Olá boa tarde sou iniciante em Java e aparecem muitas dúvidas…
Tenho a seguinte.
Tenho dois JRadioButton, um Débido e outro Crédito. Tenho um JComboBox que lista todos os meus planos de contas.
Gostaria de selecionar por exemplo a JRadioButton Crédito e que na JComboBox fosse listados apenas planos de contas de natureza Credora… Da mesma forma o outro JRadioButton Débido listaria somente devedora.
Não sei se deu pra entender, mas basicamentre seria isso, o cara escolheria o tipo? Débito ou Crédito e teria na JComboBox somente os planos de contas caracterizado pela escolha que fez.
não sei muito bem em Java, mas tente procurar algum evento como “mudar o estado da RadioButton” ou “mudar o RadioButton selecionado do RadioButtonGroup”
ou seja, você faz a consulta e organiza em dois vetores (credor, devedor)
quando o evento for ativado, você verifica qual Radio tá ativo, limpa a ComboBox e cola nele os elementos do vetor desejado
supondo que você já tenha criado um group button para seus botões, irá adicionar um ActionListener a ele, ou seja
cada vez que tu clicar em determinado button ele vai atualziar a sua combobox, começe que nós o ajudamos
Bom a seguir eu tenho um método da minha classe PlnoContasDAO que faz uma consulta no banco e retorna todos os planos com o campo plano.excluido, isso é pq os que tiverem esse campo com 0 estão ativos e se tiiverem com 1 estarao inativos…
public List findAll() {
Session session = HibernateUtility.getSession();
Query query = session.createQuery(“from PlanoContas plano where plano.excluido=0”);
List planos = query.list();
session.close();
return planos;
}
Agora criei dois métodos, um para consultar os campos que têm o campo exluido=0 e para retornar o tipo de plano de contas, em um retornar o campo = D e no método abaixo = C
//consulta para retornar plano de contas devedoras
public List findAllDevedora() {
Query query = session.createQuery("from PlanoContas plano where plano.excluido=0 and tipo_planocontas=D ");
session.close();
return planos;
}
//consulta para retornar plano de contas credoras
public List findAllCredora() {
Query query = session.createQuery("from PlanoContas plano where plano.excluido=0 and tipo_planocontas = C ");
session.close();
return planos;
}/*/
O que eu quero…
Dentro da minha classe JLancarCaixa eu tenho o seguite método que puxa o método findAll e retorna os valores que ele puxa do banco para a JComboBox
public void run() {
PlanoContasDAO planoContasDAO = new PlanoContasDAO();
planos = planoContasDAO.findAll();
CbPlanoContas.addItem("");
for (PlanoContas plano : planos) {
CbPlanoContas.addItem(plano.getCodigoIdentificador() + " - " + plano.getDescricao());
}
}
});
A ideia é quando eu marcar um JRadioButtom( Débito ou Crédito) ele puxar o método findAllDevedora ou o findAllCredora… e retorna na JComboBox esse valores…