jQuery vs Vanilla JS no portfolio

Boa tarde / noite pessoal do GUJ.

Me chamo Alexis e estou a produzir meu primeiro Portfolio onde vou liberar o portfolio todo, para quem for acessar, conseguir ver como eu fiz o portfolio, e assim avaliar minhas habilidades.

E me deparei com a seguinte pergunta.

Devo fazer efeitos etc… utilizando minhas habilidades puras de JS ou de jQuery?

Para essa comparação vamos imaginar que:

1- A minha habilidade com ambas é igual.

2- Quero impressionar obviamente quem ve meu codigo.

3- Não tenho pressa na conclusão desse portfolio.

Desde ja agradeço as respostas.

Seria para impressionar que tipo de pessoa exatamente?

O empregador.

Tem que usar javascript puro no que for equivalente a produtividade com jquery. Tem muita coisa em js puro que se resolve em uma linha também como jquery. Importante vai ser o entrevistador (se for técnico) saber que você sabe javascript e busca ser mais produtivo usando alguma ferramenta quando é adequado.

Isso de querer impressionar com código pode não ter muito efeito, maioria não tem tempo e nem paciência de ficar olhando código dos outros. Não importa se o padrão de código seguido por você é “surpreendente”, importante pra ele é saber se você vai ser produtivo seguindo o que a equipe dele usa.

Então 90% da vezes vai ter que responder oralmente o que sabe. No máximo, no momento que for oportuno, você pode rapidamente mostrar seu produto funcionando no celular por exemplo, pra ele saber que você já fez algo funcional e real. Ainda mais se for gerente e não um técnico, onde o gerente só vai querer saber de resultado.