Pessoal gostaria que alguém me indicasse algum guia ou tutorial que ensina
como configurar o JSF1.2 com o primefaces 3.0.Pois está bem osso para fazer isso
sou novo no JSF.
Meu ambiente de desenvolvimento é:
Mac OS X Lion
Eclipse Indigo
JBoss Tools
Tomcat 7
Spring IDE
PostgreSQL 9
[quote=jroberto.nsc]Pessoal gostaria que alguém me indicasse algum guia ou tutorial que ensina
como configurar o JSF1.2 com o primefaces 3.0.Pois está bem osso para fazer isso
sou novo no JSF.
Meu ambiente de desenvolvimento é:
Mac OS X Lion
Eclipse Indigo
JBoss Tools
Tomcat 7
Spring IDE
PostgreSQL 9
Valeu.
[/quote]
Recomendo a utilização do JSF 2.0. Que tipo de problemas você está tendo, com LIBS ? Ser for, utilize o Maven para resolver estes problemas de dependência.
Sugiro você utilizar o netbeans 7.0.1 (http://netbeans.org/downloads/) que já esta com o primefaces imbutido, ai basta você habilitar a biblioteca e difinir nas páginas JSf. Conforme abaixo.
[quote=cristianoassis]Sugiro você utilizar o netbeans 7.0.1 (http://netbeans.org/downloads/) que já esta com o primefaces imbutido, ai basta você habilitar a biblioteca e difinir nas páginas JSf. Conforme abaixo.
[quote=java es a lei][quote=cristianoassis]Sugiro você utilizar o netbeans 7.0.1 (http://netbeans.org/downloads/) que já esta com o primefaces imbutido, ai basta você habilitar a biblioteca e difinir nas páginas JSf. Conforme abaixo.
cara o que a IDE tem a ver com a pergunta. JSF 2 roda em qualquer IDE. [/quote]
Não tenho nada a ver com o rolo de vcs, mas o NETBEANS diferentemente do ECLIPSE, tem as LIBS já, indiferente de Container, e o problema do nosso amigo que perguntou está claro que tem a ver com a dependência de LIBS.
Então a dica do nosso amigo cristianoassis , foi válida sim.
[quote=espiaoweb2011][quote=java es a lei][quote=cristianoassis]Sugiro você utilizar o netbeans 7.0.1 (http://netbeans.org/downloads/) que já esta com o primefaces imbutido, ai basta você habilitar a biblioteca e difinir nas páginas JSf. Conforme abaixo.
Não tenho nada a ver com o rolo de vcs, mas o NETBEANS diferentemente do ECLIPSE, tem as LIBS já, indiferente de Container.
Então a dica do nosso amigo cristianoassis , foi válida sim.[/quote]
mas a pergunta é JSF 1 roda com prime 3. Porque para mim tanto faz a IDE que se usa. E outra colocar alguns JARś no classpath não mata ninguem. KKKKKKKKKKK
[quote=java es a lei][quote=espiaoweb2011][quote=java es a lei][quote=cristianoassis]Sugiro você utilizar o netbeans 7.0.1 (http://netbeans.org/downloads/) que já esta com o primefaces imbutido, ai basta você habilitar a biblioteca e difinir nas páginas JSf. Conforme abaixo.
Não tenho nada a ver com o rolo de vcs, mas o NETBEANS diferentemente do ECLIPSE, tem as LIBS já, indiferente de Container.
mas a pergunta é JSF 1 roda com prime 3. Porque para mim tanto faz a IDE que se usa. E outra colocar alguns JARś no classpath não mata ninguem. KKKKKKKKKKK[/quote]
Não amigo, a pergunta foi, como configurar o JSF1.2 com o primefaces 3.0 ?
Ai em algumas respostas atrás se vc leu, já foi informado e recomendado o uso do PrimeFaces 2.x, agora o problema dele é com a dependência de LIBS. Também concordo com vc quanto a colocar as libs no classpath, só que para iniciantes em JSF como ele citou ser, é meio complicado.
Atire a primeira pedra quem nunca teve problemas com LIBS.
[quote=espiaoweb2011][quote=java es a lei][quote=espiaoweb2011][quote=java es a lei][quote=cristianoassis]Sugiro você utilizar o netbeans 7.0.1 (http://netbeans.org/downloads/) que já esta com o primefaces imbutido, ai basta você habilitar a biblioteca e difinir nas páginas JSf. Conforme abaixo.
mas a pergunta é JSF 1 roda com prime 3. Porque para mim tanto faz a IDE que se usa. E outra colocar alguns JARś no classpath não mata ninguem. KKKKKKKKKKK[/quote]
Não amigo, a pergunta foi, como configurar o JSF1.2 com o primefaces 3.0 ?
Ai em algumas respostas atrás se vc leu, já foi informado e recomendado o uso do PrimeFaces 2.x, agora o problema dele é com a dependência de LIBS. Também concordo com vc quanto a colocar as libs no classpath, só que para iniciantes em JSF como ele citou ser, é meio complicado.
Atire a primeira pedra quem nunca teve problemas com LIBS.[/quote]
Então como vc disse devemos ajudar no erro da dependencia não indicar novas IDE s .
voltando ao assunto do topico. Amigo já foi solucionado o problema de dependencia?
Algum problema em indicar IDE aqui no forum ? Ou temos que ficar utilizando bloco de notas para programar ? Claro que a IDE não influencia, só passei a dica do netbeans que utilizo, pois a configuração foi muito simples do primefaces. Mas cada um segue seu caminho.
Não desejo entrar na discussão anterior, mas enfim, Primefaces 3 dá suporte para o JSF 2.0, amigo, como vc já usa o Eclipse Indigo, é uma IDE muito boa, e não há a necessidade de migrar para uma outra, sendo que é simples a sua questão:
Projeto ideal atualmente ( JSF 2 + JPA 2 + PRIMEFACES 3 )
Vá no site do primefaces e baixe a biblioteca " primefaces-3.0.RC2.jar " e já baixe a documentação também pra você dar uma olhada.
e para usar o JSF 2.0 você precisa das bibliotecas:
jsf-api
jsf-impl
jstl-api-1.2
jstl-impl-1.2
Agora depende se vc vai usar pra persistência Hibernate, EclipseLink, TopLink… que aí vc necessita das bibliotecas delas também, sugiro a você fazer uma coisa que fiz e me ajudou muito, mantenho uma pasta chamada LIB no meu computador, onde deixo separado todas bibliotecas que uso para desenvolvimento, ficando assim bem tranquilo de adicionar e não tenho problemas mais com bibliotecas. Qualquer coisa a mais só perguntar.
[quote=Robb Junior]Não desejo entrar na discussão anterior, mas enfim, Primefaces 3 dá suporte para o JSF 2.0, amigo, como vc já usa o Eclipse Indigo, é uma IDE muito boa, e não há a necessidade de migrar para uma outra, sendo que é simples a sua questão:
Projeto ideal atualmente ( JSF 2 + JPA 2 + PRIMEFACES 3 )
Vá no site do primefaces e baixe a biblioteca " primefaces-3.0.RC2.jar " e já baixe a documentação também pra você dar uma olhada.
e para usar o JSF 2.0 você precisa das bibliotecas:
jsf-api
jsf-impl
jstl-api-1.2
jstl-impl-1.2
Agora depende se vc vai usar pra persistência Hibernate, EclipseLink, TopLink… que aí vc necessita das bibliotecas delas também, sugiro a você fazer uma coisa que fiz e me ajudou muito, mantenho uma pasta chamada LIB no meu computador, onde deixo separado todas bibliotecas que uso para desenvolvimento, ficando assim bem tranquilo de adicionar e não tenho problemas mais com bibliotecas. Qualquer coisa a mais só perguntar.[/quote]
Robb Junior,
vi que as bibliotecas que usa para jsf 2.0 são: jsf-api e jsf-impl, creio que façam parte do pacote mojarra 2.0.3,
Entretanto vi no site que já existe a versão 2.1.4, site : http://javaserverfaces.java.net/download.html
Não seria melhor utilizar esta biblioteca que é mais atual?
Brother, to usando estas bibliotecas normalmente, sem bug, tão funfando perfeitamente!!! não fiz nem um teste com as novas ainda, mas faz aí um teste, se der tudo certinho, posta aqui pra gente!!!
Okay Rob Junior! Valeu, vou tentar no eclipse , no netbeans e muito facil pois tudo já vem junto com
IDE, então e muito facil, já no eclipse o processo é mais mecânico, é outra o Primefaces 3 só suporta
JSF 2 como está na documentação oficial, Eu estava usando JSF 1.2 se não me engano , então
assim fica difícil.
Mas mesmo assim pessoall obrigado pela colaboração, é assim que se aprende , errando.
aprendi JSF recentemente agora, as vezes ainda dou umas tropeçadas…
conte sempre com os parceiros, pergunte, leia e procure sempre novas informações, e assim chegamos lá!
Dica: O NetBeans é muito simples e fácil de usar, porém acredito que ele gere
aquele famoso vício de querer pegar tudo facim, mastigado e prontinho,
mas tipo, no mercado mano, só se usa Eclipse, portanto, pra vc ficar
fera mesmo, indico o uso do Eclipse.