Oi, gostaria de saber o seguinte. Eu já tinha instalado o JRE na minha máquina, e baixei o Eclipse, instalei o mesmo. Agora quero saber o seguinte ele roda assim mesmo ou preciso instalar a JDK?
JRE e Eclipse
5 Respostas
Acredito que o eclipse vai rodar, mas com certeza não faz sentido ter o JRE + Eclipse para desenvolver, pois você irá precisar do JDK para isso.
Faça um teste, tente rodar o o eclipse sem o JDK, se não aparecer é porque ele precisa 
O Eclipse irá executar sem problema nenhum, porém não será possível compilar nenhum arquivo, visto que para isto é necessário o JDK.
O JRE funciona como ambiente de execução apenas.
Espero ter ajudado.
Entedi, de qualquer forma é preciso ter o JDK, para compilar, fora da IDE tambem. Valew galera!!!
A resposta exata é: se você simplesmente for desenvolver código que não dependa do Javac (como é o caso de código sem JSPs etc.), você não precisaria do JDK, já que o Eclipse tem um compilador próprio.
Acontece, por exemplo, que alguns softwares (como o Tomcat antes da versão 5.0) precisam do JDK para funcionarem.
Portanto, na prática é interessante instalar também o JDK, nem que seja para você ter o src.zip para lhe ajudar com a depuração dos seus programas 
Valew gente. Estou entrando no mundo JAVA, e estou adorando e aprendendo com vocês.