Jpa +ireport

bom dia, qdo utilizo hibernate com ireport uso os xml, mas quero trabalhar com jpa no caso como iria passar pro ireport meus arquivos pra trabahar com hql dentro dele?

Olá Rogerio tudo blz?
Bom estou começando a utilizar iReport com JPA/Spring/Hibernate, acredito que voce esteja utilizando uma versão do iReport antiga, que ainda não possui suporte a esta arquitetura, baixe a versão atual 2.02 que vc vai conseguir… qualquer coisa é so gritar…

[]s

certo vou baixar a versão, mas vou colocar meus beans dentro da pasta do ireport so isso???

sou meio inesperiente nisso so fiz com hibernate com ajuda de um amigo, mas kro trabalar com jpa agora entaum se postar tipo um passo a passo agradeçeria mto!!!

E ae? Alguma novidade nisso? Estou procurando justamente uma solução sobre isso, tenho um sistema desenvolvido no Netbeans 6 utilizando jpa para conexão com o banco, mas desenvolvi os relatórios utilizando o iReport 2.0.2 e não consigo entender como vou utilizar esse tipo de conexão dentro do iReport, já procurei na web mas não consegui encontrar nada a respeito… alguém pode ajudar?

Obrigado.

Amigo, você está procurando de uma forma talvez errada.
Muita gente aprende a utilizar o iReport em vez do JasperReports. Ai está o segredo, a maioria dos problemas se resolvem procurando pelo JasperReports que execute isso ou aquilo. O iReport, assim como NetBeans e Eclipse, é uma interface gráfica bonitinha pra resolver o design com mais facilidade. Mas os problemas mais cabeludos, muitas vezes são colocados no iReport com erros. Por exemplo, usar Hibernate + Annotation diretamente no iReport, ele gera um erro, por não utilizar o AnnotationConfiguration para se conectar, mas no uso do aplicativo, isso funciona perfeitamente bem.
Mas para responder a dúvida, no iReport, configure os arquivos em Options > Classpath (arquivos e diretórios), blz?
Depois, crie uma conexão utilizando EJB QL (para JPA) ou Hibernate para Hibernate sem Annotations.

Qualquer problema maior, comunique.

[]'s

[quote=ajaxinaction]Amigo, você está procurando de uma forma talvez errada.
Muita gente aprende a utilizar o iReport em vez do JasperReports. Ai está o segredo, a maioria dos problemas se resolvem procurando pelo JasperReports que execute isso ou aquilo. O iReport, assim como NetBeans e Eclipse, é uma interface gráfica bonitinha pra resolver o design com mais facilidade. Mas os problemas mais cabeludos, muitas vezes são colocados no iReport com erros. Por exemplo, usar Hibernate + Annotation diretamente no iReport, ele gera um erro, por não utilizar o AnnotationConfiguration para se conectar, mas no uso do aplicativo, isso funciona perfeitamente bem.
Mas para responder a dúvida, no iReport, configure os arquivos em Options > Classpath (arquivos e diretórios), blz?
Depois, crie uma conexão utilizando EJB QL (para JPA) ou Hibernate para Hibernate sem Annotations.

Qualquer problema maior, comunique.

[]'s[/quote]

Pois é na configuração do classpath que está o problema, Eu já coloquei o path de onde fica o jar do meu aplicativo, já coloquei os jars do toplink mas continuo recebendo a mensagem “No persistence provider for EntityManager named cdlPU”. Pode ser que eu não saiba o caminho das pedras pra criar esse relatório, estou tentando criar o relatório através da opção do menu Data/Conexões - Fonte de dados e estou tentando criar uma nova “Conexão EJBQL”, no nome da unidade persistente eu estou inserido o nome que eu dei no projeto pelo Netbeans, no meu caso cdlPU, o mesmo nome que consta no arquivo persistence.xml. É assim mesmo?

Obrigado pela ajuda.

Faça assim colega,

Execute o iReport através do .bat se estiver usando Windows. Isso lhe dará visão de alguns erros que você não esteja tendo na saída pelo iReport. Ai você posta os erros aqui.

[]'s

[quote=ajaxinaction]Faça assim colega,

Execute o iReport através do .bat se estiver usando Windows. Isso lhe dará visão de alguns erros que você não esteja tendo na saída pelo iReport. Ai você posta os erros aqui.

[]'s[/quote]

Cara, incrível, consegui realizar a conexão, claro, estava faltando no classpath o jar da minha aplicação, eu havia colocado de tudo antes, os jars do toplink, do jpa, o diretório onde estava o jar da minha aplicação, mas exatamente com o jar eu não havia testado, agora conectou, vou adiante, mas fica a dica pro resto do pessoal, no classpath OBRIGATORIAMENTE deve estar presente o jar da aplicação desenvolvida.

Agora, você me deu uma ótima dica, executar o iReport através da linha de comando para ver as mensagens de erros, incrível como as vezes nos esquecemos de alguns procedimentos básicos, estou utilizando Ubuntu 7.10, acessando o iReport através do shell retornou alguns erros (que pelo visto não influenciaram na conexão) e não sei se são normais (se é que existem erros normais…), desde já agradeço pelas dicas, valeu mesmo!!!

Segue abaixo os erros ao iniciar o iReport pelo shell:

je@Je:~/Programas/iReport-2.0.2$ ./iReport.sh

(:6488): Gtk-WARNING **: Attempting to add a widget with type GtkButton to a GtkComboBoxEntry (need an instance of GtkEntry or of a subclass)

(:6488): Gtk-CRITICAL **: gtk_widget_realize: assertion `GTK_WIDGET_ANCHORED (widget) || GTK_IS_INVISIBLE (widget)’ failed

(:6488): Gtk-CRITICAL **: gtk_paint_box: assertion `style->depth == gdk_drawable_get_depth (window)’ failed

(:6488): Gtk-CRITICAL **: gtk_paint_box: assertion `style->depth == gdk_drawable_get_depth (window)’ failed

Apenas pra não deixar o tópico sem uma resposta, já que eu consegui fazer o relatório, quem se interessar postei umas dicas em http://www.guj.com.br/posts/list/66684.java#381170

Não sei se é a melhor forma de fazer, mas quem tiver outra ideia insira um novo post. Aceito sugestões para melhorar.

[]'s