JRadioButton - limpar seleção

bom dia.
Eu estou usando alguns " JRadioButton " , mas gostaria de saber como faço para limpar a seleção do usuário; É o seguinte, o usuário seleciona um RadioButton num grupo com 4 RadioButtons, é executada uma rotina a cada RadioButton, mas gostaria de limpar essa seleção após clicar em um botão limpar, e ñ estou conseguindo, e mais uma coisa, como faço para descobrir em qual RadioButton o usuário clicou?

Use o método getName() vc ve em qual o usuario clicou

para limpar, execute uma rotina no click do botão limpar que execute isto

objRadio.setSelected(false);

Falow!!!

[quote=“AndersonC”]bom dia.
Eu estou usando alguns " JRadioButton " , mas gostaria de saber como faço para limpar a seleção do usuário; É o seguinte, o usuário seleciona um RadioButton num grupo com 4 RadioButtons, é executada uma rotina a cada RadioButton, mas gostaria de limpar essa seleção após clicar em um botão limpar, e ñ estou conseguindo, e mais uma coisa, como faço para descobrir em qual RadioButton o usuário clicou?[/quote]

Voce nao tem como desmarcar todos os radios buttons de um mesmo ButtonGroup. Voce tera que fazer uma pequena trick: coloque um radio button invisivel, e, qdo quiser limpar a selacao, marque o radio invisivel como “selected”… Isso dara a impressao ao usuario que todos os radios foram desmarcados.

Rafael

Na verdade tem como desmarar sim, não precisa de nenhuma guambiarra…
é só fazer:

nomeDoButtonGroup.clearSelection();

3 curtidas

Valeu ksmvalente

Estava com essa dúvida e martelando muito nos métodos dos RadioButtons… quando só precisa fazer isso pra quem esta trabalhando com vários RadioButtons inseridos em um GroupButton.

Se utilizar de radioButton.setSelected(false); pra esse caso não vai funcionar…

pois é… eu penei pra descobrir esse método, fui pesquisar na API e descobri =)

[quote=ksmvalente]Na verdade tem como desmarar sim, não precisa de nenhuma guambiarra…
é só fazer:

[/quote]

Parabéns ksmvalente…

É exatamente isso que eu gosto de ver! Nada de gambiarra. Não é possível que os desenvolvedores do Java nunca passaram por uma situação dessas e já não deram uma solução adequada…

Parabéns mesmo! Ler a API é a melhor das soluções!

[]s

DaniStation

1 curtida

[quote=ksmvalente]Na verdade tem como desmarar sim, não precisa de nenhuma guambiarra…
é só fazer:

[/quote]

Valeu ksmvalente,
Voce nem sabe o quanto facilitou minha vida