A alguns meses estou trabalhando com alguns sistemas para web utilizando SOMENTE linguagens como Js (e seus frameworks - jQuery, BackboneJs, CreateJs, etc) e com NOSQL para persistência, onde através de JSON e webservices conseguimos armazenar os dados das aplicações. E utilizando muito HTML5 e CSS3 para o layout e apresentação.
Bom, a dúvida e tema que gostaria de entrar em debate é: Será que as linguagens que conhecemos serão substituídas por esse novo modo de desenvolver?
A alguns meses estou trabalhando com alguns sistemas para web utilizando SOMENTE linguagens como Js (e seus frameworks - jQuery, BackboneJs, CreateJs, etc) e com NOSQL para persistência, onde através de JSON e webservices conseguimos armazenar os dados das aplicações. E utilizando muito HTML5 e CSS3 para o layout e apresentação.
Bom, a dúvida e tema que gostaria de entrar em debate é: Será que as linguagens que conhecemos serão substituídas por esse novo modo de desenvolver?[/quote]
Eu não creio que uma forma de desenvolver substitua todas as outras (até porque isso nunca aconteceu). Sem contar que o Node.js resolve problemas que não são comuns a todos os sistemas (um exemplo besta é usar o Node.js pra persistência em banco relacional - isso acaba nivelando por baixo o desempenho que se pode obter com o uso do Node.js). Se não há a real necessidade, usar essas tecnologias novas pode se tornar muito caro de manter (o NoSQL é um bom exemplo). Coisas como custo de infraestrutura e mão-de-obra devem ser levadas em conta junto com a adoção de uma tecnologia, principalmente quando não se sabe se ela realmente irá fazer a diferença no desenvolvimento.
Tratar uma tecnologia como uma forma padrão de desenvolvimento é adotar uma solução sem conhecer o problema.
Substituir acho que não vai não. Vai ser mais uma opção, nesse caso quando houver realmente a necessidade de adaptar a visão a clientes muitos diferentes (tablets, smartphones em geral).
Ter que adaptar suas telas escritas em HTML5/CSS3 para diferentes dispositivos dá bem menos trabalho (dependendo do caso até trabalho nenhum) do que por exemplo escrever uma versão do sistema em JSF para ser usada por desktops comuns, e outra em html5/css3 para mobile.