Jpos-ee iso 8583

Ola. Eu fiz essa pergunta num tópico muito antigo mas ninguém respondeu…
Estou com jPOS-EE rodando na minha empresa controlando as transações entre os POS e o Autorizador, mas estou com uma dúvida de arquitetura… Eu recebo essas transações por 2 empresas mas não sei qual a melhor forma de tratar como receber. O antigo funcionário desenvolveu que cada empresa tinha uma porta, que acessava apenas 1 canal e depois tratava na minha classe JAVA para autorizar ou não acesso e se iria para o banco novo ou o banco antigo. Pois bem… eu recebi uma tarefa que era decidir qual era a melhor forma de num futuro muito próximo eu ter mais redes recebendo como VISA, MASTER, AMERICA e ETC… Hoje cada um teria uma porta e 1 canal e eu trato na classe JAVA, mas será que é melhor não seria tratar essas autorizações nos canais? Eu vi que no JPOS ele tem esses canais, mas estou aprendendo como manipulá-los mas eu tenho rede própria e redes que não existem canais no jpos então tenho que implementar esses canais… Se alguém puder me ajudar na parte da arquitetura e na parte de onde estudar aprender a controlar e implementar os canais vou ficar muito agradecido… Estou com a documentação original do JPOS 1.6.7 e uso o JPOS 1.7.0 que suporta todas minhas necessidades.