e ai pessoal fmza?
seguinte, tenho uma tela na minha aplicação que gera relatóios, até ai td bem, mas qdo o relatório é muito grande a tela fica travada.
por isso pensei em criar uma progressbar pra informar ao usuário o andamento do processo.
li vários tutorias sobre o assunto, todos eles geravam um barra mas com um valor “estático”, sem carregar nenhuma tela ou coisa parecida, por isso não consegui implementar esse tipo de exemplo com a minha necessidade.
alguém poderia me ajudar, se possível com um exemplo???
desde já agradeço a atenção de tds.
flws
Use uma Thread pra gerar seu Relatório, e fique monitorando o progresso dela, ou seja… use o método isAlive, enquanto esse kra estiver retornando true, sua barra vai estar andando, caso ele retorne false, é a hora de tu parar a sua barra. De uma olhada sobre Threads e o funcionamento delas que tu consegue fazer isso tranquilamente, ou melhor… usando o Design Pattern Observer tu consegue também, pois ele também usa threads.
cara, desculpe incomodar mas vc não poderia me mandar um exemplo?
tipo, me corrijam seu estiver falandeo besteira mas, acho que o que eu preciso eh setar os valores da barra de acordo com o tempo q o processo leva para ser finalizado.
deu certo de fazer como uma splash, mas eu não tenho o retorno do valor do tempo gasto então não consegui fazer a barra “rodar” junto…
se alguém puder me ajudar agradeço mto
flws
Na verdade são duas coisas distintas…
Existe um tipo que a barra vai indo de acordo com a percentagem, ou seja… tu vai setando os valores nela e ela vai “andando”, mas pra isso, tu precisa de um valor maximo pra setar um maxValue( acho que é esse método ), vamos supor… se vai ler um arquivo, ou algo do tipo…
O outro tipo é onde a barra vai “andando” da direita para a esquerda, o método que faz isso eu não lemrbo de cabeca, mas é só dar uma olhada na API, nesse estilo o que acontece…
Vc starta o processo, e a barra comeca a andar, quando o processo acaba… então tu vai setar um flag pra ela parar de andar, o flag é um boolean.
Agora vc tem q ver qual tipo de problema vc tem e qual moto de uso da JProgressBar tu vai usar, ok ?