JPA sem Hibernate

9 respostas
Ratao

Tenho pesquisado aqui no GUJ e aqui na net, mas tenho somente visto tutoriais JPA com hibernate e os que achei sem o uso do Hibernate, limitam-se a dizer como funciona e para que serve. Como nunca mexi, gostaria de um tutorial, link, qualquer coisa com exemplos, um passo-a-passo. Alguém ai teria?

Obrigado!

9 Respostas

Giulliano

Por que vc não quer usar o Hibernate ???

Existem maneiras de trabalhar sem ele, mas acho que a grande maioria usa a JPA como uma especificação e não uma implementação. Digo isso pq só vejo uso do hibernate assim como vc disse.

Leozin

lhe sugiro a comprar um livro de JPA =)

jgbt

Ratao:
Tenho pesquisado aqui no GUJ e aqui na net, mas tenho somente visto tutoriais JPA com hibernate e os que achei sem o uso do Hibernate, limitam-se a dizer como funciona e para que serve. Como nunca mexi, gostaria de um tutorial, link, qualquer coisa com exemplos, um passo-a-passo. Alguém ai teria?

Obrigado!

para iniciar os estudos:

http://www.marcomendes.com/ArquivosBlog/AloMundoJPA.pdf
http://www.oracle.com/technology/products/ias/toplink/jpa/tutorials/jsf-jpa-tutorial.html

[]´s

Ratao

Giulliano
Eu estou desenvolvendo um sistema, e o meu maior problema tem sido as persistências, que perco um tempo $#@#$… Achei um Screencast super maneiro da Caelum falando sobre o uso de JPA com Hibernate, porém, é de maio de 2007. Em conversa com alguns amigos, me disseram que a JPA substitui o Hibernate, logo então, não tendo porque usá-lo. Depois disso comecei a pesquisar o uso da mesma sem o Hibernate. Eu estou querendo ver uma boa maneira de fazer, e caso o uso do hibernate seja sim uma boa e a melhor solução, o farei sim. Eu estou pesquisando antes de começar a fazer.

Giulliano

Eu estou perguntando isso por que a SUN não tinha nada relacionado com Persistência (algo descente). Então o Gavin King desenvolveu uma ferramenta poderosa o hibernate. A sun nada boba chamou esse cara para trabalhar lá dentro da corporação e ajudar a desenvolver a especificação JPA. Porém o Gavin continua com o Hibernate (se não me engano) e na minha humilde opnião eu fico com o framework dele e a especificação da SUN que foi escrita por ele. No final das contas a única coisa que muda é o modo de fazer.

Além disso acho mais fácil vc achar exemplos e ajuda sobre o hibernate 10 vezes mais do que para JPA puro. É só uma opnião pessoal. Boa Sorte.

rdantas

Seus amigos estão enganados, o Hibernate é um provedor de persistência que implementa a JPA, assim como o TopLink da Oracle.

Ratao

Vo seguir esse screencast que achei aqui. A priori ele é muito bom e vai me ajudar.

Leozin, pensei em livros tambem. Mas antes de eu comprar, vou dar uma olhada na biblioteca da faculdade, falta 2 semanas para as aulas voltarem, sacanagem, antes disso não deixam pegar livros.

Ratao

Giulliano:
Eu estou perguntando isso por que a SUN não tinha nada relacionado com Persistência (algo descente). Então o Gavin King desenvolveu uma ferramenta poderosa o hibernate. A sun nada boba chamou esse cara para trabalhar lá dentro da corporação e ajudar a desenvolver a especificação JPA. Porém o Gavin continua com o Hibernate (se não me engano) e na minha humilde opnião eu fico com o framework dele e a especificação da SUN que foi escrita por ele. No final das contas a única coisa que muda é o modo de fazer.

Além disso acho mais fácil vc achar exemplos e ajuda sobre o hibernate 10 vezes mais do que para JPA puro. É só uma opnião pessoal. Boa Sorte.

Obrigado pela sua opinião e atenção com o meu tópico eu vou continuar a seguir o screencast. Quanto a achar ajuda sobre hibernate, concordo que é bem mais fácil rsrsrsrsrs… Vou ultilizar os dois.

P

Eu tambem estou para desenvolver um sistema web , já utilizei o hibernate em muitas aplicações , mas nâo me agradou o critério de desempenho da aplicação, já o fiz uns 6 sistemas utilizando o em oracle e mysql, no primeiro parece que roda melhor , nao sei se é porque o banco de dados oracle é muito superior mas porém muito pesado, como este siostema é relativamente pequeno , mais ou menos 5 ou 6 tabelas somente, estou pensando em nâo utiliza-lo, caso o JPA seja melhor que o hibernate no critério de desempenho , eu pretendo dar uma olhada neste recurso

Criado 31 de janeiro de 2008
Ultima resposta 3 de nov. de 2008
Respostas 9
Participantes 6