JRadioButton

0 respostas
A

Bom, meu programa consiste de três classes: Aluno, que trata dos dados dos alunos, busca, inserção, incluindo num vetor. JanelaCadastroAluno que trata da interface, com todos os tratamentos de eventos, sendo que esta classe conversa com a ControleCadastroAluno, onde existem métodos de Inserção e botões (conversando com a classe de interfaces);

Já inseri painel de botões, checkbox, labels e textfields… agora preciso inserir radiobuttons, isso num gridbaglayout.

A questão é: a apostila do professor é muito ruim, quero fazer essa questão logo e a aula é só semana q vem, já pesquisei e não achei o que queria. Portanto, na apostila dele está assim:

“String label_radio_button= grupo.getSelection().getActionCommand;

-obtém o ButtonModeldo RadioButtonativo no grupo de botões

-selecionadoButtonModelgrupo.getSelection()

-obtém o labelque foi previamente associado ao específico RadioButtonatravés

do ButtonModel

?String label_radio_button = selecionadoButtonModel.getActionCommand()”

Ok… é sempre assim, ele não dá algum exemplo, só dá os comandos e nem sempre dá todos e explica suficientemente o que fazem.

Bom, essa aí é a parte que não entendi. Esse label_radio_button é o label do radio button? Por quê? O que é o getSelection().getActionCommand;?
Preciso de um label “Estado Civil” e então os radio buttons “Solteiro”, “Casado” e “Divorciado”.

Eu já fiz os seguintes passos:

• criei um painel para agrupar graficamente os botões de radio
  • criei cada um dos botões de radio
  • adicionei cada botão de radio no painel
  • criei um grupo de botões de radio
  • associei cada botão de radio no grupo

Agora falta associar o tratador do evento para cada botão de radio. Acontece que meu tratador de eventos é um ActionListener que implementa actionPerformed, onde trato os botões. Sendo que o tratador de eventos do radiobutton é um ItemListener que implementa um ItemStateChanged… OK. mas como faço pra associar o tratador de eventos para cada botão de radio e como eu faço esse tratador de eventos? O que terá no meu tratador de eventos e o que terá no meu método Inserir (da classe Controle)??

Por exemplo, com o checkbox consegui fazer do modo que deveria, assim:

public static void inserirAluno(Aluno alu, int RA) {//faz uma busca pelo RA, se nao existir adiciona o novo aluno... // for(Aluno aluno:Aluno.alunos) { if(Aluno.buscaAluno(RA) == null) { System.out.println("PASSOU AQUI"); if (JanelaCadastroAluno.checkBox.isSelected()) { alu.setTemBolsa(true); } else { alu.setTemBolsa(false); } //JanelaCadastroAluno.comboBox.addItem(a);// Aluno.addAluno(alu); //janela.mostraErro("Aluno adicionado!"); } else { //System.out.println("ERRO CARAMBA"); JOptionPane.showMessageDialog(null, "Aluno com este RA já foi adicionado!"); //janela.mostraErro("Aluno ja existente na base, por isso nao adicionado!"); }

Mas tudo na classe Controle o que eu também não sei se está certo, se deveria estar na classe interfaces.
Logo abaixo no método de consultar, fiz:

para quando eu consultar, saber se o aluno tem bolsa de estudos ou não.

Com o Radiobutton eu devo inserir no vetor de Aluno ttambém, assim como no checkbox, portanto…

O que terá no meu tratador de eventos? Como associarei ele ao grupo de botões de radio? O que terá no meu método Inserir? E no meu método Consultar? O label do radio button é feito como e como é associado ao grupo de radio buttons?

Criado 1 de abril de 2010
Respostas 0
Participantes 1