Sempre fui programador freelancer/autônomo, nunca trabalhei empregado mas atualmente me vejo precisando entrar. Bem… Sabemos que o mercado para Java é o melhor no momento. Porém tenho que confessar, eu REPUDIO java como linguagem. Como plataforma é a melhor mas como linguagem é péssima. Mas vejo um mundo bem diferente quando se usa JRuby.
Queria saber sobre o mercado de trabalho e JRuby. É possível trabalhar num projeto em equipe mas desenvolver a parte que me cabe em JRuby? Sem usar as ferramentas da plataforma Ruby, ou seja, nada de Rails e Cia, usar JRuby apenas como código, mas continuar com Hibernate, JSP, Spring, etc…?
Parece aquele carinha que só sabe Scheme Lisp e entra em um projeto JavaEE tradicional clássico, com Struts 1.1 - dá para usar Scheme Lisp em um projeto desses? Dar, dá, mas:
a) Você terá sérios problemas de comunicação;
b) Provavelmente estará usando a ferramenta errada para o seu problema. (Exceto se você tiver aqueles algoritmos da ITA Software e seu problema for achar a rota mais barata para você viajar de avião - esses algoritmos costumam ser extremamente complexos, tanto é que por isso o Google comprou essa companhia. )