JPanel

Pessoal,

Até hoje tenho implementado frames com layout nulo, ou seja, setLayout(null), pois achei dificultoso trabalhar com layout BorderLayout e JPanel… A questão de alinhar os JPanels (sul , norte…) achei muito pouco prático, além do mais para colocar um componente, tipo JTextfield por exemplo, dentro do paniel não conseguia colocar na posição que queria… na prática tinha que ficar colocando vários paineis , um dentro do outro, para conseguir colocar um componente no lugar desejado.

No entanto, agora estou precisando usar jpanel e com layout nulo acho que não tem como… Alguém tem alguma sugestão?

Para fazer ‘na unha’ acho legal o GridLayout ou o GrigBagLayout. O GridLayout por exemplo é legal para forms. Dê uma lida da API de Layouts faça uns testes e veja o que vc acha!

Flw

Cara, se a tua tela for bem simples, tu pode usar o setLayout(null) no JPanel sim, sem problemas, mas dai tu vai
ter que acertar na mao.

Se tu quiser um Layout bom, da uma olhada em
JGoodies Forms
http://www.jgoodies.com/downloads/libraries.html

Eh um layout bem legal de se trabalhar.

Ou, a maneira mais facil que eu acho. Desenha essa tua tela no netbeans, usando o NaturalLayout (acho que eh esse nome mesmo).

Até hoje nunca usei IDE para desenvolver… tenho feito tudo “na unha” mesmo. Acho que chegou a hora de tentar alguma forma de facilitar isto, pois as telas que estou criando não são tão simples assim…

O netbeans, onde consigo baixá-lo? É fácil de aprender a desenhar telas nele?

Se puder me ajudar, agradeço.

Valeu

Sim cervalho é bem fácil mas entenda que o NetBeans não é apenas um aplicativo para desenhar telas.
Trata-se de uma IDE poderosa e, portanto, bem pesada.
Outra coisa q eu acho super chato nele é q o NetBeans não deixa você mexer no código q ele acha que vc não deve mexer. Mas aí é só copiar pra outra IDE se quiser fazer alguma alteração manualmente. Eu to aprendendo a fazer esse híbrido de NetBeans e eclipse(até porque o Visual Editor do eclipse é muito chato e pesado)

http://www.netbeans.org/

É impressão minha ou ninguém aqui gosta do Eclipse?

Eu gosto do eclipse mas eclipse com VE ninguém merece.

faz tempo que não uso o Eclipse pra desenhar tela, mas esse novo NetBeans tá realmente anos luz de qualquer outro ide… e pode colocar um Delphi no meio se quiser ehehehe.

NetBeans é o canal, vai firme que você não vai se arrepender não…

flw

Galera

Como sou leigo neste negócio de IDE, qual deles eu devo baixar (plataforma windows). O java que tenho instalado em minha máquina (winXP) é o j2sdk1.4

A propósito, alguém tem algum tutorial que seja simples, para alguém que nunca viu este netbeens antes?

Lembrando que, embora seja uma IDE completa, minha intensão é criar apenas telas mesmo…

valeu