Dae galera… eu estou iniciando os meus estudos sobre JPA e tal mas está vindo algumas dúvidas… tipo… JPA é só uma especificação e eu sou obrigado a utilizar alguma implementação exterior… tipo o Hibernate ou TopLink?? Se for isso… então qual versão do Hibernate está dentro da especificação?? Porque eu achei vários tutoriais de hibernate e de JPA em separado… e ví que tem bastante diferença… alguém me dá uma luz aí!! hhehe
Abraço!!
JPA! O que estudar?
5 Respostas
JPA e Hibernate são diferentes, apesar de JPA ser baseado no Hibernate algumas coisas são diferentes. JPA é uma especificação que deve ser suportada pelo Container EJB compatível com EJB 3.0. Um livro muito bom q vc aprende tanto JPA como EJB 3.0 http://www.amazon.com/Enterprise-JavaBeans-3-0-Bill-Burke/dp/059600978X/ref=pd_bbs_sr_2?ie=UTF8&s=books&qid=[telefone removido]&sr=1-2
Tudo bem… vamos esquecer a parte dos EJB’s por hora e tipo… a JPA e Hibernate são diferentes… mas eu preciso do hibernate ou do TopLink ou outra pra poder implementar a minha aplicação, certo? Ou a JPA já tem a implementação e tal??
Eu estou meio perdido… porque hora eu acho tutoriais em que falam de JPA + Hibernate… hora acho só JPA…
Abraço!!
O container ejb é obrigado a implementar a especificação JPA 1.0, logo, ele já vem como a libs que você precisa para implementar suas entidades. Você pode optar por usar Annotations ou XML. Você não usará hibernate e nem toplink usará JPA.
Dae cara… agara entendí onde a gente está se desviando…
Eu não vou usar EJB, então eu descarto a implementação do container…eu vou fazer uma aplicação web usando Struts 2, Dae que vem a dúvida… Hibernate(JPA) etc… agora acho que entedí… para o meu caso eu vou precisar do Hibernate porque ele é a implementação da especificação JPA… certo? E se for… o que eu tenho que baixar e qual versão do Hibernate… abraço!!
Para o Hibernate de acordo com a especificacao do JPA, se faz necessario utilizar em seu projeto a lib Hibernate-EntityManager, independente da versão do hibernate (não sei se versões abaixo do Hibernate 3 funcione com JPA)
Acho que é preferivel estudar JPA utilizando o provedor oferecido pelo Hibernate do que o TopLink, que é um lixo.
Então estude JPA com Hibernate!