Jpa +ireport

9 respostas
R

bom dia, qdo utilizo hibernate com ireport uso os xml, mas quero trabalhar com jpa no caso como iria passar pro ireport meus arquivos pra trabahar com hql dentro dele?

9 Respostas

smorigo

Olá Rogerio tudo blz?
Bom estou começando a utilizar iReport com JPA/Spring/Hibernate, acredito que voce esteja utilizando uma versão do iReport antiga, que ainda não possui suporte a esta arquitetura, baixe a versão atual 2.02 que vc vai conseguir… qualquer coisa é so gritar…

[]s

R

certo vou baixar a versão, mas vou colocar meus beans dentro da pasta do ireport so isso???

R

sou meio inesperiente nisso so fiz com hibernate com ajuda de um amigo, mas kro trabalar com jpa agora entaum se postar tipo um passo a passo agradeçeria mto!!!

J

E ae? Alguma novidade nisso? Estou procurando justamente uma solução sobre isso, tenho um sistema desenvolvido no Netbeans 6 utilizando jpa para conexão com o banco, mas desenvolvi os relatórios utilizando o iReport 2.0.2 e não consigo entender como vou utilizar esse tipo de conexão dentro do iReport, já procurei na web mas não consegui encontrar nada a respeito… alguém pode ajudar?

Obrigado.

A

Amigo, você está procurando de uma forma talvez errada.
Muita gente aprende a utilizar o iReport em vez do JasperReports. Ai está o segredo, a maioria dos problemas se resolvem procurando pelo JasperReports que execute isso ou aquilo. O iReport, assim como NetBeans e Eclipse, é uma interface gráfica bonitinha pra resolver o design com mais facilidade. Mas os problemas mais cabeludos, muitas vezes são colocados no iReport com erros. Por exemplo, usar Hibernate + Annotation diretamente no iReport, ele gera um erro, por não utilizar o AnnotationConfiguration para se conectar, mas no uso do aplicativo, isso funciona perfeitamente bem.
Mas para responder a dúvida, no iReport, configure os arquivos em Options > Classpath (arquivos e diretórios), blz?
Depois, crie uma conexão utilizando EJB QL (para JPA) ou Hibernate para Hibernate sem Annotations.

Qualquer problema maior, comunique.

[]'s

J

ajaxinaction:
Amigo, você está procurando de uma forma talvez errada.
Muita gente aprende a utilizar o iReport em vez do JasperReports. Ai está o segredo, a maioria dos problemas se resolvem procurando pelo JasperReports que execute isso ou aquilo. O iReport, assim como NetBeans e Eclipse, é uma interface gráfica bonitinha pra resolver o design com mais facilidade. Mas os problemas mais cabeludos, muitas vezes são colocados no iReport com erros. Por exemplo, usar Hibernate + Annotation diretamente no iReport, ele gera um erro, por não utilizar o AnnotationConfiguration para se conectar, mas no uso do aplicativo, isso funciona perfeitamente bem.
Mas para responder a dúvida, no iReport, configure os arquivos em Options > Classpath (arquivos e diretórios), blz?
Depois, crie uma conexão utilizando EJB QL (para JPA) ou Hibernate para Hibernate sem Annotations.

Qualquer problema maior, comunique.

[]'s

Pois é na configuração do classpath que está o problema, Eu já coloquei o path de onde fica o jar do meu aplicativo, já coloquei os jars do toplink mas continuo recebendo a mensagem “No persistence provider for EntityManager named cdlPU”. Pode ser que eu não saiba o caminho das pedras pra criar esse relatório, estou tentando criar o relatório através da opção do menu Data/Conexões - Fonte de dados e estou tentando criar uma nova “Conexão EJBQL”, no nome da unidade persistente eu estou inserido o nome que eu dei no projeto pelo Netbeans, no meu caso cdlPU, o mesmo nome que consta no arquivo persistence.xml. É assim mesmo?

Obrigado pela ajuda.

A

Faça assim colega,

Execute o iReport através do .bat se estiver usando Windows. Isso lhe dará visão de alguns erros que você não esteja tendo na saída pelo iReport. Ai você posta os erros aqui.

[]'s

J

ajaxinaction:
Faça assim colega,

Execute o iReport através do .bat se estiver usando Windows. Isso lhe dará visão de alguns erros que você não esteja tendo na saída pelo iReport. Ai você posta os erros aqui.

[]'s

Cara, incrível, consegui realizar a conexão, claro, estava faltando no classpath o jar da minha aplicação, eu havia colocado de tudo antes, os jars do toplink, do jpa, o diretório onde estava o jar da minha aplicação, mas exatamente com o jar eu não havia testado, agora conectou, vou adiante, mas fica a dica pro resto do pessoal, no classpath OBRIGATORIAMENTE deve estar presente o jar da aplicação desenvolvida.

Agora, você me deu uma ótima dica, executar o iReport através da linha de comando para ver as mensagens de erros, incrível como as vezes nos esquecemos de alguns procedimentos básicos, estou utilizando Ubuntu 7.10, acessando o iReport através do shell retornou alguns erros (que pelo visto não influenciaram na conexão) e não sei se são normais (se é que existem erros normais…), desde já agradeço pelas dicas, valeu mesmo!!!

Segue abaixo os erros ao iniciar o iReport pelo shell:

je@Je:~/Programas/iReport-2.0.2$ ./iReport.sh

(:6488): Gtk-WARNING **: Attempting to add a widget with type GtkButton to a GtkComboBoxEntry (need an instance of GtkEntry or of a subclass)

(:6488): Gtk-CRITICAL **: gtk_widget_realize: assertion `GTK_WIDGET_ANCHORED (widget) || GTK_IS_INVISIBLE (widget)’ failed

(:6488): Gtk-CRITICAL **: gtk_paint_box: assertion `style->depth == gdk_drawable_get_depth (window)’ failed

(:6488): Gtk-CRITICAL **: gtk_paint_box: assertion `style->depth == gdk_drawable_get_depth (window)’ failed

J

Apenas pra não deixar o tópico sem uma resposta, já que eu consegui fazer o relatório, quem se interessar postei umas dicas em http://www.guj.com.br/posts/list/66684.java#381170

Não sei se é a melhor forma de fazer, mas quem tiver outra ideia insira um novo post. Aceito sugestões para melhorar.

[]'s

Criado 13 de outubro de 2007
Ultima resposta 25 de out. de 2007
Respostas 9
Participantes 4