JPanel + GridLayout + ScroolPane

Tenho um JPanel que recebe diversos JLabels e JButtons dinamicamente, de acordo com a pesquisa realizada. Quanto a isso não há problemas, o problema é que tipo, quando há muitos dados à serem retornados na criação dos componentes o JPanel + o GridLayout diminuem o tamanho vertical dos componentes afim de fazer caber todos na tela. Vamos dizer que visualmente caibam 3x3 componentes no JPanel, eu queria que ao criar a 4° linha ele ativasse um Scroolpane uma Barra de rolagem etc… como eu faria isso?

Cara, tenho opções, talvez não tão agradáveis. kkkk

1, Migra pra JavaFX. Eu sei, um trabalho inteiro desperdiçado. Mas garanto que vai ser melhor. Organizar é melhor, trabalhar nele é melhor, viver com isso é melhor

2, Sei que a migração pode ser demorada e pode te prejudicar. Então, dou a segunda opção. Muda o teu layout para o MigLayout, caso permaneça em Swing. MigLayout organiza MUITO BEM os componentes. Sinceramente, achei bem melhor de trabalhar com ele e bem mais simples.

3, Como imagino que queira algo mais simples… Saca só: Você adiciona o Scroll no JPanel, para criar as barras de rolagem e coloca a GridLayout dentro do Scroll. Se não me engano, é nessa ordem.

Primeiramente, muito Obrigado por responder Chaybelucas
Em relação as suas questões:
1° Eu não migrei pro JavaFX ainda pela questão de que eu ainda nem aprendi o Java normal, quem dirá o FX rsrsrsrsrs… Nem é por questão de pera de trabalho e sim pelo aprendizado que eu venho tendo com o Java. Mais pra frente provavelmente eu migrarei.
2° Eu já resolvi aqui, o problema é que eu estava fazendo ao contrário. Estava criando o JPanel, adicionando os componentes e só depois tentando apartir da 4° linha do GridLayout adicionar o JScroolPane e acaba não dando em nada. Agora eu criei o JScroolPane e adicionei o JPanel nele e seus etcs… e funcionou beleza… de toda forma Obrigado

Perfeito haha
Qualquer coisa, se estiver disponível, tenho um projeto pequeno que estou fazendo em JavaFX
Por você estar aprendendo, pode ser bem vindo à equipe. Sou eu e mais dois caras.

Se quiser dar uma olhada, manda um e-mail
chaybe_lucas@hotmail.com