Jpa

Olá!

Eu sou um pouco novo em JPA (EclipseLink) e estou trabalhando com um banco de dados que praticamente tem todos os tipos de relacionamentos. Eu tenho algumas dúvidas?

A primeira é que eu tenho uma entidade com relacionamento um para muitos e estes muitos às vezes mudam pra caramba. Por exemplo, vamos supor Aluno e DiasDeCurso. Um aluno foi matriculado entre 01/02/2011 a 20/02/2011, então eu teria 20 registros filhos. Mas eu posso editar o tempo de curso para outros intervalos de datas, tendo que deletar alguns ou criar novos. Por exemplo, se eu mudar para 01/01/2011 a 10/02/2011 eu preciso criar 31 registros para janeiro e deletar os 10 últimos de fevereiro. Se eu tiver com o aluno na memória, eu posso simplesmente remover estes 10 dias do array e adicionar os outros 30 e dar um merge no aluno? Ou eu preciso explicitamente dar remove nestes 10 filhos? E quando o fizer, ele automáticamente será removido do array? Eu tenho que ficar recuperando o aluno várias vezes durante o processo?

ALUNO
aluno_id
nome

DIAS_DE_CURSO
dia
aluno_id
presenca

A outra dúvida é mais ou menos relacionado, mas um cenário diferente. Eu preciso mudar todos os filhos de pai. Eu tenho, vamos supor, Aluno e Materia. Aluno tem 5 materias. E estas materias já estão persistidas. Mas daí este aluno viajou e eu preciso transferir estas matérias para outro aluno. Qual a melhor forma? Eu pensei em dar um update com query nativa, tipo “update materia set aluno_id = <id do novo aluno> whee materia_id = <id da materia> e aluno_id = <id do aluno antigo>”, mas daí fazendo isso, se eu recuperar o aluno (find) já vai ter as alterações? Eu precisaria far um flush? Porque eu preciso fazer tudo dentro de uma transação e o JPA precisaria refletir como se tivesse commitado, mas a qualquer momento eu poderia dar um rollback.

ALUNO
aluno_id
nome

MATERIA
materia_id
aluno_id
nome