dlucchesi:
Galera,
Valew pelos posts. Mas novamente, após refletir e pesquisar sobre suas respostas, outras dúvidas 
Se eu usar, conforme me indicaram FetchTYPE.LAZY, num ambiente de páginas JSF (request scope) ou mesmo EJBs Stateless, isso não pode gerar excessões por utilizar essa estratégia de relacionamento?
Estou pesquisando melhor o Criteria.
Se, como o maior abandonado indicou, fazer um merge das entidades secundárias ao relacionamento resolver, sou obrigado a fazer isso sempre?
Valew mesmo galera, estão me ajudando muitíssimo
cada caso é um caso… vamos supor um exemplo, se você tiver pessoa e endereço, sendo que pessoa tem x endereços. supondo que você recuperou as pessoas em session bean stateless com o endereço lazy e fechou o entity manager.
ai em outra chamada a um session bean stateless você pega essa pessoa e chama o método getEndereço. Você até tem o objeto da pessoa, ele foi retornado por um entity manager mas ele ja foi fechado, sendo assim seu objeto pessoa não está mais gerenciado, se você chamar o método vai ter um lazy initialization. Para resolver isso você precisa dar um merge no seu objeto pessoa, para que ele fique gerenciado, ai então chamar o método getEnderecos. Desta forma pelo objeto voltar a ser gerenciado quando você der o merge, não vai dar erro, vai fazer a query e poopular os objetos endereço quando você chamar o getter. O mesmo vale para você dar updates ou deletes neste objeto pessoa (indiferente ao fetchType escolhido). Ou então se seu EntityManager estiver injetado, você poderia mudar o session bean por exemplo para statefull e assim manter a sessão aberta até o bean terminar.
Como falei, cada caso é um caso, você só vai precisar ter este trabalho em casos onde vai usar estes recursos e a sessão que os gerencia ja tiver sido fechada, não é em todos os lugares…