JPivot e Datamining

Ae pessoal,

To precisando de um help meio urgente (pra variar ficou pra última hora mesmo).

Meu projeto final tem um banco de dados bem simples (umas 8 tabelas) que no fim das contas gerenciam um projeto qualquer com alocação de mão de obra e controle de tarefas … preciso agora colocar essas informações em um cubo de dados ou sejalahoquefor e exibi-lo no site.

O problema é que tô meio (ao bem da verdade: muito) perdido com o JPivot.

Alguem tem ae links, dicas e blablabla de como começar com essa parada?
(pra bom preguiçoso meia palavra basta: mas pra quem nao entendeu serve tb exemplos & cia)

Tipo, quais os passos pra implementar a view do meu cubo de dados? O exemplo do JPivot é bem bonitinho, tem tudo que eu preciso, mas ali o que eu realmente preciso fazer? (tem muita coisa, eu queria soh falar pra ele: meus dados tao aqui desse jeito, se vira!)

Dicas?

Valeu

o JPivot precisa de um banco de dados OLAP para trabalhar, da uma olhada no mondrian e manda ele gerar um banco olap a partir destas tabelas do teu sistema.

Usar a duplinha JPivot/Mondrian eh muito simples. Para dar uma brincada o que fiz foi entrar no diretorio WEB-INF/queries, fazer uma copia do arquivo mondrian.jsp e do FoodMart.xml, editei a minha copia do JSP para apontar para o db/xml correto e ai vem o grande problema, especificar seu cube/facts/measure no arquivo XML.
Tem que dar uma boa lida no site do mondrian, para poder entender o xml, a fim de organizar seus dados. Depois e soh acessar a query apontando para seu jsp.

opa …

Eu estava pensando em usar o Oracle com bd, algum comentário?

Eu dei uma olhada no Mondrian e gostei dele pq devo aprender na marra como pensar nos cubos & cia … vou testa-lo com o Mysql (sem xingos).

mais mais mais ?!? eheheh …

valeus

O mondrian nao usa nenhuma extensao de OLAP que o banco de dados possa suportar, ou seja, para ele nao faz a minima diferenca se voce tem um mysql ou oracle como base de dados ( a nao ser no quisito performance pura do banco de dados, eh claro) .
Obviamente, botando ele lado a lado com ferramentas que usam recursos de banco para esse fim (como o Analysis Service do SQL Server) ele tende a perder por se valer dum sql padraozao.
Uma coisa interessante, que deve ser mencionada, que o JPivot eh independente do mondrian (apesar de estarem intimamente relacionado). Na teoria, voce poderia tirar o mondrian da jogada e conectar o JPivot diretamente a um Analysis Service do SQL Server, desde que este permitisse fazer consultas por um servico XML chamado XMLA.
De uma olhada em: http://xmla.org/
Uma coisa que nao consegui fazer de jeito algum, que se alguem souber eu agredeco muito, eh a seguinte: O excel possui extensoes que pdoem ser instaladas para falar diretamente com o servidor OLAP. Eh claro, funciona perfeito para o SQL Server. Teria como plugar essas extensoes ao Mondrian? Pesquisei muito e nao descobri se eh possivel.

Não conheço o moundrian, mas já tenho uma dúvida:
Seria possível utilizar Swing para trabalhar com OLAP através do mondrian? Tem algum outro que facilite a vida e que poderia ser usado com o JWS?

Alguma sugestão, dica ou link?

[]'s

Robert