JSF 2.0 Atribuir valor ao carregar página

Bom gente, fiquei parado um tempo bom com JSF e estou retornando agora que a empresa gostou da ferramenta finalmente, mas ainda está em estágio probatório kkkkkk
Dentro de nossa intranet temos vários portais que terão fórums carregados ao ser iniciado a página de acordo com o portal que for atribuido a eles, mas preciso lançar um valor para a váriavel no backbean para conseguir trabalhar com o portal. Alguém pode me dar um auxilio com isso?

segue o modelo:

esse é o meu mb

@ManagedBean(name="listasForum")
@RequestScoped
public class Listas {

static Controle dao;
	private long portal;

public long getPortal() {
		return portal;
	}

public void setPortal(long portal) {
		this.portal = portal;
	}

public Listas(){
		dao = new Controle(new Forum().getEMF());
	}

public List<Area> getListaArea(){
		return dao.getListaArg("Area.findByPortal", getPortal());
	}

public void atribuiPortal(int portal){
		setPortal(portal);
	}
}

ao carregar uma página do portal, qualquer que seja, tenho que setar o número do portal na variavel portal para que seja feita a busca no bd.
como posso setar um valor para essa variável ao carregar a página?

cria um listener na aplicacao e seta por ela.

Tem como passar um exemplo?
seria com o f:ajax?

tenho que setar a variável apenas uma vez, mas não posso chamar um commandlink nem um commandbutton

listeneres são classes que são disparam metodos em diferentes situações, de uma pesquisada no google que tem um monte de exemplos.

Eu sei sobre os listeners mauricio, mas não encontro um exemplo que atribua um valor depois de carregada a página completamente sem que haja a necessidade da execução de um command. Estou procurando já a algum tempo como faze-lo via ajax, mas estou sem sucesso. Tentei listenes ready, load, etc, uma pancada de eventos ja

Use a anotação @PostConstruct no método que vc quer q seja chamado.
Ele vai ser chamado quando vc entrar na pagina

Se seu MB está como RequestScoped não adianta utilizar ajax. O Ajax irá acessar uma nova instância do seu MB e depois ele ou volta para o pool ou é morto.

Você pode colocar seu MB como Session e chamar um f:ajax com o evento change e adicionar um f:setPropertyActionListener passando a propriedade que você quer.

Mas tome cuidado, SessionScoped pode detonar com a memória do seu servidor caso você armazene muita coisa nele. [=

eu posso alterar o scope para sessao sem problema, estou procurando alguns exemplos do que você me passou, se você tiver algum eu agradeço, mas de qualquer forma, se eu conseguir fazê-lo aqui, eu posto o resultado.