JPA + Oracle TopLink

4 respostas
T

Estou me formando em Sistemas de Informação e estou fazendo um trabalho de conclusão de curso com o seguinte tema:“O USO DO FRAMEWORK TOPLINK NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO”, bom estive vendo as suas vídeos aulas sobre JPA que é uma API de persistência em Banco, e tive algumas dúvida que gostaria que me ajudassem.
1 - É o TopLink que implementa o JPA ?
2 - Sem o TopLink eu não consigo fazer essa persistência tendo em vista que o TopLink tem as bibliotecas das anotações ?
3 - As anotações são do JPA ou do JAR do TopLink ?
4 - Quando eu uso JPA pra que serve no caso o TopLink ?
5 - O JPA é uma API que vem junto com a plataforma J2EE ?

Bom espero contar com a ajuda de vcs para que eu possa continuar o meu trabalho de monografia mais tranquilo.

Grato.

Thiago Franco Silva
Tenha um Ótimo Dia !

4 Respostas

J

Sim. Há outras implementações como o Hibernate.

Pra usar JPA você precisa de uma implementação, não necessariamente o TopLink, mas uma que implemente a JPA.

JPA é apenas uma especificação, portanto não tem qualquer classe, anotação ou qualquer outra coisa, quem disponibiliza a implementação dessa API especificada pela JPA são produtos como TopLink, Hibernate, etc.

Como já disse, JPA é apenas uma especificação, não é um produto, software ou ferramenta. Basicamente a JPA diz como as coisas devem ser feitas, e alguem (Oracle TopLink, Hibernate) pega e faz.

Como já dito, JPA é uma especificação que faz parte da plataforma Java EE, toda a plataforma em si é uma especificação, não é um software, API ou nada parecido.

http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/final/jsr220/index.html

T

Muito Obrigado pelas respostas jairelton, fico grato.

Tenho outra dúvida pessoal e peço até desculpa pela minha falta de conhecimento ainda com algumas coisas:

1 - Mas o que é o EJB nessa especificação JPA + TopLink ?
2 - E o que significa(" SR-000220 Enterprise JavaBeans 3.0 ") é uma versão do EJB que implementa o JPA ou como ele entra nesse processo?
3 - O EJB no caso faz parte das plataforma J2EE ou como que é ?

Agradeço a ajuda de vocês, to precisando entender isso para esclarecer algumas dúvidas importantes.

J

Enterprise Java Beans são componentes Java distribuídos e gerenciados por um container, aqui no fórum você encontra vários tópicos com explicações mais detalhadas sobre EJB.

É a versão da especificação. E EJB não implementa JPA, EJB é também uma especificação maior da qual JPA faz parte. Se você entrar pra fazer download do documento vai ver que tem um documento só de JPA e outros dois de EJB.

Sim, é um dos principais e mais complexos componentes da plataforma Java EE.

T

Mais uma vez muito obrigado pelas respostas jairelton, fico grato.

LoL

Criado 20 de agosto de 2008
Ultima resposta 20 de ago. de 2008
Respostas 4
Participantes 2