhor aproveitamento no aprendizado do Spring?

Muito agradecido de sua resposta !

Pedro Abs

Alexandre_Saudate

Então… essa é uma dúvida que está por aí mais ou menos desde que o EJB e o Spring existem. Eles são um tanto que antagônicos, ou seja, o EJB e o Spring possuem as mesmas funcionalidades (apesar de que o Spring pode ter uma interação com EJB, quando o contrário não é verdadeiro).

Mas acho que não é imprescindível conhecer EJB para conhecer Spring. O ideal seria que você conhecesse os dois, mas um não é pré-requisito para o outro.

[]'s

pedroabs

Ok asaudate, fico muito agradecido de sua resposta.

Pedro Abs

Criado 11 de janeiro de 2012
Ultima resposta 11 de jan. de 2012
Respostas 4
Participantes 2