Jpa +ireport

bom dia, qdo utilizo hibernate com ireport uso os xml, mas quero trabalhar com jpa no caso como iria passar pro ireport meus arquivos pra trabahar com hql dentro dele?

Olá Rogerio tudo blz?
Bom estou começando a utilizar iReport com JPA/Spring/Hibernate, acredito que voce esteja utilizando uma versão do iReport antiga, que ainda não possui suporte a esta arquitetura, baixe a versão atual 2.02 que vc vai conseguir… qualquer coisa é so gritar…

[]s

certo vou baixar a versão, mas vou colocar meus beans dentro da pasta do ireport so isso???

sou meio inesperiente nisso so fiz com hibernate com ajuda de um amigo, mas kro trabalar com jpa agora entaum se postar tipo um passo a passo agradeçeria mto!!!

E ae? Alguma novidade nisso? Estou procurando justamente uma solução sobre isso, tenho um sistema desenvolvido no Netbeans 6 utilizando jpa para conexão com o banco, mas desenvolvi os relatórios utilizando o iReport 2.0.2 e não consigo entender como vou utilizar esse tipo de conexão dentro do iReport, já procurei na web mas não consegui encontrar nada a respeito… alguém pode ajudar?

Obrigado.

Amigo, você está procurando de uma forma talvez errada.
Muita gente aprende a utilizar o iReport em vez do JasperReports. Ai está o segredo, a maioria dos problemas se resolvem procurando pelo JasperReports que execute isso ou aquilo. O iReport, assim como NetBeans e Eclipse, é uma interface gráfica bonitinha pra resolver o design com mais facilidade. Mas os problemas mais cabeludos, muitas vezes são colocados no iReport com erros. Por exemplo, usar Hibernate + Annotation diretamente no iReport, ele gera um erro, por não utilizar o AnnotationConfiguration para se conectar, mas no uso do aplicativo, isso funciona perfeitamente bem.
Mas para responder a dúvida, no iReport, configure os arquivos em Options > Classpath (arquivos e diretórios), blz?
Depois, crie uma conexão utilizando EJB QL (para JPA) ou Hibernate para Hibernate sem Annotations.