JRuby dentro do java?

10 respostas
lipe_pe

Fala pessoal, tudo jóia?

Gostaria de saber se é possível usar classes escritas em JRuby dentro de arquivos .java
Eu só vejo pessoas criando projetos todos em JRuby, mas não vejo nenhum integração com o Java de fato.

O da minha pergunta é o seguinte, eu quero fazer pequenas partes, como fluxo em arquivo, com JRuby dentro de um projeto todo em java. Como eu posso chamar essa com seu devido método dentro do código do java ?!

Obrigado desde já pelas respostas.

DEUS abençoe a todos

10 Respostas

rubinelli

O JRuby suporta o Bean Scripting Framework. No Java 6 você pode usar a API definida pela JSR 223, que é semelhante, mas com mais recursos.

Everson, não entendi a sua pergunta. Por que usar uma linguagem de script para flexibilizar partes da sua aplicação iria contra o princípio da coesão?

peczenyj

JRuby não pode ser compilado?

E, nesse caso, a classe não seria acessada pelo java de uma forma ‘normal’?

pcalcado

everson_z:
Isso não é anti-[color=blue]COESÃO[/color]?

Ahm?

lgi2020

everson_z:
everson_z:

Eu viajei na pergunta dele… rs :oops:

Eu também! rsrsr

Mauricio_Linhares

peczenyj:

Acho que a versão que está como estável agora ainda não tem o compilador implementado não.

lipe_pe

Então na verdade, a única vantagem de se escrever scripts na JVM é pq se o usuário tiver uma instalada na máquina, ela vai rodar o programa escrito em JRuby, por exemplo ?!

Eu não vejo mta vantagem, se for realmente somente isso…

urubatan

peczenyj:

Sim, código JRuby pode ser compilado, mas ele gera uma classe java por arquivo.rb ou seja, ele não transforma classes Ruby em Classes Java …

rubinelli

A geração de classes Java a partir de JRuby está nos planos dos desenvolvedores, mas se você quer esse tipo de recurso hoje, pode usar Groovy.

Ainda assim, dá pra usar scripts para muita coisa. Eu, por exemplo, já fix uma prova de conceito de PDV para um cliente em que cada tecla pressionada disparava um script do Rhino. Com isso, o sistema isolava a parte de logging e interface com dispositivos das regras de negócio, e permitia que eles fossem desenvolvidos em paralelo, por equipes diferentes.

O princípio é o mesmo adotado por jogos escritos em C++ com interfaces para scripting em Lua, Python, ou outras linguagens.

everson_z

everson_z

everson_z:

Eu viajei na pergunta dele… rs :oops:

Criado 5 de dezembro de 2007
Ultima resposta 5 de dez. de 2007
Respostas 10
Participantes 8