JRuby vale apena investir

Bem, antes de vim para o mundo java eu desenvolvia em clipper. Devo confessar que minha produtividade depois dessa migração diminuiu consideravelmente. Apesar de clipper em raleção a java ser como comparar um calhambeque com uma mercedes, clipper tem um ponto positivo é altamente produtivo, lembro-me que cheguei a desenvolver um sistema ERP completo em 30 dias e isso sozinho pois eu sempre fui autônomo. Ainda não tive a oportunidade de desenvolver um sistema desse porte em java, mas com certeza esse tempo seria muiiiito maior.
Foi quando eu penssava sobre isso que eu me deparei com uma gotosa chamada Ruby.
Sempre ouvia falar da linguagem ruby mas como java me da tudo que eu preciso eu nem penssava em outra coisa. Então comecei a ler sobre a linguagem ruby e percebi o quanto agradavel é sua sintax. Ruby tem um condigo simples porem muiiiiito flexivel.
Tomei a liberdade de compara-la com a arte marcial Aikido que tem sua filisofila baseada em “Suave porém Poderoso”. Axo que essa é a melhor colocação para descrever Ruby. Não é a toa que ela foi criada por um Japonês :).
Axei lindo trabalhar 100% orientado a objeto. Numeros, operadores, tipos primitivos, tudo é lindo. hohohoho SHOW.

Isso não é lindo? hohohoho

Percebi que eu poderia ter a simplicidade da linguagem clipper com o poder da plataforma Java, porém a plataforma ruby ainda não está pronta parase equiparar a plataforma java sendo assim me veio a luz ‘JRUBY’.

Então gostaria de saber como anda o projeto JRuby.
Ouvi boatos que a oracle estaria penssando em descontinua-lo :frowning:
Já vale apena investir em JRuby? Ou ainda falta muita evolução?

Grato gente

Bem cara de qualquer forma você terá de aprender Ruby, já que JRuby é uma implementação de uma máquina virtual Ruby pela Sun. O servidor de aplicação pode ser o GlassFish ou outros de Ruby.
Se vale a pena realmente investir? sim claro, a quantidade de empregos aqui no Brasil aumentou bastante desde o ano passado. Além disso algumas filosofias do ruby(chamados de Rubismos) são ótimas práticas que você poderá levar pra qualquer linguagem de programação.
Não existe uma bala de prata ou plataforma que irá te transformar em um ótimo programador do dia pra noite obviamente, pois a melhor linguagem de programação é o próprio programador.
Existem algumas máquinas virtuais sendo desenvolvidas para Ruby, inclusive existe uma que era de Smalltalk(MagLev) e foi adaptada, a empresa que fez isso soltou alguns benchmarks, porém não publicou uma versão stable dessa máquina virtual até o momento.
Existem outras máquinas virtuais no momento, eu recomendo que você faça uma pesquisa sobre as mesmas se você precisa de muita performance.

Sua necessidade inicialmente é por todos os compontes de compõem a plataforma Java, ou tbm por precisar usar componentes Java (código) junto com Ruby (ou Rails)?
Se vai fazer tudo 100% Ruby, talvez dependendo do caso, nem seja tão vantajoso optar pelo JRuby, o Ruby 1.9.x por exemplo tem uma performance muito boa, e tem o RubyEnterprise tbm, mas vai sempre da sua necessidade real.

[]s

Opa pesso descupas pelo tempo que levei para responder, andei muito ocupado.

Bem Luiz, eu atuo na area de automação comercial, desenvolvo aplicativos para desktop. Bem axo que com certeza terei que usar componentes java tipo hibernate, classes java disponibilizadas pelas fabricantes de impressoras fiscais, solução TEF em java, então creio que tem muitos componentes java que terei que interagir (se for isso que vc está se referindo). Bem to muito animado, adorei a sintax Ruby porém tenho algumas dúvidas.
Se eu usar JRuby com Swing poderei usar o SwingDesigner(arrastar e soltar) do netbeans? ou terei que criar no braço?
O NetBeans fornece muitos templates para falicitar o desenvolvimento java principalmente para persistence, terei esses recursos tb para JRuby?
Quais suporte do NetBeans eu perderei usando JRuby?

Grato gente!