Jsf 2,0 + primefaces + spring security?

Gostaria de saber se algum programador ta usando , se já ta migrando ou se já migrou !? queria saber pós e contras !

ninguém ?

ninguem ?

Cara, estou desenvolvendo um sistema e fazia uso de JSF 1.2 com RichFaces e estava inserindo o SpringSecurity.

Esbarrei com alguns problemas no desenvolvimento da interface visual por conta de alguns componentes do RichFaces não funcionarem da forma que eu gostaria e etc.

Há cerca de uma semana migrei todo o sistema para JSF 2.0 com Primefaces 2.2RC2 e desenvolvemos aqui o nosso próprio controle de acesso, visto algumas dificuldades que tivemos na inserção do Spring Security.

O Primefaces atendeu perfeitamente aos requisitos, achei os componentes mais simples de serem utilizados do que os do Rich, o código ficou bem mais limpo.
Na questão da utilização do JSF 2.0, fez com que abolíssemos a quantidade de informação que tinha de ser inserida no Faces-Config.xml. A única coisa que tenho declarada nele atualmente é um Listener.

O web.xml ficou bem limpo também, visto que a única referência do Primefaces que você precisa inserir nele é para desativar o Layout padrão caso queira usar outro Skin, senão, nenhuma referência ao Prime precisa ser adicionada.

O JSF 2.0 permitiu inclusive, com o uso de EL, passar parâmetros para métodos do BackingBean através do xhtml, algo como #{meuManagedBean.meuMetodo(parametro)}.

E o controle de acesso criado, permitiu uma maior granularidade e controle da aplicação.

Resumindo: A migração foi rápida e simples e o Prime na minha opinião, não perde em nada para O Rich, pelo contrário, ganha na simplicidade!
Qqr dúvida, fique à vontade para questionar!

Poderia madar esse demo para eu ver rodando aqui ?

web2ajax@gmail.com

Junior

Especificamente, o que vc quer? Só a demo do Primefaces com JSF2 ou do controle de acesso?

O controle de acesso é só você pesquisar por RBAC. Acho que um dos caras que trampa comigo tem o seu contato. Agente conversa pelo msn.

Hericksnake !

Bom dia !

Vou te add.. abraço

msn :kafkapvh@hotmail.com

jr

E aí juniorsatanas e Hericksnake!

Resolveram o problema? Fizeram testes?

Vamos socializar e postar aqui?

Grande abraço

http://www.primefaces.org/whyprimefaces.html

Ai tem tudo ! Resolvido

[quote=danilocmiranda]E aí juniorsatanas e Hericksnake!

Resolveram o problema? Fizeram testes?

Vamos socializar e postar aqui?

Grande abraço[/quote]

Danilo,

Então como eu havia citado acima, a migração do RichFaces para o Primefaces ocorreu de forma muito tranquila.
Atualmente enfrentamos um pequeno problema relacionado ao envio de mensagens de notificação/erro para o usuário quando utilizamos o Dialog do Primefaces.

Basicamente o que acontece é que a mensagem de erro deve ser exibida no Dialog, mostrando qual o campo foi causador de problema. O problema está em manter o dialog aberto para exibir a mensagem de erro. Encontrei algumas possíveis soluções, inclusive utilizando Javascript, o que não gostei justamente por ir contra o modelo de simplicidade proposta pelo primefaces. O resto do sistema está funcionando perfeitamente.

Em relação ao SpringSecurity, nós abandonamos e criamos um próprio baseado em RBAC (Roled Based Acces Control). Se você pesquisar, vai encontrar alguns artigos sobre essa tecnologia, mas agente conseguiu simplificar ela ainda mais.

No nosso sistema, essa solução ficou perfeita, pois permite desde um controle de acesso muito simples (como por exemplo qual página um usuário pode acessar), como também permite uma granularidade enorme (permitindo inserir o controle de acesso em diversos campos de uma página por exemplo).

Nós estamos trabalhando pra fechar uma versão do sistema aqui, então não tem como no momento eu dar maiores informações. Estamos inclusive criando a página do projeto, onde depois colocarei o link aqui para que sirva de consulta.

O projeto é Open Source e vamos sim, tentar criar um JAR com nossa implementação do controle e disponibilizar para a comunidade.
Qqr dúvida, só entrar em contato!

:wink: