JQuery vs Javascript puro

Boa noite pessoal!

Gostaria de saber quais as desvantagens de usar a biblioteca jQuery ao invés do Javascript puro
Sei que usar jQuery ao invés do Javascript puro garante muita vantagens. Por exemplo:

*Fazer muito escrevendo poucas linhas de código.Usando JQuery vc pode fazer em poucas linhas o que levaria várias linhas para fazer com javascript puro.JQuery facilita a seleção e manipulação de elementos HTML a manipulação do DOM, manipulação de eventos, manipulação do CSS.

Mas alguém sabe alguma devantagem do jQuery? Em quais situações ainda seria melhor usar Javascript puro ao invés da JQuery?

Muitos sites ainda utilizam jQuery atualmente?Ou essa tecnologia já está ultrapassada?

Quais tecnologias funcionam melhor que jQuery para os fins que citei acima, manipulação de HTML e CSS etc… ?

Como jQuery pode contribuir para melhorar o trabalho com bibliotecas e frameworks JavaScript front-end como AngularJS e ReactJS?

Foi o tempo em que essa descrição que vc achou fazia jus ao que o JQuery representa.

JavaScript melhorou muito ao longo do tempo. Uma das coisas legais é o método querySelector e querySelectorAll que te permite selecionar elementos usando seletores CSS do mesmo jeito que é feito no JQuery.

Antigamente JQuery facilitava bastante a vida na hora de fazer requisições AJAX, mas atualmente usamos uma nova API, a Fetch ou ainda bibliotecas especializadas como a Axios.

Se quiser animação, também pode contar com bibliotecas especializadas nisso como a Anime.js.

Eu não acho que JQuery esteja ultrapassada, mas eu não a adicionaria ao meu projeto sem um bom motivo.

Uma desvantagem clara é os Kilobytes a mais que seus usuário terão de baixar.

Esqueça AngularJS, está obsoleto e este ano vai parar de ser atualizado. Foque no Angular. O Angular tem seu próprio jeito de manipular o DOM, por isso eu não recomendo misturar com JQuery. Ele também tem seu próprio jeito de animar e fazer requisições Web. Use Angular + JQuery apenas se tiver um bom motivo.

Sobre React eu não sei muito, mas recomendo cuidado ao querer misturar os 2 também.

Quando se usa o React, nao faz muito sentido usar o JQuery… Como o wldomiciano disse, use apenas se vc tiver um bom, ótimo, perfeito motivo pra isso.

E isso se aplica ao VueJS tb