jQuery Mobile + Phonegap por onde começar?

Olá pessoal !
Estou com interesse em entrar no mundo do desenvolvimento web para mobile!
já li o livro Use a Cabeça Mobile Web. Para quem não tinha base nenhum de web como eu, o livro foi excelente! recomendo!
Mas agora resolvi me focar no jQuery Mobile e Phonegap.
Pelo que li no livro, para desenvolver apps usando jQuery Mobile + Phonegap, minha programação vai ser TODA baseada em JavaScript, tanto frontend quanto backend (me corrigam se eu estiver errado).
Visto que não tenho muito experiência com JavaScript, por onde acham que eu deveria começar ?
Com um livro de JavaScript focado no desenvolvimento Mobile ? qual vcs recomendam ?
Comprando um livro de jQuery Mobile ? Qual vcs recomendam ?
ou vou direto para um livro sobre o phonegap ? Qual vcs recomendam ?

dou preferência por livros em português, mas caso não tenha como, pode ser em inglês mesmo.

Agradeço desde já :slight_smile:

Acho que primeiro você precisa aprender javascript né, independente da plataforma.

Te aconselho o www.codecademy.com, tem um curso mto bom de javascript lá, vai te dar a base necessária.

E daí pra frente, estude essas tecnologias que vc precisa.

:wink:

Muito obrigado pelo conselho Ruttmann

e fora o curso, alguém conhece um livro bom de JavaScript com ênfase em desenvolvimento mobile ? ( por ex: acesso a câmera, gps, armazenamento local, sei lá, essas coisas que precisam para desenvolver um app bacana. )

Não conheço um livro específico de Javascript com ênfase em mobile, até porque toda as informações de como acessar os recursos do dispositivo móvel serão apresentadas nos livros sobre PhoneGap.

Concordo com a opinião do Ruttmann, primeiro você deve ter bons conhecimentos em Javascript. Para isso, recomendo o livro Pro Javascript Design Patterns ou Effective Javascripts.

Recomento também que você estude HTML5 e CSS3. Essas tecnologias são fundamentais para desenvolvimento na plataforma mobile.

• HTML5: HTML5 Developer’s Cookbook
  • CSS3: Stunning CSS3

Tendo conhecimento sobre essas 3 tecnologias básicas para mobile, ai é o momento de se aprofundar no PhoneGap. Eu recomento iniciar com o Beginning PhoneGap ou PhoneGap Essential.

Infelizmente, todos eles são originalmente escritos em inglês.

E o que acham do Use a Cabeça - HTML 5
e do Use a Cabeça - JavaScript ?