JSF 2.0 + Desenvolvimento Web + ComboBox

Galera sou iniciante em JSF, principalmente em Java.

Gostaria de saber se alguém tem um exemplo SEM HIBERNATE do seguinte problema:

Tenho as tabelas:

TipoTelefone (idtipotelefone, descricao)
Telefone (idtelefone, ddd, numero, idtipotelefone)

Como faco para criar um combobox na tela de cadastro (telefone.xhtml) para buscar todos os tipostelefones existentes num combobox
e salvar o idtipotelefone selecionado na tabela de telefone.

Agradeço.

Obs:
Gostaria de saber se algum amigo aqui do GUJ poderia me enviar algum exemplo SEM HIBERNATE de cadastro simples. (INCLUIR, ALTERAR, EXCLUIR, CONSULTAR).

Oi!

Supondo que use diretamente o JSF sem nenhum framewokr, como richfaces ou primefaces, faça assim:

<h:selectOneMenu id="selectCar" value="#{carBean.currentCar}"> <f:selectItems value="#{carBean.carList}" /> </h:selectOneMenu>

Nesse exemplo, existe um bean que foi denominado “carBean” e possui em seu “corpo” um objeto que é uma lista, “carList”.
Essa lista deve ser do tipo SelectItem. Ela aceita, outro tipo de objeto, desde que seja um List. Eu gosto de usar o SelectItem por exercer um maior controle ao que será apresentado na tela e seus respectivos valores, no caso, o Label. Você pode ter o label Casa e o seu valor 3445-4545 entende?

Sobre pegar o valor que foi selecionado, há algumas formas, mas também é possível por Ajax, usando o evento f:setPropertyChangeListener ou f:propertyChangeListener ou ainda f:valueChangeListener.

Dê uma olhada nesses eventos e em como usa-los, é bem simples.
Abraços.

Além do nel, alguem mais pode me ajudar?

Fico grato caso alguém me passe um exemplo.

Obrigado.

Desculpe se intrometer mas JSF 2.0 e Desenvolvimento WEB não é assunto para java básico…