JPOS, ISO 8583 e Software Express.... Comentem please

Galera, alguem aqui conhece o JPOS??
Bom minha duvida é o seguinte: O que ele exatamente faz? Ele cria tanto a parte do servidor quanto a camada de protocolo, ou simplesmente serve como codificador e decodificar de mensagens no padrao ISO 8583??
Eu estou desenvolvendo uma aplicacao de nivel critico e que realiza operacoes financeiras, essas operações devem ser homologadas pela empresa Software Express, segunda a documentacao da software express ela utiliza o padrão iso 8583, porem como li em alguns post, aqui no brasil a galera faz versoes diferente dessa iso, ou por nao conhecer a documetnacao oficial, ou por nao entender direito, etc.
Eu estou utilizando o Apache Mina para desenvolver o servidor da aplicação.
Bom minha maior duvida é: O JPOS faz o que o Apache Mina faz e ainda tambem cuida da camada de protocolo?
Alguem sabe dizer se a implementacao da software express da iso 8583 é compativel com a implementacao do JPOS??

Agradeço qualquer imformação, obrigado galera.

Olá

Sim

Não é por não conhecer ou por não entender. É por acordo. A Redecard criou uma variante do ISO e quase todo mundo segue esta variante. Mas é quase a ISO oficial.

[quote=mizael86]Eu estou utilizando o Apache Mina para desenvolver o servidor da aplicação.
Bom minha maior duvida é: O JPOS faz o que o Apache Mina faz e ainda tambem cuida da camada de protocolo?[/quote]

Sim, o JPos tem um servidor e um tradutor ISO (do ISO oficial). O servidor do Mina pode te atender bem e é bem mais fácil de usar do que o JPos. Escrever um tradutor ISO dá um pouco de trabalho mas não é difícil. Se precisar de ajuda profissional nisto posso ajudar.

[quote=mizael86]Alguem sabe dizer se a implementacao da software express da iso 8583 é compativel com a implementacao do JPOS??{/quote]

Desconfio que não mas não estou certo. Acho que a Software Express é compatível com o ISO da Redecard

[]s
Luca

Luca, olá amigo :slight_smile:
Agradeço muito a sua resposta.
Bom, eu decidi optar por nao usar o JPOS mesmo, porem a ajuda sua que eu queria era pra entender melhor o padrao ISO 8583 para que eu possa implementa-lo. Eu estou com a documentacao aqui da software express sobre como implementar e surgiu algumas duvidas:

Como inicia a mensagem? Segunda a documentacao o padrao se basea em:

Codigo da Mensagem - Primeiro Mapa de Bits - Dados da Mensagem

Tudo bem, eu entendi o que é o codigo da mensagem, ate ae tudo bem
porem vem um detalhe:

“Se o protocolo de comunicação for TCP/IP é necessário enviar o tamanho da mensagem. O tamanho da mensagem poderá ser enviado em formato ASCII ou Binário. Se ASCII deve possuir quatro caracteres que representam dígitos decimais.”

Isso significa que se eu for usar TCP/IP e dar o tamanho em Caracter ASCII, entao o começo da mensagem é o tamanho do restante(Tamanho em quantidade de bytes, correto)?

Ate ae acho que entendi, porem…
O que é exatamente o mapa de bits? e o dados da mensagem??
Se vc poder da um exemplo claro pra mim eu agradeço muito. Obrigado amigo

Ah, outra pergunta que nao quer calar:

Porque essa iso é ideal para transacoes financeiras? Pelo que eu percebi nao existe nem encriptacao para ela, caso alguem intercepte a mensagem pode obter os dados que estao sendo trafegados facilmente, ou estou errado??

Olá

A questão do tamanho não lembro bem de cabeça e precisaria ler a espec. ISO e as instruções da Software Express.

Se você não entendeu o que é o mapa de bits, ainda não entendeu o ISO-8583. Releia e tente montar uma mensagem simples na mão.

Porque já é usado por todo mundo. Se resolverem mudar terão que mudar trocentos mil softwares

Está certo mas não é tão fácil interceptar porque não trafega em rede aberta.

[]s
Luca

Entendi amigo, olha so, em relação ao mapa de bits, a questao é que eu “acho” que entendi, mais so vou ter certeza se alguem me confirmar.

Você compreende bem o que vem a ser ele? Se sim irei postar como eu entendi e vc pode me dizer se estou correto ou nao, e pq. Obrigado novamente

Abraços.

Olá,

Gostaria de saber se você conseguiu entender o bit mat ou conseguiu algum exemplo de uma mensagem estruturada neste protocolo.
Também estou com dificuldade para entender o bit mat, não entendi como usar o bit mat se os demais valores citados não estão em bit.

Agradeço qualquer ajuda…