JRadioButton - Uso

5 respostas
A

Olá Pessoal

Tenho um pequeno aplicativo e que há 3 JRadioButton, e eu queria saber como faz pra mostrar mensagem de erro caso o usuário não selecione um desses 3, e também como faço pra “sumir” o ítem selecionado desses JRadio quando o usuário clicar em “limpar dados” na janela.

Se alguém puder me ajudar com isso.

5 Respostas

yfalbino

olá, não sei quanto aos outros, mas eu criaria desta forma:

private void jRadioButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { RadioButtonSelecionado = true; jRadioButton2.setSelected(false); jRadioButton3.setSelected(false); } private void jRadioButton2ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { RadioButtonSelecionado = true; jRadioButton1.setSelected(false); jRadioButton3.setSelected(false); } private void jRadioButton3ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { RadioButtonSelecionado = true; jRadioButton1.setSelected(false); jRadioButton2.setSelected(false); } private void ButtonLimparActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { jRadioButton1.setSelected(false); jRadioButton2.setSelected(false); jRadioButton3.setSelected(false); RadioButtonSelecionado = false; } private void ButtonCadastrarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { if(RadioButtonSelecionado == false){ JOptionPane.showMessageDialog(null,"Selecione uma opção de RadioButton","Aviso",JOptionPane.OK_CANCEL_OPTION); }else{ //seu código aqui } }

A

Eu to usando o Netbeans na programação, como ficaria o código do true ou false nele uma vez que eu tentei fazer “JRadioButton.isSelected().equals(false)” mas dá tipos incompativeis…

yfalbino

eu tambem uso o NetBeans,

fiz um projeto para voce entender melhor,

segue em anexo o projeto, da uma olhada e ve se resolve suas duvidas

A

Deu certo kra o jeito que vc passou, era isso mesmo que eu queria…vlw ai pela ajuda :smiley:

yfalbino

magina ^^

sempre que precisar poste.

Criado 4 de maio de 2013
Ultima resposta 9 de mai. de 2013
Respostas 5
Participantes 2